Como se proteger de golpes no Pix?

Perguntado por: lcruz . Última atualização: 7 de maio de 2023
3.9 / 5 6 votos

Não informe a ninguém. Pode ser um golpe para capturar seus dados e realizar transações financeiras. Além disso, tenha cuidado ao clicar em links, verifique a autenticidade dos links e sites antes de acessá-los. Para fazer um Pix, acesse somente nossos canais oficiais.

A forma mais segura de fazer o cadastro de uma chave do Pix é pelo aplicativo do banco ou fintech, de forma voluntária e sem partir de nenhum link recebido via SMS ou e-mail.

A plataforma do Pix é segura. Os golpes acontecem quando pessoas mal intencionadas usam outras redes, como Whatsapp e Instagram, para pedir dinheiro em seu nome. Se você acredita que alguém está fazendo isso a partir da clonagem de seus dados, avise e bloqueie aquela chave.

De maneira geral, existem apenas três situações que garantem ao consumidor o direito de contestar um Pix: fraude, falha operacional e arrependimento de uma compra. Observe que transferir dinheiro para a pessoa errada, por engano, não te permite cancelar um Pix.

Conferir os dados antes de enviar o PIX é essencial
Por isso, desconfie ao ver informações como CPF, contas de pessoas físicas e titulares desconhecidos. Isso é um dos indícios de golpes no Pix.

Repito você que enviar um pix para alguém que tem conta no Banco do Brasil fique já sabendo que essa pessoa que recebeu o PIX vai ver o seu nome e cpf completo. Totalmente contrario a nova nei de proteção ao dados LGPD Brasileira e as regras do PIX. Isso não pode continuar assim.

Por meio do Pix é possível fazer pagamentos e transferências a qualquer momento do dia, incluindo feriados e finais de semana. Para que os pagamentos e transferências possam acontecer, é necessário que os usuários tenham uma chave Pix cadastrada.

Perigos em informar o CPF
Com esse tipo de dados em mãos, pessoas mal-intencionadas podem gerar grandes prejuízos financeiros fazendo compras de produtos, solicitações de cartão de crédito, entradas em financiamentos, entre diversas outras ações em nome das vítimas – que nem sonham que podem estar levando um golpe.

Caso encontre no relatório uma chave Pix que não foi criada por você, pode ser que alguém tenha aberto uma conta no seu nome. Portanto, procure entrar em contato com o banco ao qual a chave Pix desconhecida está vinculada para tomar as medidas necessárias.

Comprovante de Pix falso
É o caso da compra e venda entre pessoas físicas quando há uma transação feita pela internet, mas com entrega física de produto. O criminoso vai até o local combinado para a entrega, a vítima entrega o produto e ele, então, envia por WhatsApp um comprovante de transferência via Pix.

"O PIX é extremamente frágil do ponto de vista de segurança, porque o cadastro é muito simples. O Brasil não é um país seguro onde você pode andar na rua tranquilamente com o seu celular.

"Se não resolver de boa-fé, a pessoa que fez o PIX deve acionar o banco, porque ele tem todos os dados da pessoa que recebeu e pode entrar em contato com a instituição na qual o recebedor tem conta, para que haja a devolução dos recursos”, explica Lobo.

Depende do caso. Se você foi vítima de golpes, fraudes ou falhas operacionais, tem até 80 dias após a realização do Pix para apelar ao MED. Já em casos de arrependimento por compras, o Código de Defesa do Consumidor te dá sete dias para pedir estorno. Por outro lado, Pix equivocados não tem data-limite para estorno.

Depositei dinheiro na conta errada, e agora? O processo é o mesmo de quem recebeu o dinheiro: procurar a sua instituição financeira e informar o ocorrido. Apesar do banco oferecer todo suporte para o cliente, a devolução é responsabilidade da pessoa que recebeu o valor.

Na área Minhas chaves, toque em Gerenciar ou cadastrar nova chave; Escolha a opção Criar chave aleatória; Confirme com a sua biometria ou senha de acesso ao aplicativo; Pronto, sua chave aleatória estará disponível para ser compartilhada sempre que alguém precisar pagar você.

A chave Pix aleatória funciona de maneira simples. Sempre que você solicitar, o aplicativo bancário gera uma sequência alfanumérica. Em seguida é só enviar para quem for fazer a transferência. Por via de regra, ela contém 32 dígitos e é única, ou seja, duas pessoas nunca terão a mesma chave.

Como funciona o PIX? Para realizar uma transferência PIX, basta ter uma conta bancária. Em seguida, é necessário informar a chave PIX do destinatário, que pode ser CPF, e-mail ou telefone, e a quantia a ser transferida.

Não, a Receita Federal não pode rastrear Pix, uma vez que as movimentações financeiras estão protegidas pela lei de sigilo bancário. Segundo o artigo 5º da Lei Complementar 105/01, a Receita não pode ter acesso aos dados de pagamentos ou recebimentos de empresas, ou pessoas.

Existem, ainda, perfis que promovem um “sorteio falso” de Pix. Eles levam a vítima a acessar uma página e inserir os seus dados bancários e pessoais. Os criminosos, então, usam esses dados para dar outros golpes, entre eles a clonagem do cartão de crédito.

Consulte a situação cadastral do CPF de uma pessoa no site da Receita Federal. Basta inserir os seguintes dados: Número do CPF e a Data de Nascimento e clicar na caixinha “Eu não sou um robô”. O sistema da Receita exibirá um comprovante da situação cadastral com os dados relativos ao CPF pesquisado.