Como se proteger da inflação 2022?

Perguntado por: ecarvalho . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

4 dicas para se proteger da inflação em 2022

  1. Invista em ativos atrelados à inflação. Esses investimentos são, em sua maioria, de Renda Fixa, mas permitem que o capital aplicado replique o desempenho do seu indexador. ...
  2. Tenha exposição à moeda estrangeira. ...
  3. Cuidado com investimentos atrelados ao juros. ...
  4. Fundos Imobiliários.

Cinco modalidades de investimentos renderam acima da inflação em 2022, entre 13 das principais aplicações analisadas por um levantamento do TradeMap. É o caso do índice de fundos multimercados, índice de dividendos, CDI (Certificados de Depósitos Interbancários) e poupança.

Ações que se beneficiam da alta da inflação

  1. Conseguem repassar a alta de preços, como empresas do setor de Varejo;
  2. Podem se beneficiar de um consequente ciclo de alta de juros, como os Bancos;
  3. Têm expansão de margem com a subida de preços, por terem contratos indexados à inflação, como Shoppings.

Confira a seguir!

  1. 1 -Tesouro IPCA+ Quando o assunto é proteger o dinheiro da inflação, o Tesouro IPCA+, título emitido pelo Tesouro Nacional, é um dos investimentos mais lembrados. ...
  2. 2 – CDB atrelado à inflação. ...
  3. 3 – Fundos de inflação. ...
  4. 4 – Debêntures atreladas à inflação. ...
  5. 5 – Fundos imobiliários.

Para combater a inflação de demanda, o governo tem que baixar a emissão monetária, diminuindo o estímulo ao consumo. Isso pode ser feito por meio da elevação da taxa básica de juros da economia, conhecida como taxa Selic.

Segundo o Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta de inflação para este ano é de 3,25% – e será cumprida se ficar entre 1,75% e 4,75%.

Para 2023, o objetivo inflacionário é de 3,25%. Há um intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para mais e para menos, de 1,75% a 4,75%. Segundo as estimativas dos analistas, a inflação oficial do país ficará acima do teto da meta.

Os CDB são os ativos mais rentáveis, mostra YUBB
Lembrando que os CDBs são ativos que possuem a cobertura do Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Se o banco emissor declarar falência ou qualquer outro problema de crédito, o FGC entra para ressarcir o investidor em até R$ 250 mil.

Usada pelo Banco Central para controlar a inflação, a taxa básica de juros Selic começou 2022 em 9,25% e passou por cinco aumentos consecutivos antes de se estabilizar e fechar o ano em 13,75%. Isso colocou o Tesouro Selic como o investimento mais rentável de 2022.

Confira agora seis opções de investimento melhor que poupança:

  • #1 CDB. O rendimento do Certificado de Depósito Bancário e o grande leque de tipos de CDBs fazem dessa uma ótima alternativa à poupança. ...
  • #2 Tesouro Direto. ...
  • #3 LCI e LCA. ...
  • #4 Fundo de Renda Fixa. ...
  • #5 Fundo Multimercado. ...
  • #6 Debêntures.

Investimentos atrelados ao índice de inflação
A melhor forma de fazer com que seu dinheiro poupado acompanhe a inflação é realizar investimentos que usam os índices oficiais como referência. Temos, como exemplo, o Tesouro Direto pós-fixado (ou simplesmente Tesouro IPCA).

Com menos dinheiro circulando no mercado, o consumo também diminuirá e assim as empresas serão afetadas, vendendo cada vez menos. As dívidas começam a aparecer, assim como as demissões e rapidamente aparece o desemprego.

A inflação é causada pelo desequilíbrio entre oferta e demanda, pelo aumento dos custos de produção, pela maior emissão de papel-moeda, pela expectativa sobre a flutuação na taxa inflacionária ou pela inércia.

Entre as melhores formas de investir dinheiro por meio de investimentos com maior rentabilidade que a poupança, estão: Tesouro Direto, CDBs, LCI, LCA, Fundos de Investimentos, Fundos Imobiliários (FIIs), CRIs/CRAs e as melhores ações na Bolsa de Valores.

O que acontece quando você guarda dinheiro em casa? Se você tem o hábito de deixar dinheiro em casa, saiba que esse é um hábito muito prejudicial para a sua saúde financeira. Principalmente em cenário de inflação alta, onde o poder de compra da população é seriamente prejudicado.

O Fundo Garantidor de Créditos (FGC) é uma instituição privada, sem fins lucrativos que protege correntistas, poupadores e investidores em caso de problemas com as instituições financeiras.

Então, para controlar a inflação, o governo precisa reduzir a necessidade de se financiar com emissão de moeda. Para isso, precisa ajustar suas finanças, cortando gastos e/ou aumentando impostos, num processo permanente.

Instrumentos para controle da inflação no curto prazo
O governo é o dono do dinheiro, tendo, então, a prerrogativa de tabelar seu preço. Quando o Banco Central desejar sinalizar rapidamente para o mercado que não está gostando da remarcação de preços basta que ele suba a taxa básica de juros da economia.

Desse modo, para controlar a inflação, o governo deve diminuir a necessidade de se financiar com emissão de moeda. Portanto, ele pode recorrer a medidas como: Ajuste das finanças. Corte de gastos.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, fechou 2022 com uma taxa de 5,79% acumulada no ano.

A Taxa Selic hoje está em 13,75% ao ano. Ela foi definida no dia 7 de dezembro de 2022 pelo Copom, que decidiu manter a taxa em 13,75%.