Como tirar a mancha de permanganato da pele?

Perguntado por: iveiga . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

Como remover manchas de permanganato de potássio? Esfregue uma solução de vinagre e água oxigenada na pele. Misture vinagre branco comum e água oxigenada (ou melhor, peróxido de hidrogênio a 3%) na mesma proporção em uma vasilha. Esfregue essa solução na área manchada da pele.

Normalmente esse medicamento é usado na forma de banho, ele é diluído na água de acordo com as orientações na bula, assim o paciente vai tomar um banho com a água com o Permanganato de Potássio por uns 10 minutos durante alguns dias até as feridas apresentarem melhoras.

A dose de permanganato de potássio, deve ser sempre aconselhada pelo médico e pode ser aplicada 2 ou 3 vezes ao dia. A região afetada deve permanecer imersa na água durante no máximo 10 minutos, após o banho.

Banho de permanganato de potássio
Para utilizar o permanganato de potássio, pode-se fazer um banho, permanecendo dentro da solução por cerca de 10 minutos, todos os dias, até que as feridas desapareçam completamente. Deve-se evitar ao máximo o contato com o rosto.

O íon permanganato dá uma coloração lilás à solução. Quando ele sofre redução, dependendo do meio em que estiver, pode ser transformado em dióxido de manganês - MnO2 (se o meio for básico) ou Monóxido de Manganês - MnO (se o meio for ácido). Quando o MnO2 é formado, a solução apresenta uma coloração marrom avermelhada.

Usar compressa morna
A água morna ajuda a ativar a circulação, o que ajuda na absorção do sangue nos vasos sanguíneos, e claro, na dor. Para isso, basta pegar um pano e molhar na água morna e, em seguida, manter em contato na pele.

A batata crua possui enzimas que agem como agentes clareadores de manchas na pele. Para utilizá-la, basta cortar em rodelas e aplicar nas manchas, mantendo por dez minutos para depois enxaguar. Se quiser, também pode usar o suco da batata para passar no rosto com um pedaço de algodão.

O permanganato de potássio tem uso tópico e está indicado para limpeza e desinfecção de feridas e úlceras, sendo coadjuvante no tratamento da catapora, candidíase ou outras feridas na pele. Tem propriedades adstringente e bactericida.

O permanganato de potássio é um potente oxidante que se decompõe em contato com a matéria orgânica, pela liberação do oxigênio. Exerce função antisséptica.

Para preparar o banho, é necessário que um comprimido de 100gm seja diluído a cada 4 litros de água em uma banheira ou balde próprio para banho.

Ao misturarmos a solução 1 com a 2, os íons permanganato encontram um ambiente cheio de elétrons. Assim, cada um recebe um elétron e transforma-se em íons manganato (MnO4-2), que possui coloração esverdeada.

Banho de assento de permanganato de potássio
Para fazer um bom banho de assento, deve-se permanecer sentado dentro de uma bacia com a solução, durante alguns minutos. Também se pode utilizar o bidê ou uma banheira de imersão.

O tradicional Permanganato de Potássio, muito utilizado na década passada, não é mais indicado. Apesar de seu efeito anti-séptico e secante, ele pode irritar e até queimar a pele.

Ao entrar em contato com a água, o permanganato de potássio se dissocia e forma os íons de potássio e permanganato. O primeiro é positivo e o segundo é negativo. Na hora em que o permanganato se mistura com o vinagre e com a água oxigenada, ele perde um oxigênio e vira um íon manganês, que é completamente transparente.

A reação entre o permanganato de potássio e o ácido sulfúrico produz um líquido esverdeado que lembra um lodo e que é uma mistura entre sulfato de potássio (K2SO4), água (H2O) e heptóxido de dimanganês (Mn2O7).

Contra - indicação Permaganato de potassio:
O permanganato de potássio não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham alergia ao permanganato de potássio ou qualquer outro componente da fórmula.

Em geral, a equimose permanece na pele por 1 a 3 semanas, sendo que a coloração inicialmente roxa vai adquirindo um tom amarelo esverdeado até sumir completamente.

Hirudoid é indicado para processos inflamatórios localizados como: Manchas roxas (hematomas) que aparecem após traumas ou contusões, ou após cirurgias; Inflamação nas veias superficiais (flebites ou tromboflebites) após injeção de medicamentos ou punção de uma veia para colher exames de sangue.