Como transferir um corpo de um cemitério para outro?

Perguntado por: obarros . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.3 / 5 16 votos

Para trasladação dos despojos mortais para outro cemitério é necessária uma carta com autorização do cemitério ou crematório que irá receber os despojos. Se for levado para outro município ou estado, há necessidade de autorização emitida pelo Distrito Policial.

A transladação é o transporte de um cadáver ou das ossadas para outro lugar, que não aquele onde se encontra, seja para mudar de jazigo dentro do próprio cemitério, para mudar de cemitério ou para transferir o falecido para outra cidade ou país a fim de realizar o sepultamento.

Como transportar o corpo para outro estado?

  1. Requerimento de transferência;
  2. Documento de identidade do requerente e do dono do jazigo onde o corpo será enterrado;
  3. Cópia autenticada da Certidão de Óbito;
  4. Alvará judicial para o transporte do corpo;
  5. Autorização da Vigilância em Saúde Ambiental.

Traslado é usado por algumas pessoas como transporte terrestre de passageiros, mas na realidade traslado é o transporte de pessoas vivas de um local para outro. Translado é que é o transporte de pessoas mortas.

Veja em que situações a família deve recorrer a esse importante serviço e como ele funciona. O translado funerário nada mais é que a locomoção de um indivíduo que veio a óbito para outra localidade; seja em direção a um cemitério específico, a outra cidade, estado ou país, de acordo com a necessidade.

Ela frisou que leis estaduais e de vigilância sanitária não permitem o enterro em propriedade particular, justamente porque há riscos à integridade física de terceiros, o que fere o interesse coletivo.

O proprietário pode autorizar o sepultamento de qualquer pessoa que desejar, respeitando a capacidade de 02 (dois) corpos em cada jazigo, e o período legal para se realizar a exumação.

De acordo com o artigo 551 do Decreto Estadual nº16. 017/80, passados três anos (para adultos) e dois anos (para crianças até 06 anos) da data de sepultamento, o parente mais próximo do(a) falecido(a) pode requerer a exumação.

PORQUE COLAM A BOCA DO MORTO? Após o óbito, a boca do cadáver pode permanecer aberta. Com o intuito de restaurar a aparência natural da pessoa em vida, a boca é fechada.

Existem dois meios de transporte possíveis para serem utilizados no deslocamento de um corpo:

  1. transporte terrestre: nesse caso, são geralmente utilizados carros funerários. Dessa forma, eles permanecem dentro da lei e normas da vigilância sanitária.
  2. transporte aéreo: esse meio é utilizado em casos de longas distâncias.

Custos. Os custos poderão variar de acordo com a distância e com a modalidade do transporte. Mas, normalmente, o valor para outros estados, pelo modal aéreo, fica entre R$ 2,7 mil e R$ 6,3 mil, dependendo da companhia aérea.

Art. 1º É gratuito, em todo o território nacional, o translado interestadual de cadáveres ou restos mortais humanos, bem como de órgãos e tecidos humanos para fins de transplante, por empresas brasileiras de transporte aéreo.

Geralmente, o serviço de transfer é oferecido pelas companhias aéreas e pelos hotéis nos pacotes de viagem, podendo ser utilizado de forma gratuita ou por meio de taxa adicional.

Você sabia que em alguns casos é necessária uma autorização judicial para cremação? A matéria está disciplinada pela Lei de Registros Públicos (Lei n. 6.015 /73), a qual estabelece, em seu artigo 77, § 2º, que nos casos de morte violenta a cremação somente será feita com autorização judicial.

O translado entre aeroportos pode acontecer quando você desembarca em um aeroporto e precisa pegar seu próximo voo em outro aeroporto na mesma cidade. Existem algumas companhias aéreas que oferecem este serviço gratuitamente e outras que cobram uma taxa para isso.