Como um líder lidera?

Perguntado por: udamasio6 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
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A pessoa líder precisa ter muito claro a visão, missão e valores da empresa, além da cultura organizacional, porque ela precisa ser exemplo da cultura. Isso é importante para ajudar a mantê-la no dia a dia do time e, consequentemente, contribuir para a manutenção de um ambiente organizacional harmônico.

Um líder precisa saber oferecer informações relevantes ao trabalho de forma que sua equipe entenda qual a importância do que está sendo realizado. Líderes sabem também que conflitos existem em qualquer equipe e que saber mediá-los, de forma saudável, faz parte da vida organizacional.

Um líder de equipe dá orientação e instruções a um grupo de trabalho sobre um projeto ou portfólio de projetos. Os líderes estão a cargo de delegar o trabalho, supervisionar o progresso rumo às metas e assessorar os membros da equipe conforme necessário.

“A maior habilidade de um líder é desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns”. A frase é do famoso Presidente dos EUA, Abraham Lincoln, mas aplicável à realidade de hoje em qualquer empresa.

Neste perfil, costuma-se definir padrões elevados de desempenho. “Mais com menos” é a regra de ouro, e por essa característica aqueles que não correspondem à expectativa são substituídos por pessoas que correspondam. Simples assim. Você pode pensar: “Essa abordagem melhora os resultados, então ótimo!”.

O que um líder deve fazer para motivar a equipe?

  1. Esteja disposto a ouvir o que seus colaboradores têm a dizer. É muito importante que você pratique a política de portas abertas e mostre-se disponível para ouvir o que os colaboradores têm a dizer. ...
  2. Implemente a cultura do feedback. ...
  3. Desafie os colaboradores.

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  • Hábito 1: Seja Proativo.
  • Hábito 2: Comece Com o Objetivo em Mente.
  • Hábito 3: Faça Primeiro o Mais Importante.
  • Hábito 4: Pense Ganha-Ganha.
  • Hábito 5: Procure Primeiro Compreender, Depois ser Compreendido.
  • Hábito 6: Crie Sinergia.
  • Hábito 7: Afine o Instrumento.

Entre as principais qualidades de um líder, está a capacidade de resolver problemas. Devido a isso, o profissional que assume esse papel dentro da empresa deve ter muito conhecimento, experiência na área de atuação e criatividade para encontrar saídas viáveis às eventuais adversidades que surgirem.

Líder é Modelo: Não deve falar que mais tarde vejo isso
Talvez essa seja a frase que mais incomode ou irrite os liderados. Quando o líder quer algo ele quer para ontem e quando o liderado pede algo, o líder diz que vai ver depois. Muitas vezes o líder fica vendo a mais de meses até cair no esquecimento.

Através dessa lista, é possível apresentar três pilares fundamentais para desenvolver uma boa liderança: organização, comunicação e transmissão.

Principais características de um líder

  1. Passar segurança aos subordinados. ...
  2. Tomar decisões. ...
  3. Ser claro quanto às expectativas. ...
  4. Desafiar a equipe. ...
  5. Dar bom exemplo. ...
  6. Reconhecer e recompensar bom desempenho. ...
  7. Dar feedback. ...
  8. Saber usar o talento de seus colaboradores.

Vamos saber um pouco mais sobre cada um.

  • 1 – O Líder Coach.
  • 2 – Accountability.
  • 3 – Solitude.
  • 4 – A importância das Gerações.

O líder é aquele que guia o grupo, garantindo sua motivação e segurança para tomar decisões. Nesse sentindo, a liderança pode ser entendida como a habilidade de abrir caminhos, ser exemplo, motivar e incentivar o desenvolvimento e a autonomia. Por esse motivo, ser líder é mais do que ocupar uma posição de gestão.

Então, quais são as responsabilidades de um líder?

  • Ensinar valores. Os líderes carregam consigo os valores que a empresa transmite e, com isso, precisam propagá-los para que a equipe também fique por dentro e incorpore esses valores no dia a dia laboral. ...
  • Acompanhar o desempenho. ...
  • Desenvolver a equipe. ...
  • Dar feedbacks ao time.

O líder é a pessoa que tem a habilidade de motivar e de influenciar os liderados, agindo de forma ética e positiva, de modo que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização sempre explorando de cada membro da equipe os seus pontos fortes.

Afinal, como liderar uma equipe?

  1. 1 – Conheça você e a empresa. ...
  2. 2 – Compartilhe suas habilidades. ...
  3. 3 – Valorize e pratique a transparência. ...
  4. 4 – Ter 1:1 mensalmente. ...
  5. 5 – Reconheça um ótimo trabalho. ...
  6. 6 – Aprenda a delegar.

Por isso, pode-se dizer que a liderança de exemplo é aquela que toma a frente e mostra aos seus liderados o que é esperado deles, para só então exigir. E não se engane pensando que isso só vale para a obstinação ao cumprir metas.

Como comunicar com a equipe?

  1. Ter um discurso inspirador. Quando falamos com as pessoas, é natural que haja reações. ...
  2. Saber escutar. Engana-se quem acha que um bom comunicador é aquele que apenas fala bem. ...
  3. Compartilhar valores. Toda empresa tem valores a serem compartilhados. ...
  4. Mostrar presença. ...
  5. Ser autêntico.
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