Como se referir à juiz abreviação?

Perguntado por: nguedes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Exa) – Vocativo: Excelentíssimo Senhor + cargo; Juízes de Direito: Meritíssimo Juiz ou Vossa Excelência (M. Juiz ou V. Exa) – Vocativo: Meritíssimo Senhor Juiz ou Excelentíssimo Senhor Juiz.

Podemos concluir que as informações sobre a abreviatura de Meritíssimo podem nos servir de base para abreviar Meritíssima. É possível, portanto, usar MM. para os dois gêneros (feminino/masculino), ou optar por M.ma/Mma., para o gênero feminino. Sugerimos o uso de MM.

Como abreviatura de meritíssimo, adjectivo usado no tratamento ou referência a juízes, é possível utilizar M. ou MM. Para o feminino, as formas M. ou MMª são possíveis, embora também se use MM, sem qualquer índice a indicar o feminino.

Não existe legislação que obrigue a utilização de pronome de tratamento, LOGO, não há ilícito civil ou infração penal em deixar de chamar alguém por pronome de tratamento ou título acadêmico.

A forma correta de escrita da palavra é juiz, sem acentuação gráfica. A palavra juíz, com acento agudo, está errada. Apesar da palavra juiz não ter acento, as palavras juízes e juíza são graficamente acentuadas, sendo obrigatoriamente escritas com acento agudo.

De início, sugiro a leitura do texto “Dica: como despachar com juiz em época de pandemia, para acessar, clique aqui.

  1. Preencha o campo assunto. ...
  2. Se apresente. ...
  3. Seja objetivo. ...
  4. Coloque os dados do processo. ...
  5. Habilite a função de aviso de recebimento e de leitura.

Vossa Excelência (V. Ex. ª):destinado às altas autoridades do Estado (Judiciário, Legislativo e Executivo) e alguns militares (oficiais generais, por exemplo). Aqui também entram Reitores de Universidades (faremos uma explicação breve a seguir).

Desta forma, conclui-se que os advogados são doutores por excelência, doutores porque a lei assim os instituiu, e até que haja uma legislação que o revogue tal concepção, continuaram a serem 'doutores da lei por excelência'.

JUÍZO A QUO - Latim
Juízo do qual se recorre.

meritíssimo(a) – MM.

Significado de Meritíssimo
adjetivo Forma de tratamento usada para se referir aos juízes. [Gramática] Sempre grafado com letras maiúsculas; forma abreviada: MM.

Significado de Milímetro
substantivo masculino Unidade de medida de comprimento (mm), equivalente a um milésimo do metro.

Devemos utilizar o adjetivo meritíssimo sempre que quisermos referir alguém de grande mérito, muito merecedor. É a forma de tratamento usada habitualmente para juízes de direito.

Meritíssima é o feminino de meritíssimo.

As demais autoridades serão tratadas com o vocativo Senhor, seguido do cargo respectivo: Senhor Senador, Senhor Juiz, Senhor Ministro, Senhor Governador, Em comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento digníssimo (DD), às autoridades arroladas na lista anterior.

A abreviatura de Doutor é Dr., em alguns casos, utiliza-se DsC. Em termos gerais, utiliza-se Dr. para médicos e advogados e DsC. para aqueles que concluíram seu doutorado e em documentos oficiais.

Porém, qualquer cidadão está autorizado a, se quiser, usar os vocativos “você” ou “tu” quando se dirigir a qualquer detentor de cargo público. Além disso, não é preciso usar nenhum pronome de tratamento para se referir a esses profissionais.