Como termina o verbo irregular?

Perguntado por: iqueiroz . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Ouça o texto abaixo! Verbos irregulares são aqueles que, ao serem conjugados, apresentam alteração em seu radical e/ou têm desinência diferente daquela do verbo paradigma, isto é, acabado em -ar (primeira conjugação), -er (segunda conjugação) ou -ir (terceira conjugação).

Os verbos irregulares apresentam algumas conjugações diferentes dos verbos regulares, tendo o radical ou a flexão alterados. Verbos irregulares são aqueles que apresentam algumas formas conjugadas de maneira diferente da conjugação considerada padrão (a dos verbos regulares).

Segue abaixo relação de verbos irregulares.

  • Da primeira conjugação: averiguar, dar, estar, passear.
  • Da segunda conjugação: caber, crer, fazer, ler, poder, pôr, querer, saber.
  • Da terceira conjugação: agredir, cobrir, ir, medir, pedir, polir, rir, sair.

Lista completa com todos os 315 verbos irregulares da língua portuguesa.

Verbo regular é aquele que não apresenta em sua conjugação nenhuma mudança no radical. Verbo irregular é aquele que, em sua conjugação, apresenta alteração no radical ou na desinência verbal.

Verbos regulares em inglês são aqueles que passam a terminar com "ed" ou "ied" quando falados no passado, por exemplo. Nada além disso! Verbos irregulares, por sua vez, não seguem nenhum tipo de padrão e possuem formas variadas de acordo com sua conjugação.

As conjugações verbais são três: 1ª conjugação: verbos terminados em “ar” ou com a vogal temática -A-, por exemplo: andar; 2ª conjugação: verbos terminados em “er”ou com a vogal temática -E-, por exemplo: fazer; 3ª conjugação: verbos terminados em “ir”ou com a vogal temática -I-, por exemplo: cair.

O passado simples é formado acrescentando-se (d) ou (ed) ao final do verbo. Particularidades: 1- Os verbos terminados em consoante/ vogal/ consoante cuja sílaba tônica é a última, dobram a consoante final e recebem ed.

Devido às alterações que apresenta no radical e nas terminações quando conjugado, o verbo fazer é um verbo extremamente irregular.

Dentro da classificação dos verbos, os anômalos são aqueles que passam por grandes alterações nos radicais no momento que são conjugados. É o caso dos verbos ser e ir. Verbo ser: sou, foste, era, fôramos, sereis, seriam, seja.

O verbo poder gera muitas dúvidas e erros na sua conjugação, nomeadamente na diferença entre pode e pôde e entre puder e poder. É um verbo extremamente irregular, que apresenta alterações nos radicais e nas terminações quando conjugado.

Diferente dos verbos regulares, os verbos irregulares em inglês não seguem um padrão quando conjugados no passado. Neste caso, os verbos são escritos de modo diferente, como se fossem outra palavras, e não apresentam a terminação –ed. Com isso, as formas do passado e do particípio passado podem variar.

Os verbos irregulares são classificados assim porque não seguem nenhum paradigma da respectiva conjugação. Esses verbos podem apresentar irregularidades no radical, nas terminações ou em ambos.

Na grande maioria dos casos, o radical termina numa consoante a que se associa a vogal temática (ou vogal de ligação, em verbos irregulares1). Os verbos irregulares, no entanto, afastam-se do modelo de conjugação dos verbos regulares, apresentando alterações no radical e/ou nas suas desinências.

Caber é classificado como verbo irregular, justamente por apresentar alterações no seu radical. Vejamo-lo em dois tempos: Presente do indicativo: caibo, cabes, cabe, cabemos, cabeis, cabem. Pretérito perfeito do indicativo: coube, coubeste, coube, coubemos, coubestes, couberam.

Indicativo

  1. Presente. euregulo-me. turegulas-te. eleregula-se. ...
  2. Pretérito Imperfeito. euregulava-me. turegulavas-te. ...
  3. Pretérito Perfeito. euregulei-me. turegulaste-te. ...
  4. Pretérito Mais-que-perfeito. euregulara-me. turegularas-te. ...
  5. Futuro do Presente. euregular-me-ei. turegular-te-ás. ...
  6. Futuro do Pretérito. euregular-me-ia. turegular-te-ias.

O verbo estar é um verbo irregular.