Como separa a sílaba da palavra saúde?

Perguntado por: igonzaga8 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 14 votos

saúde (sa-ú-de)

Separar sílabas é dividir cada pedacinho que forma uma palavra. Para fazermos isso usamos um tracinho, o hífen, assim: do-ce, pi-po-ca, fu-te-bol, co-lar. A separação é feita conforme a sua pronúncia, ou seja, os pedaços das palavras que são falados sem pausa não se separam.

Como se escreve saúde? Algumas palavras paroxítonas perderam o acento com a nova ortografia. É o caso de alguns vocábulos que levavam o chamado acento diferencial, por exemplo. Mas, a palavra saúde leva acento sim.

substantivo feminino Estado do organismo que está em equilíbrio com o ambiente, mantendo as condições necessárias para dar continuidade à vida.

Resposta verificada por especialistas
Vamos separar em sílabas a palavra saúde? Observe que a sílaba ú apresenta mais intensidade, ou seja, é a sílaba tônica.

Deve-se separar
Os dígrafos ocorrem quando duas letras são usadas para representar um único fonema, como rr, ss, sc, sç e xc.

Tem o som de ss (dois s) e fica com a seguinte aparência: “ç”. Nunca pode iniciar palavras e é usado sempre antes das vogais a, o e u. A letra c, por sua vez, é usada sempre ante antes das vogais e e i. Por exemplo: centeio, peraltice, tencionar, cinto.

Finalize explicando que a letra S representa o seu fonema quando está no começo da palavra ou após consoante. Caso o ambiente seja intervocálico, a letra S representará o fonema /z/, por isso, nesse ambiente, quando a letra s corresponder ao fonema /s/, é preciso usar o dígrafo SS.

Classificação das Palavras quanto ao Número de Sílabas
1) Monossílabas: possuem apenas uma sílaba. 2) Dissílabas: possuem duas sílabas. 3) Trissílabas: possuem três sílabas. 4) Polissílabas: possuem quatro ou mais sílabas.

As sílabas são fonemas ou grupos de fonemas pronunciados por uma única emissão de voz e são classificadas em tônicas e átonas. As sílabas são fonemas ou grupo de fonemas pronunciados por meio de uma única emissão de voz. Na Língua Portuguesa, a base das sílabas são as vogais: a - e - i - o - u.

Exemplos: Bra-sil, a-tle-ta, blu-sa, brin-co, cla-ro, cli-ma, dra-ma, es-cre-ve, flo-co, flo-res, fra-co, fri-ta-dei-ra, gno-mo, gru-po, in-glês, li-vro, pa-la-vra, pla-ca, pneu-má-ti-co, pra-te-lei-ra, pró-xi-mo, psi-có-lo-go, tri-go.

2) "I" e "U" tônicos:
- não sejam seguidos por "nh". Exemplos: saúde, saída, egoísmo. Nas hipóteses em que o "i" e o "u" tônicos estiverem precedidos de ditongo, mas em palavra oxítona, o acento permanece.

A forma certa como se escreve a palavra é saúde, com acento. O u tônico dos hiatos, quando não antecedidos de ditongo, manteve a acentuação após a reforma ortográfica.

Segundo a gramática da língua portuguesa, existe uma regra de acentuação para quando há a formação de um hiato em que a segunda vogal dele é I ou U. É o que acontece, por exemplo, com as palavras país e saúde. Se separarmos as sílabas desses dois vocábulos, o resultado é PA-ÍS e SA-Ú-DE.

A palavra Saúde contêm 5 letras, sendo 3 vogais e 2 consoantes. A palavra Saúde contêm 5 letras, sendo 3 vogais e 2 consoantes.

cui·da·do do.

Diferença entre ditongos e hiatos
No ditongo, as vogais não se separam, permanecendo na mesma sílaba, por exemplo: herói (he-rói), mãe (mãe), peixe (pei-xe).

1) As palavras cuja acentuação tônica recaem na última sílaba, chamam-se oxítonas. 2) As palavras que têm acentuação na penúltima sílaba, chamam-se paroxítonas e são as de maior número em língua portuguesa. 3) Finalmente, as palavras acentuadas na antepenúltima sílaba chamam-se proparoxítonas.

Exemplos de sílabas

  1. eu (eu) - uma sílaba.
  2. nascer (nas-cer) - duas sílabas.
  3. árvore (ár-vo-re) - três sílabas.
  4. bicicleta (bi-ci-cle-ta) - quatro sílabas.
  5. recomposição (re-com-po-si-ção) - cinco sílabas.

Exemplos de palavras compostas com consoante s duplicada:
antissocial. autossuficiência. autossugestão. contrassenso.