Como surgiu neoplatonismo e qual sua linha de pensamento?

Perguntado por: acampos . Última atualização: 18 de maio de 2023
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O neoplatonismo foi uma vertente filosófica que se desenvolveu entre o século III e IV. A corrente possuía várias doutrinas e pensamentos diferentes, porém matinha a filosofia platônica como sua inspiração principal. Além de ser uma corrente filosófica, o neoplatonismo também foi identificado como uma seita.

O neoplatonismo defendia uma visão monista de mundo, ou seja, suas doutrinas giravam em torno da plenitude de um ser único: Deus (ou o Uno). Veja a seguir algumas características dessa corrente filosófica: Monismo: em oposição ao dualismo platônico, a corrente neoplatônica defende a existência um ser Uno e criador.

Os neoplatônicos acreditavam na perfeição humana e que a felicidade era possível neste mundo, sem esperar por uma vida após a morte. A perfeição e a felicidade, vistas como sinônimos, poderiam ser alcançadas através da contemplação filosófica.

O neoplatonismo reconhece a existência de um só Deus e que tudo deriva desse ser divino. Ou seja, toda a criação, homens, animais, todas as formas naturais são criadas a partir de seu reflexo. Os pensadores que defendem essa filosofia creem que jamais teremos conhecimento total sobre esse Deus.

O precursor do neoplatonismo foi Amônio Saccas, filósofo de origem grega que fundou uma escola em Alexandria. Ele foi o professor de Erênio, dos dois Orígenes, de Cássio Longino e Plotino, o mais proeminente entre os neoplatônicos tardo-antigos.

O Neoplatonismo foi uma grande influência na teologia cristã até a Antiguidade Tardia e Idade Média no Ocidente, nomeadamente devido a (1) Santo Agostinho de Hipona, que foi influenciado pelos primeiros neoplatônicos Plotino e Porfírio; e (2) as obras do escritor cristão Pseudo-Dionísio, o Areopagita, que foi ...

Disso surge o nome iluminação divina, já que acreditava que Deus vem em auxílio do homem para ajudá-lo a alcançar um conhecimento verdadeiro. Entre as principais ideias de Santo Agostinho, essa foi uma das que mais influenciou a filosofia medieval.

A filosofia medieval foi desenvolvida na Europa durante o período da Idade Média (séculos V-XV). Trata-se de um período de expansão e consolidação do Cristianismo na Europa Ocidental. A filosofia medieval tentou conciliar a religião com a filosofia, ou seja, a consciência cristã com a razão filosófica e científica.

No pensamento de Santo Agostinho, todo homem é pecador e incapaz de se achegar a Deus. Enquanto Pelágio afirmava que o homem tem o livre-arbítrio pleno, no pensamento agostiniano aprendemos que o ser humano não é assim tão livre.

É considerado o maior teólogo do cristianismo e o maior filósofo desde Aristóteles. Agostinho realizou a primeira grande sistematização do pensamento cristão, incorporando as ideias de Platão ao cristianismo. Seu sofisticado pensamento serviu como base para toda a teologia cristã ocidental.

Em Cidade de Deus, o filósofo fala de dogmas relacionados ao cristianismo, como a vida eterna da alma e a bem-aventurança, além do paraíso e da bondade de Deus. Os escritos contidos nessa obra mostram-se como o princípio para a compreensão de uma filosofia cristã.

É a idealização do amor, da sua forma abstrata, sem a necessidade de contato fisico. Exemplo de uso da palavra Neoplatonismo: Neoplatonismo é a idealização do amor para quem vive.

A ideia de amor neoplatônico representa justamente uma forma modernizada do amor platônico. Ou seja, no neoplatonismo amoroso, temos uma ideia de amor que flutua entre o sensível e o intocável, carnal e espiritual, material e transcendental.

Percebe-se que o platonismo contribuiu não só influenciando o imaginário popular a respeito de seres espirituais malignos, mas também fornecendo textos filosóficos que apoiaram o pensamento cristão na defesa da existência desses seres.

Principais Características. De partida, vale ressaltar que o Neoplatonismo não retoma o Platonismo, pois evita o dualismo de Platão em favor de um princípio único para todas as coisas. Por outro lado, é interessante notar que nessa vertente, os aspectos cosmológicos e espirituais do platonismo são mais valorizados.

Plotino defende que o múltiplo não pode existir sem o simples. O "menos perfeito" deve, necessariamente, "emanar" de "perfeito" ou "mais perfeito". Assim, toda "criação" emana dos estágios de menor e menor perfeição.

Amor platônico é qualquer tipo de relação afetuosa idealizada em que não há a realização de uma relação amorosa, por diferentes motivos, como em um caso de amizade entre duas pessoas em que pelo menos uma deseja outro tipo de relação.

No Mito da Caverna o mundo sensível é aquele no qual os sentidos é que determinam a experimentação das coisas e o entendimento dos fatos enquanto o mundo inteligível é aquele no qual a razão é que determina o entendimento das coisas.

A doutrina da Iluminação divina caracteriza-se por uma luz que não é material e que se atinge quando do encontro com o conhecimento da verdade para que o homem possa ter uma vida feliz e beata.

É o valor supremo do liberalismo: a) A liberdade completa do Estado.

Agostinho diz que o conhecimento é resultado da iluminação divina, a centelha de Deus dentro de cada um. Já Platão, dizia que nossa alma já contemplou todas as ideias antes de nascer, o conhecimento é, na verdade, reminiscência, a alma reconhecendo as ideias.