Como surgiu janeiro e fevereiro?

Perguntado por: dbelchior . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.3 / 5 5 votos

Segundo a lenda, Rômulo, o primeiro rei de Roma, criou o primeiro calendário – com 10 meses. Começava em março e terminava em dezembro. Pompílio, o sucessor, acrescentou janeiro e fevereiro.

Apesar da existência de um deus chamado Februs, o nome fevereiro vem do latim Februarius que significa purificação e o seu nome teve origem no festival de expurgação dos romanos.

Janeiro (em latim, Ianuarius) é nomeado após Janus, o deus dos inícios e transições na mitologia romana. Tradicionalmente, o calendário romano original consistia em 10 meses, totalizando 304 dias, sendo o inverno considerado um período sem mês.

Segundo a lenda, Rômulo, o primeiro rei de Roma, criou o primeiro calendário – com 10 meses. Começava em março e terminava em dezembro. Pompílio, o sucessor, acrescentou janeiro e fevereiro.

Fevereiro: Por volta de 690 a.C., Numa Pompilius transformou um período de celebração no final do ano em um mês próprio, em homenagem ao festival Februa (festival da purificação). É assim que o nome de fevereiro chegou.

O seu nome deriva de februarius, que significa purificação. Em honra a Plutão, deus dos infernos, dos mortos e dos enfermos, surgiram rituais, os februare, que deram origem à festa da Purificação, comemorada a 2 de fevereiro, também conhecida por festa da Candelária ou festa das Candeias.

Como surgiram os meses do ano
Vários povos adotaram o calendário lunissolar, em que cada mês é baseado nas fases da lua (mês lunar) e o ano é baseado nas estações (ano trópico). Este calendário foi usado pelos gregos, romanos, chineses, tártaros, japoneses e judeus.

O mês de janeiro marca o início de um novo ciclo e, junto à sua chegada e ao começo de um novo ano, muitas pessoas gostam de fazer planos, traçar metas e objetivos novos para suas vidas. Por esses motivos, janeiro pode ser considerado o mês do recomeço.

O ano começava em março e terminava em fevereiro, sendo que os meses tinham 29 ou 30 dias. Fevereiro, que era considerado de mau agouro por ter seu nome derivado de Februus, deus etrusco da morte, ficou com apenas 28 dias.

“No dia de São Nunca” é uma expressão designativa de um evento que, ao que tudo indica, nunca se efetivará. Costuma vir reforçada com “à tarde”, no final da locução, assim; Dia de São Nunca, à tarde. Seria como um 30 de fevereiro, embora, historicamente, já tenha existido a data 30 de fevereiro.

Culpa do ego dos imperadores romanos
O ano começava em março e terminava em janeiro, sendo que os meses tinham 29 ou 30 dias. Fevereiro, o décimo-primeiro mês, era considerado de mau agouro e ficou com apenas 28 dias.

SETEMBRO, OUTUBRO, NOVEMBRO e DEZEMBRO
Esse era o sétimo mês do primeiro calendário romano, antes da reforma de Pompílio. “Outubro” vem do latim octo, ou oito. Era o oitavo mês antes da reforma de Pompílio. “Novembro” vem do latim novem e “dezembro” vem do latim decem, ou dez.

A comemoração ocidental tem origem em um decreto do governador romano Júlio César, que fixou o 1º de janeiro como o Dia do Ano-Novo em 46 a.C. Os romanos dedicavam esse dia a Jano, o deus dos portões. O mês de Janeiro, portanto, deriva do nome de Jano, que tinha duas faces – uma voltada para frente e a outra para trás.

Você sabia que a maioria dos nomes dados aos meses do ano tem origem no primeiro calendário romano, criado por Rômulo, em 753 a.C.? Esse calendário possuía apenas dez meses, sendo o primeiro deles o mês de março.

Origem romana
A grande maioria dos nomes apresentados a cada mês do ano foi originada em Roma, na construção do primeiro calendário romano. Esse calendário foi desenvolvido por Rômulo, em 753 a.C.. Inicialmente, apenas 10 meses compunham o calendário. E o mais interessante: o ano começava no mês de março!

A data é uma homenagem ao dia Dom João VI assinou a Carta Régia, em 1808. A Carta Régia permitiu a abertura dos portos brasileiros ao comércio exterior, mais especificamente às Nações Amigas.