Como tratar o diafragma?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

O tratamento para a hérnia diafragmática é sempre cirúrgico. O procedimento, realizado com anestesia geral, tem o objetivo de reposicionar os órgãos na cavidade abdominal e fechar o orifício do músculo diafragma.

As doenças frênicas são incomuns, sendo as mais frequentes a paralisia diafragmática – de causas iatrogênicas ou neoplásicas; a eventração diafragmática (ED ) – de natureza congênita ou adquirida; as neoplasias primárias ou metastáticas e as hérnias diafragmáticas – congênitas ou adquiridas.

Ela surge quando a musculatura começa a apresentar defeitos. Nessa anormalidade a sua musculatura adquire um aspecto flácido e facilita que os órgãos do abdômen se movam para a cavidade do tórax.

Radiografia de tórax
As radiografias fornecem imagens das estruturas internas do tórax e daquelas em torno deste e são mais úteis para a identificação de anormalidades do coração, do parênquima pulmonar, da pleura, da parede torácica, do diafragma, do mediastino e do hilo.

O diafragma é um importante estabilizador do tronco. Quando ele é muito exigido, por uma frequência respiratória alta (dificuldade na respiração) ou por carregar pesos por tempos prolongados, o diafragma entra em fadiga, prejudicando a mecânica da coluna lombar, podendo ser uma possível causa da dor lombar.

O cirurgião torácico é o profissional que trata as doenças que afetam o tórax e o aparelho respiratório. A cirurgia torácica é uma especialidade médica que compreende as doenças que acometem o tórax e o sistema respiratório.

Para aliviar a dor da fisgada na lateral do abdômen, o ideal é adequar o tipo e a intensidade de treino, evitar esforço superior à capacidade física e se alimentar antes do exercício com comidas leves, dando o intervalo da digestão, para evitar a compressão do diagragma2.

Veja algumas dicas que podem ajudar:

  1. Pare de se exercitar assim que notar as pontadas pela primeira vez. ...
  2. Tente massagear suavemente com os dedos a área onde você sente dor. ...
  3. Altere seu padrão de respiração. ...
  4. Tente mudar seu padrão de respiração e caminhada. ...
  5. Tente alongar a área da dor.

A fraqueza da musculatura diafragmática pode estar relacionada com diversos fatores, como má postura (hipercifose), respiração incorreta, formato anatômico da caixa torácica, patologias neurológicas degenerativas ou até mesmo traumas na região abdominal ou medular2.

O diafragma se eleva e as costelas abaixam, diminuindo o volume da caixa torácica, o que aumenta a pressão interna e força a saída do ar.

Principais Causas
A teoria mais aceita é a redução do aporte de sangue que chega ao diafragma, causando uma fadiga precoce nele e, consequentemente, a dor local”, diz Diego Leite de Barros, fisiologista do Hospital do Coração em São Paulo – HCor e diretor da DLB Assessoria Esportiva.

O nervo frênico controla o diafragma que se move com a respiração. O diafragma paralisado causa dificuldade respiratória, movimentos assimétricos do tórax durante a respiração, além de frequentes infecções pulmonares.

fígado

No abdome, o fígado do fica do lado direito, na parte superior do abdome, logo abaixo do diafragma. No lado esquerdo, está o estômago, que se liga ao intestino delgado. Cada vez que o diafragma desce, quando o ar entra nos pulmões e o pressiona para baixo, o estômago e o fígado são levemente comprimidos.

As causas da Hérnia Diafragmática Congênita (HDC) ainda são desconhecida, mas estudos sugerem que entre 10% e 15% dos casos distúrbios genéticos ou cromossômicos podem provocar a malformação. As doenças genéticas são geralmente monogênicas. Ou seja, causadas por um único gene, que pode ser dominante ou recessivo.