Como tirar meu nome do Bolsa Família pela internet?

Perguntado por: rnovaes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

Clicar no botão [SELECIONE PESSOA DA FAMÍLIA]; Selecionar a pessoa que deseja excluir o cadastro clicando na funcionalidade 'Excluir pessoa'; Selecionar o motivo para a exclusão da pessoa, complementando com os dados solicitados pela aplicação; Clicar no botão [CONFIRMAR].

O cancelamento cadastral ocorre de maneira imediata e não pode ser desfeito, pois é uma operação online, ou seja, é realizada diretamente na base nacional do Cadastro Único. Caso queira, procure um posto de atendimento para realizar o seu novo cadastramento.

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) não estabelece um prazo exato para a aprovação no Bolsa Família. Assim, não é possível determinar, com precisão, quanto tempo leva para que uma família seja aprovada após a inscrição no CadÚnico.

Acesse o sistema Processos Digitais; Clique em Solicitar serviço via processo digital; Selecione a área Cadastros e o serviço Cancelar cadastro indevido de atividade econômica.

A exclusão cadastral é uma ação que permite qualificar as informações registradas no Cadastro Único e pode ser realizada pelo município em relação a famílias ou a pessoas. Motivos de exclusão de cadastros de famílias: Falecimento de toda a família.

45 dias

Em geral, a análise dos documentos e a liberação de benefícios que utilizam o Cadastro Único leva 45 dias para ser concluída.

Estou no Cadúnico, vou receber o Auxílio Brasil automaticamente? A inscrição no Cadúnico não garante a aprovação imediata no Auxílio Brasil, já que o ingresso das famílias no programa depende de questões orçamentárias e da atualização dos dados da família.

Mas e a pessoa que mora sozinha? Para ter direito ao benefício ela deve ter a renda de meio salário mínimo ou de até três? De acordo com o Ministério da Cidadania, a pessoa que mora sozinha tem uma renda que corresponde a de toda família, ou seja, ela está no perfil de quem recebe até R$ 3.135 por mês.

Na tela de informações do usuário, (após clicar em “Detalhar”), são apresentadas todas as informações de registro no SISC. Clique no botão “Desvincular”. Será solicitado o preenchimento do motivo da desvinculação e encaminhamento, quando for o caso. Clique em “Salvar” para concluir a desvinculação.

Para se livrar de todas essas contas, vá até as configurações da conta e basta encontrar a opção "Desativar", "Remover" ou "Fechar conta". Dependendo da conta, você poderá encontrá-la em segurança, privada, ou algo semelhante.

Não há limite para Cadúnico
De acordo com o Ministério da Cidadania, não há uma espécie de limite de pessoas dentro de uma mesma casa. Pode ser uma, duas, quatro, dez ou vinte. Na essência, o que importa é que todos eles sejam registrados.

Trata-se da pessoa que precisa realizar a inscrição no CRAS. Imagine, por exemplo, que uma titular do sistema resolve se separar do esposo. Neste caso, ela precisa ir até o CRAS (ou ao local indicado pela prefeitura da sua cidade), para informar que o seu marido não faz mais parte do seu núcleo familiar.

São elegíveis ao Programa Bolsa Família as famílias inscritas no Cadastro Único em situação de pobreza, com renda percapita mensal inferior a R$ 218,00 (duzentos e dezoito reais).

Por ser baseado em renda, aqueles que trabalham de carteira assinada tem sim direito ao Bolsa Família, desde que cumpram os requisitos. Para se inscrever no programa, o cidadão deve procurar um posto de atendimento do Cadastro Único e do Bolsa Família de sua cidade.

Pessoas cujos benefícios do Bolsa Família foram bloqueados ou suspensos são notificadas por meio de mensagem no extrato bancário. Além disso, a situação do benefício pode ser consultada através dos aplicativos CadÚnico (disponível para Android e iOS) e Bolsa Família (Android e iOS).

Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), os motivos para ter o Bolsa Família cancelado podem ser variados, incluindo inconsistências no cadastro, como renda diferente da informada pela família no Cadúnico, falta de atualização dos dados por mais de 24 meses e fim da regra de emancipação do Auxílio Brasil.

Acesse o app do Bolsa Família ou ligue para a Central de Atendimento 111 ou para o Atendimento Caixa ao Cidadão no 0800 726 02 07, digite 21 e em seguida 2 3 novamente. Depois digite o seu NIS.

Sim, mas isso depende de algumas condições: A primeira ação que o gestor tem que fazer é regularizar o cadastro da família se ele ainda estiver “pendente”, conforme os procedimentos indicados na Seção 4 da Instrução Normativa Conjunta SAGICAD/SENARC/SNAS/MDS nº 02, de 06 de março de 2023.

Podem se cadastrar no CadÚnico famílias em situação de vulnerabilidade social, assim como aqueles que moram sozinhos.