Como terminou o mandato de Deodoro da Fonseca?

Perguntado por: dcosta4 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Assim, no dia 23 de novembro de 1891, poucos meses após a promulgação da Constituição Republicana, Deodoro, renunciou ao cargo de presidente em favor de seu Vice, o também militar, Floriano Peixoto, que governou até 1894. O Generalíssimo Manoel Deodoro da Fonseca, Presidente da República dos Estados Unidos do Brasil.

23 de novembro de 1891

23 de novembro de 1891 - Deodoro da Fonseca renuncia à presidência da República. Você sabia?

Floriano Peixoto assumiu a presidência em 1891, logo após a renúncia de Deodoro da Fonseca. Ele era vice-presidente e rompera politicamente com Deodoro. O Governo Floriano tinha como objetivo consolidar a república no Brasil.

Observação: Foi o primeiro Presidente eleito pelo voto popular depois de 25 anos de regime de exceção. Seu curto período de Governo foi marcado por escândalos de corrupção o que levou a Câmara dos Deputados a autorizar a abertura do processo de Impeachment em 02.10.1992 e Collor foi afastado do poder.

O marechal Deodoro da Fonseca foi um militar brasileiro — um dos mais importantes de todo o século XIX — que ficou conhecido por ter sido o primeiro presidente do Brasil, governando nosso país de 1889 a 1891.

Por isso, Jânio permaneceu por horas aguardando, na Base Aérea de Cumbica, dentro do avião que o levara de Brasília a São Paulo. Jânio Quadros alegou a pressão de "forças terríveis" que o obrigavam a renunciar, forças que nunca chegou a identificar.

Conhecido como “Marechal de Ferro”, “A Esfinge” e “Consolidador da República”, Floriano Peixoto foi o segundo presidente da República brasileira. Nascido em 1839, em Maceió (AL), lutou na guerra do Paraguai. Após a proclamação da República, foi eleito vice-presidente do governo Marechal Deodoro.

O governo de Floriano Peixoto foi o segundo governo do Brasil durante o período republicano, estendendo-se de 1891 a 1894, logo depois da renúncia de Deodoro da Fonseca da presidência.

Crise do Encilhamento
Em 23 de novembro de 1891, após a renúncia do marechal Deodoro da Fonseca, Floriano assumiu o governo brasileiro interessado em contornar os problemas correntes e fortalecer a vigência da República no Brasil.

Quando Deodoro da Fonseca renuncia ao cargo, Floriano, como seu vice, assume a presidência do Brasil no dia 23 de novembro de 1891. Durante seu governo, manteve o pulso firme, uma vez que o país passava por uma forte crise econômica e política, após a Proclamação da República (1889).

O enfraquecimento de Dom Pedro II e o agravamento do seu estado de saúde deixaram o Segundo Reinado sem um comando, sem uma liderança, o que favoreceu o movimento das tropas do marechal Deodoro da Fonseca, em 15 de novembro de 1889, a decretar o fim do Império e instalar a república no Brasil.

O primeiro, contra Getúlio Vargas, foi rejeitado pelo Plenário da, então, Câmara Federal. Já o seguinte, contra Fernando Collor, resultou em sua inelegibilidade e privação dos direitos políticos por oito anos. E o último, contra Dilma Rousseff, resultou em sua cassação sem perda de direitos políticos.

História. O Golpe de 1964 proibiu o voto direto para presidente da República e representantes de outros cargos majoritários, como governador, prefeito e senador. Assim, o voto direto era possível apenas deputados federais, estaduais e vereadores.

Você sabia que Piracicaba, ou melhor, um ilustre e antigo morador de nossa cidade tem uma ligação direta com a Proclamação da República do Brasil?

O Brasil é uma república federativa presidencialista desde 15 de novembro de 1889, quando um golpe militar comandado pelo marechal Deodoro da Fonseca pôs fim ao Império do Brasil, e, portanto, à monarquia constitucional parlamentarista vigente, depondo o então imperador Dom Pedro II e proclamando a atual forma de ...

O marechal Manuel Deodoro da Fonseca (Cidade de Alagoas, 5 de agosto de 1827 – Rio de Janeiro, 23 de agosto de 1892), foi um militar e político brasileiro, proclamador da República e primeiro Presidente do Brasil.