Como trabalhar abertura de boca?

Perguntado por: amartins . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

1) Abertura máxima mandibular: abra a boca até o limite máximo de conforto com as palmas das mãos na lateral do rosto, mantenha na posição por três tempos e, em seguida, volte à posição inicial lentamente. Repita cinco vezes.

Durante a abertura da boca, movimentos laterais e para frente são controlados pela forma dos ossos e pela ação dos músculos e ligamentos, enquanto o ponto final do movimento de fechamento da mandíbula é controlado pela oclusão dos dentes.

Uma pessoa de tamanho normal pode abrir a boca pelo menos 4 centímetros.

Aperte a mandíbula com os dedos.
Sinta um osso plano bem abaixo da orelha e pressione a área levemente, massageando-a com movimentos circulares. Isso ajudará a aquecer os músculos e estimular a área, deixando-a mais flexível. Repita a massagem no outro lado da mandíbula.

Dentes desgastados, dentes mal posicionados, estresse, ansiedade, doenças presentes na articulação da cabeça da mandíbula, o próprio formato desta articulação são alguns dos fatores identificados pela equipe OrtoPretti especializada em dores faciais, e para cada uma destas causas há um tratamento específico.

Se você apresenta limitação de abertura bucal, consulte-se com um especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial para um melhor diagnóstico. Resumindo, limitação de abertura bucal tem várias causas potenciais e seu tratamento dependerá da identificação da causa do problema.

Tratamento para trismo

  1. Compressas de água quente/morna na região do rosto. ...
  2. Uso de relaxantes musculares;
  3. Estimule os movimentos da sua boca, tentando abrir e fecha-la suavemente;
  4. Se estiver sentindo dor ou inchaço no local, é indicado o uso de medicações analgésicas para alívio da dor prescritas pelo seu dentista.

Portanto a conduta pode ir desde entrar com uma medicação (anti inflamatórios, relaxantes musculares para relaxar a mandíbula, antibióticos, analgésicos para aliviar a dor da ATM) e compressas, até procedimentos mais demorados, como fisioterapia, sessões de laserterapia, tratamento ortodôntico e procedimentos ...

Músculo Temporal
Trata-se de um músculo grande, portanto, quando a pessoa faz o movimento de abrir e fechar a boca, é possível senti-lo. O músculo temporal é dividido em duas partes: a anterior e a posterior. A parte anterior é responsável pela protusão, ou seja, projetar nossa mandíbula para a frente.

Abertura e Fechamento Mandibular
Para que ocorra a abertura maxilar, os músculos pterigóideos precisam tracionar o conjunto côndilo-disco articular anterior. Em contrapartida, para que possamos fechar a nossa cavidade bucal, é necessária a ação dos músculos masseteres, temporais e pterigóideos mediais.

Os dentistas indicam que a ponta da língua deve estar em contato com a parte anterior do palato, também conhecida como céu da boca. Essa deve ser a posição da língua quando estamos com a boca fechada e em descanso.

A abertura normal da boca ocorre quando se consegue colocar três dedos verticais entre os dentes incisivos.

A língua participa nos processos de deglutição, fala e mastigação. A superfície da língua está coberta de papilas que conferem o sabor dos diferentes alimentos. Nesta superfície ficam retidos muitos restos alimentares e, por isso, esta deve ser bem higienizada como os dentes.

A boca é a primeira porção do canal alimentar e comunica anteriormente com meio exterior através de uma fenda limitada pelos lábios, denominada rima bucal e posteriormente comunica com a orofaringe ou parte bucal da faringe, através de uma região estreitada denominada, istmo das fauces.

Se perceber que está com dor no maxilar e dificuldade para abrir a boca, o melhor a fazer é respirar fundo e manter a calma. Isso ajuda a controlar os sintomas.

A mandíbula é o maior osso da face, e é o único osso móvel do crânio, excetuando-se os ossículos do ouvido médio.

Aplicar toalhas quentes e úmidas aliviam a dor. – Uma colher de chá de sal em 350 ml de água morna mantida na boca do lado que dói também ajuda aliviar o desconforto do trismo. – Evitar tratamento dentário na região enquanto o trismo não é solucionado.

Trismo é considerado a limitação de abertura bucal cuja etiologia está associada a diversos fatores tais como disfunção temporomandibular, complicações exodônticas, lesão cancerosas, entre outras.

A mandíbula travada normalmente é um sinal de disfunção temporomandibular (DTM), uma disfunção que afeta a articulação responsável pela ligação entre o maxilar e o osso temporal do crânio, chamada de ATM. A DTM é pouco conhecida, mas pode se manifestar em qualquer faixa etária.