Como tratar a dermatite bolhosa?

Perguntado por: odamasio . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.2 / 5 8 votos

Medicamentos anti-inflamatórios podem ser indicados para amenizar a dor. Além disso, é preciso fazer curativos diários nas feridas para mantê-las limpas, evitando infecções e colaborando para a cicatrização das lesões.

O melhor tratamento para a alergia de pele depende do caso e deve ser recomendado por um médico. Os casos mais graves são comumente tratados com anti-histamínicos como a desloratadina e ebastina, ou com corticoides como a hidrocortisona e mometasona.

A dermatose bolhosa por IgA linear é uma doença autoimune rara, de evolução crônica, pouco frequente na prática médica. Prurido intenso e lesões inestéticas afetam a qualidade de vida dos pacientes acometidos.

Nos casos em que as bolhas formam lesões, a Membrana Regeneradora Porosa Membracel é bastante indicada, pois acelera a cicatrização da pele.

O clima seco e frio pode desidratar a pele, deixando-a mais suscetível a irritações e coceiras. Já o clima úmido e quente pode aumentar a transpiração e o acúmulo de umidade na pele, levando ao surgimento de erupções cutâneas. Além disso, mudanças bruscas de temperatura também podem agravar a dermatite atópica.

Complicações da dermatite atópica
Coçar e esfregar a pele pode lesioná-la, permitindo a passagem de bactérias que provocam infecções da pele, dos tecidos abaixo da pele e dos linfonodos circundantes. Também pode haver inflamação e descamação disseminadas da pele.

Use pomadas (como vaselina), cremes ou loções de duas a três vezes ao dia. Os hidratantes não devem ter álcool, perfumes, fragrâncias, corantes ou outras substâncias químicas. Um umidificador em casa também pode ajudar. Evite banhos muito quentes e demorados, não use sabonetes direto na pele lesionada.

Hidrate: assim como no caso dos calos, manter os pés hidratados ajuda a evitar e tratar as bolhas. Estoure a bolha: apenas em último caso, e se a bolha for muito grande e dolorosa. Faça isso com uma agulha esterilizada, higienize a área e não remova a pele da região.

Use vaselina ou Vick Vaporub entre os dedos ou em locais que você percebe que são mais sensíveis à formação de bolhas. Esses produtos “escorregam” e diminuem o atrito da meia contra a pele e entre os dedos; uma alternativa eficiente.

Se a sua bolha estiver rasgada ou a soltar-se: Aplique antisséptico na sua bolha para prevenir infeções. Se não tiver acesso a um antisséptico, pelo menos lave a bolha com solução salina (água salgada) ou água corrente limpa. Uma vez feito isto, a melhor estratégia é cobrir a bolha drenada com um curativo limpo.

A doença não tem cura e não é transmissível.
Ao longo dos últimos meses, o Ministério da Saúde identificou a necessidade de organizar e aprimorar a linha de cuidado hoje disponível para atender os pacientes com epidermólise bolhosa nos serviços públicos de saúde.

Hidrate: assim como no caso dos calos, manter os pés hidratados ajuda a evitar e tratar as bolhas. Estoure a bolha: apenas em último caso, e se a bolha for muito grande e dolorosa. Faça isso com uma agulha esterilizada, higienize a área e não remova a pele da região.

Os estafilococos causam o denominado impetigo bolhoso, apresentando bolhas grandes, de parede muito fina. Quando estas se rompem, a região afetada fica vermelha, inflamada e com aspecto úmido.

Quais são os principais sinais que cada um dos problemas apresenta? Dermatite atópica: muita coceira, ressecamento, risco de infecção e agravamento do quadro. é mais comum nas regiões de dobras, como no cotovelo e joelho. Micose: é uma lesão arredondada que tem bordas e vai crescendo de dentro para fora.

O maior problema de não se tratar a dermatite é que assim ela pode se tornar cada vez mais intensa e persistente. “No caso das dermatites de contato, podem ocorrer manifestações respiratórias após sucessivos episódios de contato com as substâncias que as provocam.

A dermatite de contato alérgica pode demorar várias semanas para desaparecer, depois que as pessoas não são mais expostas ao alérgeno. A dermatite de contato irritante geralmente se resolve mais rapidamente. Depois que as pessoas reagem a uma substância, elas geralmente reagirão pelo resto da vida.

– Algumas pessoas que sofrem de dermatite atópica são alérgicas a determinados alimentos como, leite, ovos, trigo, soja. Evitar o consumo desses itens pode ajudar; – Evitar as substâncias irritantes. Elas são encontradas em detergentes, cosméticos, álcool, perfumes.

“Não há cura definitiva no que se refere à nutrição, mas sabe-se que alimentos alergênicos, como leite, glúten, aditivos alimentares, trigo, soja, frutos do mar (camarão, ostra), ovos, amendoim, e carne de porco são responsáveis pelos sinais da dermatite atópica.

Os sintomas típicos incluem erupção cutânea avermelhada com coceira, escamação, feridas abertas, exsudação e crostas. O diagnóstico é geralmente baseado nos sintomas e confirmado por resultados de testes cutâneos ou amostras de pele ou pela presença de medicamentos suspeitos ou produtos irritantes.