Como transformar a tinta branca em preta?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Coloque no godê um pouco de tinta azul, como o azul-cobalto, e laranja, como o laranja translúcido. Combine-as delicadamente até que se forme um preto vibrante. Caso partes iguais de cada cor não produzam um preto escuro o bastante, adicione à mistura um pouco mais de azul.

Para cada galão de tinta, utilize apenas 1 bisnaga. Agitar o corante antes de usar, adicionando-o aos poucos à tinta, sempre sob agitação, até atingir a cor desejada. Adicionar o corante aos poucos e mexer até alcançar a cor desejada. Antes de aplicar, teste a cor em um papel branco.

O preto pode ser produzido misturando-se partes iguais de vermelho, amarelo e azul num godê. Você também poderia misturar cores complementares, como azul com laranja, vermelho com verde, ou amarelo com roxo.

A cor preta pode ser obtida através da mistura das três cores primárias: vermelho (magenta), amarelo e azul (ciano). Para algumas pessoas, a cor preta é classificada como ausência de cor, enquanto para outras é ausência de luz.

Pegue o frasco do corante para parede e agite bastante pois o pigmento costuma ficar armazenado no fundo do frasco. Às vezes, ele fica parado por longos períodos nas prateleiras das lojas. Agite intensamente. Na lata de tinta que você escolheu vá adicionando, aos poucos, o corante até que atinja a cor desejada.

Com certeza, lixar é a parte mais trabalhosa de pintar parede escura de branco ou uma cor clara. Porém, antes mesmo de iniciar esse processo, com a ajuda de uma espátula, raspe a parede e solte o restante de tinta, gerando uma melhor aderência para a nova tinta.

Para isso, você vai precisar adicionar maiores quantidades de branco à mistura padrão de cinza (criada com preto e branco). Dessa forma, quanto mais branco você adicionar, o tom de cinza vai ficar mais semelhante ao branco puro. Por outro lado, se você adicionar mais tinta preta, criará um cinza mais escuro.

O tom exato da cor secundária que você cria depende de qual vermelho, azul ou amarelo você usa (claro ou escuro) e das proporções usadas. Se você misturar três cores primárias, você criará o preto.

“Dá maior resistência à cor, contra agentes como vento e chuva; também é importante misturar cola branca PVA à tinta, que estabiliza a liga da cal com o pigmento”, explica. Para manipular todos esses materiais, é indicado usar máscara de proteção, óculos e luvas látex.

Esprema uma pequena quantidade de tinta preta ao lado da tinta azul na paleta. Coloque-a ao lado da azul (e não em cima) para misturar aos poucos o preto e ter mais controle sobre a nova matiz. Usando um pincel, puxe uma pequena quantidade da tinta preta na azul.

Para a lata de 18L, são 7,5 bisnagas de 50ml. Indicado para tingir tintas Látex PVA ou Acrílica.

Azul claro: misture branco à cor azul.

Essa cor recebe o nome de “Jane's Grey”. É um tom de cinza frio que podemos deixar bem escuro usando pouca água na mistura.

A cor da mistura de preto e marrom é cinza-escuro.

Significado da cor Preta
O preto é a cor mais poderosa e neutra. Tende a ser associada à elegância e força. Assim como o violeta, essa cor transmite a sensação de mistério, além de ser relacionada ao medo, curiosidade e, algumas vezes, memória emocional. Além disso, é considerado um tom masculino e impessoal.

Apesar de acharem que o preto significa energias negativas, ele traz independência e a tomada de decisão. Além disso, absorve proteção, misticismo e tudo que é oculto, essas são algumas das características que a cor preta reserva para nós.

É neste dualismo que se expressa a cor preta que remete para a ausência de luz e, simbolicamente, de esperança na salvação. Mas é também a cor que indica o resultado da punição de Deus cuja justiça envia os descrentes e os pecadores para a eterna condenação, marcando-os com o sinal punitivo da cor preta.

Vermelho e azul resultam em roxo, vermelho e amarelo resultam em laranja e amarelo com azul produzem verde. O tom será determinado pelas proporções ou relações de uma das cores primárias que você usa na mistura. A partir daqui, você pode começar a misturar cores secundárias e primárias para criar cores terciárias.

A resposta para ambas indagações é sim, é possível! Mas é preciso que se faça todo o processo de forma inteligente, fácil e prática, uma vez que é comum o fato das pessoas iniciarem o processo de retirar a tinta da parede, e desistirem no meio do caminho.