Como tirar cera do ouvido com seringa?

Perguntado por: isoares . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.2 / 5 8 votos

Em seguida, com a ajuda de uma seringa, coloque um pouquinho de soro fisiológico dentro da orelha e vire a cabeça lentamente para que o líquido saia totalmente do ouvido. Isso ajuda a amolecer a cera e faz com que ela saia naturalmente do canal, sem que seja preciso introduzir nenhum objeto.

Pode ser que existam algumas farmácias que fazem lavagem de ouvido, mas não é recomendado devido aos riscos do procedimento. A lavagem de ouvido deve ser realizada apenas por um médico otorrinolaringologista, especialista na região do ouvido.

Feita com uma seringa esterilizada, aplique suavemente soro fisiológico no ouvido afetado. A eficácia desse método será maior se você colocar um amolecedor de cera 15 ou 30 minutos antes de usar a seringa. Para evitar tontura, morne a solução de modo que ela fique da mesma temperatura do seu corpo.

Para amolecer a cera do ouvido com água, a pessoa deve deitar de lado, pingar água dentro do ouvido, e ficar assim por quinze minutos. Outra opção é deitar, pingar a água, tampar com algodão molhado, e esperar os quinze minutos sentado(a). Depois dos quinze minutos é só deixar a água escorrer.

Existem basicamente três modos para se remover o excesso de cera dos ouvidos: ceruminolíticos, irrigação ou remoção mecânica pelo otorrinolaringologista. Os ceruminolíticos são substâncias que podem ser pingadas nos ouvidos com o objetivo de amolecer o cerúmen, facilitando sua expulsão natural.

Não é raro o ouvido ficar tapado depois de um mergulho. Popularmente, essa condição é chamada de ouvido de nadador. Isso ocorre pela entrada de água no canal auditivo, que pode ficar acumulada e abafar o som temporariamente.

A aplicação do cerumin muitas vezes pode piorar a sensação de ouvido tampado, uma vez que derrete a cera que veda os espaços de ar que ainda permitiam alguma audição. Após a lavagem, caso o problema seja apenas cerume, a audição é restabelecida.

Esta técnica precisa ser feita com uma seringa de bulbo, que pode ser comprada na farmácia.

Ouvidos entupidos de uma infecção leve geralmente duram uma ou duas semanas. Se os problemas estiverem no ouvido interno, isso pode durar mais tempo. Infecções leves de ouvido desaparecem sozinhas, e você pode aliviar a dor com analgésicos ou simplesmente aplicando um pano quente no ouvido.

Como é feita a lavagem de ouvido no consultório
Depois de verificar que a lavagem de ouvido é realmente necessária, o otorrinolaringologista pode realizar esse procedimento no próprio consultório.

E quando ocorre a cera endurece e entope os ouvidos? O cerume impactado (ou rolha de cera) acontece quando há excesso de produção de cera ou quando um cotonete empurra a cera para dentro, impedindo sua saída natural.

Como sei se o meu ouvido está com excesso de cera?

  1. Desconforto ou sensação de ouvido entupido;
  2. Coceira;
  3. Perda parcial de audição;
  4. Zumbido;
  5. Tonturas;
  6. Tosse.

O cerumin amolece em 2 a 3 dias mas na maioria das vezes é preciso ir a um médico para fazer a remoção, pois a cera não fica líquida o suficiente para saie sozinha. Procure um otorrino.

A lavagem de ouvido propriamente dita costuma ser feita com uma seringa especial que lança um jato de soro fisiológico morno no canal.

Seja cuidadoso ao utilizar água morna. A temperatura da água não deve ser quente, apenas morna. Outra dica: Você pode fazer com que a cera velha se mova para fora do canal auditivo, mascando e movendo sua mandíbula.

O medico da upa pode fazer lavagem no ouvido? Qualquer médico é permitido de fazer lavagem, desde que tenha pratica e pericia a ação. Antes de realizar lavagem, deve-se olhar dentro dou seu ouvido para ver as condições. À disposição.