Como tirar o amarelo do cabelo branco depois da progressiva?

Perguntado por: erosa8 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

O desamarelador em forma de shampoo é a melhor opção para conseguir um efeito imediato e sem precisar pintar novamente o cabelo para tirar o amarelado.

É possível atingir o platinado perfeito de duas formas: a primeira é utilizar o shampoo roxo, já que o pigmento violeta serve como forma de neutralização. A segunda é com a máscara roxa que, além de tirar o amarelo, também proporciona a hidratação e a maleabilidade do fio.

O ideal é fazer o alisamento primeiro e só depois de alguns dias apostar na coloração. Se quiser um look iluminado e passar por descoloração - passo que é ainda mais agressivo para as madeixas - , a dica é esperar, no mínimo, 15 dias.

Para remover o aspecto amarelado dos fios, o mais indicado é apostar nos shampoos neutralizadores, também conhecidos como desamareladores.

O que neutraliza o amarelo do cabelo? Os tons que neutralizam o amarelo do cabelo são o roxo e o cinza.

Caso seu loiro esteja perdendo a luminosidade e adquirindo um tom mais amarelado, o indicado é utilizar o desamarelador. Mas se seus fios estiverem muito danificados ou com coloração esverdeada/alaranjada, é melhor recorrer ao matizador. Ele garantirá um efeito platinado por mais tempo.

Passo a passo para tirar o amarelado

  1. Alternar os dias em que você lava o cabelo. ...
  2. Colocar a hidratação nos fios sempre em dia. ...
  3. Proteger os fios do calor de chapinhas e secadores. ...
  4. Fazer o uso do shampoo roxo na rotina de cuidados. ...
  5. Usar o matizador com tonalizante em casa. ...
  6. Aposte nos produtos com proteção UV.

Antes de mais nada, precisamos falar que o amarelado nos cabelos brancos ou grisalhos é normal. Isso acontece devido a oxidação da fibra capilar causada pelo calor ou incidência da luz solar. Por isso, é necessário sempre retocar os fios e matizá-los para manter o tom claro e claríssimo por completo.

* Aplique com ajuda de um borrifador, 100 ml de água 25ml de vinagre de maçã, deixe agir por 10 minutos e enxague com água fria. O ácido do vinagre tem o poder de tirar o tom amarelo e alaranjado do seu cabelo, além de fechar as cutículas dos fios e dar muito brilho.

A shampoozada consiste em uma mistura de 1 medida de água oxigenada, 1 medida de pó descolorante e 1 medida de shampoo neutro. A quantidade da mistura varia de acordo com o comprimento dos seus cabelos. Aplique a mistura nos cabelos úmidos e aguarde cerca de 30 minutos.

O tonalizante é a melhor opção para quem quer fazer uma mudança sutil e temporária. Mas com o produto é preciso seguir a mesma linha da coloração permanente. Primeiro faça a escova progressiva e depois de alguns dias já pode aplicar o tonalizante. A cor deve durar por volta de 28 lavagens.

O shampoo roxo precisa ser usado com moderação
No entanto, se além de loira você ainda faz escova progressiva, precisa usar o produto com moderação. Isso porque o shampoo roxo faz uma limpeza mais profunda nos fios, além de retirar os pigmentos amarelos, o que pode interferir sim na duração do seu alisamento.

*Pode-se matizar o cabelo logo em seguida da aplicação caso haja a necessidade (sem amônia). *Para tons acima do 7 ou platinado, pode-se misturar com o Protein Smoothing Passo Único um matizador de sua preferência na proporção de 80ml da progressiva / 20g do matizador.

"Para cabelos mais claros e que querem neutralizar tons amarelados e alaranjados, escolha matizadores com pigmentação violeta. Para efeito platinado ou cabelos grisalhos, o ideal é utilizar matizadores com pigmentação cinza".

1° passo: coloque duas colheres de sopa de shampoo em um recipiente e depois acrescente uma colher de sopa de bicarbonato. 2° passo: misture os ingredientes até formar uma pastinha e aplique a receita nos fios úmidos. 3° passo: lave como de costume e aguarde cinco minutos antes de lavar o shampoo das madeixas.

Basicamente é isso: azul anula laranja, verde anula vermelho, violeta anula amarelo (e vice versa).

Se você fez relaxamento, alisamento, permanentes ou progressivas e após alguns dias passados ao procedimento e seu cabelo ainda "fede" a química ou está quebradiço. É necessário neutralizar novamente e para isso eu recomendo os neutralizantes em cremes 3x1 que limpam os fios, hidratam e selam as cutículas.

A cor oposta ao laranja é o azul, mas você não precisa de um tonalizante totalmente azul. O ideal é apostar em uma coloração castanha com reflexos azulados. Assim, você consegue neutralizar o laranja e alcançar um tom bem mais natural.

Se as suas madeixas estão loiro claro, com nuances douradas, aposte nos matizadores azuis. São os que melhor funcionam para neutralizar o amarelo alaranjado dos fios. Já a pigmentação violeta, é ideal para os casos de loiros acima do tom 9 e que estiverem com aspecto oxidado, levemente amarelado.