Como solicitar sinalização para uma rua?

Perguntado por: lconceicao . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

Ligando para o número 1188 da CET, você pode solicitar sinalização de trânsito. A questão é que demanda um pouco de paciência, pois, o órgão acumula um grande número de reclamações.

O processo de elaboração de um projeto de sinalização de orientação de destino deve obedecer às seguintes etapas: Planejamento do sistema de sinalização; • Elaboração do projeto funcional; • Elaboração do projeto executivo.

QUAIS OS TIPOS DE SINALIZAÇÃO EXISTENTES?

  • Sinalização de identificação de riscos;
  • Sinalização de Emergência;
  • Sinalização de Alerta;
  • Sinalização de Obrigação;
  • Sinalização de Proibição;
  • Sinalização de Conscientização.

A placa Logradouro (placa de rua) é utilizada para organizar a cidade, de forma a identificar o Nome de rua, CEP, Bairro, entre outros.

Conforme o CTB, o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) tem como uma de suas atribuições organizar, elaborar, complementar e alterar os manuais e normas de projetos e implementação da sinalização. Portanto, é o DENATRAN o responsável por regulamentar as sinalizações nas vias brasileiras.

A sinalização de trânsito informa e orienta os usuários das vias. O respeito à sinalização garante um trânsito mais organizado e seguro para os condutores e pedestres. Placas, inscrições nas vias, sinais luminosos, gestos etc. compõem a sinalização de trânsito.

A NR-26 é a Norma Regulamentadora que apresenta informações relativas à Sinalização de Segurança no seu Meio de Ambiente de Trabalho. Ela é responsável pela identificação dos equipamentos de segurança, delimitação de áreas e identificação de tubulações de líquidos e gases.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) primeiro é preciso ligar o pisca-alerta, em seguida colocar o triângulo a pelo menos 30 metros de distância, que equivale a aproximadamente 30 passos largos da traseira do veículo.

A sinalização terá a seguinte ordem de prevalência: I - as ordens do agente de trânsito sobre as normas de circulação e outros sinais; II - as indicações do semáforo sobre os demais sinais; III - as indicações dos sinais sobre as demais normas de trânsito.

O verde é usado para indicar segurança. Dessa forma, a cor é encontrada em caixas contendo os equipamentos de proteção individual (EPI), itens de primeiros socorros, emblemas de segurança, chuveiros de emergência e sinalizações de portas. Em situações de urgência, a cor é essencial na tomada de decisões.

Padronizar os sinais e avisos de segurança para que usuários e visitantes possam ter a mesma informação a partir da sinalização. Lembre-se que a reação do usuário à sinalização deve ser automática. Adotar cores para a sinalização de segurança de acordo com as normas técnicas.

Engenheiro de Sinalização Viária - Salário, piso salarial, o que faz e mercado de trabalho.

A solicitação para indicar a colocação de placa no município deverá ser feita por escrito à Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetrat), que analisará o pedido.

Qualquer morador pode solicitar o emplacamento, indicando a rua, a avenida, a praça, etc. Os pedidos podem ser feitos por meio do Portal do Cidadão ou diretamente no balcão de atendimento da SETEC.

Valor do par de placas de identificação de carros, ônibus e caminhões: R$ 138,24. Valor placa avulsa ou de identificação de motocicletas: R$ 114,86.

As placas de indicação com o nome das ruas deverão ser executadas conforme memorial identificador de vias e logradouros públicos, tamanho 30 x 60cm – conforme projeto, sendo anotado o nome da rua, bairro e CEP da referida via, sendo na cor azul conforme padrão internacional.

A prefeitura alerta que furtar, danificar ou destruir placas de trânsito é considerado crime contra o patrimônio público. Quem for flagrado pode pegar de seis meses a três anos de prisão, além de multa.

É responsabilidade das prefeituras municipais a fiscalização das infrações de circulação, parada e estacionamento, assim como construir, manter e sinalizar as vias urbanas.