Como tirar fotos das estrelas?

Perguntado por: lcoutinho . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.3 / 5 7 votos

Coloque o ISO no máximo, abra o diafragma o quanto puder e escolha a maior exposição antes do modo Bulb. Coloque a máquina no tripé e ajuste o foco para o infinito. Caso não tenha um controle remoto, use o temporizador com 2 ou 10 segundos. Tire algumas fotos e veja se o enquadramento é esse mesmo que você quer.

O SkyView é um aplicativo que permite ver planetas, estrelas e constelações que estão ao seu redor apenas apontando a câmera do aparelho. Disponível para iPhone (iOS) e Android, o app permite ainda acompanhar fenômenos astronômicos e possui diversas ferramentas para personalizar a visualização.

Balanço de Branco em inglês denomina-se “White Balance” e corresponde ao processo de remover as cores não reais da imagem, de uma forma que ela mostre como brancos os objetos que a olho nu são de fato brancos.

Os telescópios de longa distância focal e uma grande abertura (por exemplo, telescópios newtonianos ou Schmidt-Cassegrain) são indicados para fotografar os planetas, uma vez que a grande abertura se traduz não só em tempos de exposição mais curtos, mas também numa resolução mais alta, evidenciando assim mais detalhes ...

Confira as 7 melhores dicas para fotografar à noite com seu celular:

  1. Use o modo HDR. ...
  2. Use o flash só para fotos próximas. ...
  3. Segure firme seu celular ou use um tripé ...
  4. Não use o zoom digital. ...
  5. Use apps de câmera. ...
  6. Use uma fonte de luz externa. ...
  7. Explore os recursos do seu celular.

Para fotografar a Via Láctea da melhor maneira, você precisa ter o mínimo de poluição luminosa possível, o que significa que você tem de evitar a lua cheia. Alguns fotógrafos conseguem capturar a galáxia com as luas minguantes e crescentes, mas o ideal é a lua nova – nunca a cheia!

Se estiver fotografando um ambiente interno, o ideal é deixar seu flash rebater no teto pra ter uma luz mais difusa, e também é importante trabalhar com difusores para flash. Maior dica de todas: parcimônia no uso do flash.

Para fotografar as estrelas, a lente não é o equipamento mais importante, mas é ideal que você tenha uma lente grande angular e com uma abertura de no mínimo f 2.8, pois isso vai assegurar mais precisão no foco. E as estrelas são minúsculas aos nossos olhos, não se esqueça disso!

O primeiro passo para fotografar as estrelas é conseguir um céu perfeito. Você precisa se afastar o máximo possível das grandes cidades e até mesmo das pequenas para fugir do efeito da poluição luminosa. Falando em luz, a luz da Lua atrapalha também, então busque sair para fotografar sempre em noites sem Lua.

Tente inicialmente com o ISO 3200 para que a imagem tenha menos ruídos. A partir do ISO, regule a abertura e a velocidade. Quanto maior a abertura, melhor, e quanto mais lenta a velocidade, também. O segredo da fotografia é saber balancear essas 3 informações.

Para poder habilitar as estrelas, é preciso participar do Level Up, um programa que permite que você desbloqueie recursos para monetizar suas transmissões de jogos ao vivo do Facebook.

O aplicativo Sky Map mostra um mapa do universo na tela do celular Android. Com o download grátis feito pela Google Play, o serviço permite ver estrelas, planetas, constelações e outros astros.

Sirius

Mas há astrônomos que descartam o Sol por considerarem apenas as estrelas observáveis à noite. Dessa forma, Sirius passa a ser a estrela mais brilhante. Sirius: A estrela Sirius é considerada, simultaneamente, a segunda estrela mais brilhante e a mais brilhante do céu noturno.

O f/stop ajusta o tamanho da abertura e, portanto, quanta luz pode passar pela lente da câmera. Ele é geralmente escrito com “f” minúsculo, barra e um número, como f/3,5; e também pode ser representado com F maiúsculo (sem barra), como F3,5.

Como observar a fotografia e fazer sua leitura
Em segundo lugar, vemos a foto, identificamos aquilo que foi retratado e o motivo pelo qual foi fotografado, e, em terceiro, fazer a leitura dos elementos que foram utilizados para a feitura daquela fotografia, como luzes, linhas, direções, sombras, volumes, etc.

Os modos de cena são ajustes que já vem pré-definidos nas câmeras digitais e facilitam as fotografias em diversas situações. Para mudar o modo de cena em uma câmera é muito fácil, basta você girar ou mudar um botão e selecionar o modo que mais se aplica à sua situação no momento da fotografia.

Fotos da Nasa não são feitas para você pendurar na parede. Elas são objeto de investigação dos astrônomos. As cores podem revelar, por exemplo, a composição química de uma nuvem de gás e poeira. Isso é possível porque cada elemento da tabela periódica tem uma cor característica.

Como os satélites tiram fotos? A resposta pode te surpreender: a maioria dos satélites não tem câmeras! Em vez disso, eles usam sensores especializados para medir a radiação eletromagnética emitida ou refletida pela Terra.

Para obter as melhores fotografias do céu noturno, será necessário sair e rodear-se de natureza, longe de qualquer poluição luminosa. Procure um local tranquilo sem iluminação artificial.

É necessário ter cuidado também com a velocidade do obturador. Se você quer uma foto noturna de qualidade, recomenda-se o uso de longas exposições. Sendo assim, configure o obturador para captar a luz em baixa velocidade. Atenção: evite fotos com mais de 30 segundos de exposição para não aumentar a taxa de ruído.