Como tirar sal do feijão com vinagre?

Perguntado por: ereis6 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

O ácido, como suco de limão ou vinagre, também pode ajudar a tirar o sal da comida quando elas estão levemente exageradas. Assim como o sal, o ácido é um fator importante para o tempero. De fato, muitas vezes as pessoas pensam que a comida precisa de sal quando tudo o que realmente precisa é de um pouco de ácido.

O limão, a mostarda Dijon ou o vinagre, entre outros alimentos mais ácidos, têm a água de absorver o sal em excesso. Incluir quinoa, arroz, couscous ou massa à panela durante alguns minutos, pode ser uma alternativa para controlar o sal excessivo, sem comprometer o sabor final.

O tempo vai ser o mesmo que a cebola, até estar macia. Ela vai servir como uma esponja e tirar ... À medida que as batatas cozinharem, elas absorverão o excesso de sal presente no feijão. Isso acontece porque as batatas são ricas em amido, o que as torna uma ótima opção para equilibrar o sabor salgado.

Desta forma, colocar o feijão de molho com limão permite manter o valor nutricional dos grãos. Isso melhora a absorção dos nutrientes do feijão, além de facilitar a digestão, evitando os indesejáveis gases.

Agora se quiser acelerar o processo coloque as carnes em uma penela, encha com água gelada e leve para cozinhar, assim que ferver retire do fogo e repita o processo até a carne ficar sem sal, umas 4 vezes devem ser o suficiente (mas lembre-se de provar a carne para garantir.

Basta pingar algumas gotas de limão na panela do feijão, fechar e deixar ferver mais um pouco. Ao experimentar novamente, você terá percebido que a acidez da fruta ajudou a equilibrar o sal na receita.

Esse ácido oxida o ferro e faz com que ele fique mais solúvel e, assim, seja absorvido com maior facilidade pelo organismo. Ainda que a laranja seja a fruta mais queridinha para acompanhar a feijoada, a verdade é que qualquer outra fonte de vitamina C também é uma boa combinação para esse momento.

Depois de cozinhar o feijão como de costume, abra a panela e acrescente, aos poucos, algumas colheres da biomassa. Coloque uma colher de cada vez, mexa bastante para que ela “derreta” e se integre com o caldo, e veja se há necessidade de acrescentar mais ou não.

Comer muito sal prejudica vários aspectos da saúde
Assim, há riscos de vários problemas cardiovasculares, como o infarto do miocárdio (interrupção do fluxo de sangue para o coração) e acidente vascular cerebral (o AVC, quando ocorre um rompimento ou torção de um vaso sanguíneo no cérebro).

Sentir muita sede, ter dores de cabeça, ver o corpo ficar inchado e a pressão arterial subir são fortes sinais de que você comeu muito sal.

Purê Estava preparando um purê de batatas, por exemplo, e exagerou no sal? Por mais que parece estar tudo perdido, você pode cortar o sal com gordura, como manteiga ou creme de leite. No entanto, se você não estiver com pressa, a melhor opção é cozinhar outra batata e amassá-la.

Assim que o sal é consumido, ele é absorvido pelo intestino e vai para a corrente sanguínea.

Agora, se foi o arroz que passou do ponto no tempero, a recomendação é utilizar uma fatia de pão de fôrma, mergulhando rapidamente na panela para absorver o excesso. As dicas práticas de cozinha reunidas por Beatriz Olivetti, da equipe Paladar, incluem sugestões da chef Heloisa Bacellar.

– Pode parecer impossível conseguir tirar o sal da carne moída, mas tem sim um segredinho culinário para isso também. Basta que você coloque ½ batata descascada no meio da carne moída, coloque um pouquinho de água e ferva por aproximadamente 10 minutos.

Além disso, quando o feijão é bastante cozido, ele fica mais macio e o amido presente em sua composição se torna mais facilmente digerido. “A adição de limão ou vinagre na água de imersão também ajuda a formar menos gases”, completa Sousa.

A técnica é importante para facilitar a digestão e também elimina fatores antinutricionais do alimento. Se você faz o remolho apenas com água, saiba que o vinagre também pode ser um aliado da técnica, já que ele ajuda a neutralizar substâncias que dificultam a absorção de outros nutrientes dos grãos.

12 horas

Quando ingerido e fermentado em nosso organismo, produz gases que nos geram aquele famoso desconforto. A solução para esse problema está em deixar o feijão de molho por um longo periodo, de aproximadamente 8 a 12 horas. Dessa maneira, o fitato se dissolverá na água e sua digestão será muito melhor.

Segunda técnica: dessalga a jato
Junte 2 colheres (sopa) de sal para cada 500 g de carne ou peixe. Leve ao fogo alto e fique de olho! Quando começar a formar bolhas na água e subir uma espuma branca, desligue. Mexa bem, retire os cubos ou postas e despreze a água.

Vá na panela de pressão. Bem prático e rápido, esse método dessalga a carne enquanto ela cozinha. Após lavar a carne, corte em cubos e leve à panela de pressão com água, deixando cozinhar por 5 minutos após pegar pressão.

Modo de preparo
Em outra tigela, coloque a carne seca e a costelinha de porco e cubra-as com água fria para dessalgar. Troque a água 4 vezes.