Como tratar Anterolistese?

Perguntado por: epaz . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

Anterolistese, ou também, espondilolistese possui diferentes tipos de tratamentos, que irão variar a depender do quadro. As possibilidades gerais de tratamento são: Medicamentosos: principalmente em espondilolistese grau 1 e 2, o tratamento é realizado apenas com analgésicos, anti-inflamatórios e corticoides.

O método Pilates se mostrou eficiente no aumento da força da musculatura abdominal e paravertebral, melhora da flexibilidade da cadeia posterior e diminuição da dor na coluna lombar em um paciente com espondilolistese traumática de L4-L5, sendo uma alternativa para o tratamento conservador, em casos com quadro estável.

Anterolistese vertebral significa o escorregamento de uma vértebra para a frente da coluna em relação à vértebra posicionada em baixo dela. Grau 1 significa um pequeno deslizamento vertebral. E esta situação pode ser estável ou instável. A anterolistese é um tipo de espondilolistese (deslizamento de vértebra).

Espondilolistese, também conhecido por anterolistese, é o deslizamento vertebral da coluna. O que ocorre, literalmente, é o deslizamento ou então escorregamento de uma vértebra sobre outra, causando uma saliência na coluna.

A Espondilolistes é uma condição que acontece quando uma vértebra escorrega para a frente sobre a vértebra abaixo dela. Como consequência, o paciente pode sentir dores intensas e frequentes nas costas e desenvolver desvios de postura.

Porém, alguns exercícios são contraindicados para a espondilolistese. Dependendo do grau e local afetado, exercícios de hiperextensão, torção, flexão da coluna podem piorar o quadro, levando a um deslizamento maior da vértebra.

Quem tem espondilolistese pode fazer caminhada? Sim, a espondilolistese não é uma contra-indicação para prática de caminhada.

Médico Reumatologista
O reumatologista trata as doenças inflamatórias nas articulações, nos músculos, ossos, tendões e bursas.

Tratamento de espondilolistese
É recomendado dormir em uma posição confortável, em um colchão mediano. Pessoas que dormem de costas podem colocar um travesseiro embaixo dos joelhos.

Os exercícios de extensão da coluna são terapêuticos em alguns casos, porém não devem ser realizados quando agravam os sintomas dolorosos, no caso de hérnias discais volumosas ou extrusas, estenose vertebral, espondilolistese, entre outras (CAILLIET, 2001).

A 3ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) reconheceu, de forma unânime, o direito à aposentadoria por invalidez para uma trabalhadora rural diagnosticada com espondilolistese na coluna, doença que a incapacitou totalmente para atividades laborais no campo.

A espondilolistese é o deslizamento de duas vértebras da coluna, uma sobre a outra. Geralmente esse deslocamento ocorre para frente, sendo chamado de retrolistese, ou para trás, conhecido como anterolistese.

Durante a crise, o repouso relativo, aplicação de compressas quentes no local e uso de medicações para o controle da dor (analgésicos e anti-inflamatórios) podem melhorar os sintomas rapidamente. Alongamentos e massagens também podem ajudar a aliviar a dor lombar.

A região L5-S1 é a junção entre a coluna lombar e a região sacral, e é uma área comum de problemas na coluna vertebral, incluindo hérnia de disco e estenose espinhal.

A localização mais comum da hérnia de disco lombar é no disco que fica entre a quarta e quinta vértebra lombar (L4/L5) e no disco que fica entre a quinta vértebra e o sacro (L5/S1).