Como uma pessoa com baixa visão enxerga?

Perguntado por: aarruda3 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Esse resíduo visual nada mais é que uma pouca visão. Ela pode ver luz, escuridão, alguns obstáculos, alguns objetos, fazer leituras sem usar o sistema braille, não usar bengala pra se locomover e precisar apesar de recursos como textos ampliados, lupas variadas e óculos com lentes especiais.

§ 2º Considera-se baixa visão ou visão subnormal, quando o valor da acuidade visual corrigida no melhor olho é menor do que 0,3 e maior ou igual a 0,05 ou seu campo visual é menor do que 20º no melhor olho com a melhor correção óptica (categorias 1 e 2 de graus de comprometimento visual do CID 10) e considera-se ...

Na medicina, uma pessoa é considerada cega se corresponde a um dos critérios seguintes: a visão corrigida do melhor dos seus olhos é de 20/200 ou menos, isto é, se ela pode ver a 20 pés (6 metros) o que uma pessoa de visão normal pode ver a 200 pés (60 metros), ou se o diâmetro mais largo do seu campo visual subentende ...

Pessoas com baixa visão possuem limitação severa de visualidade e dificuldades de enxergar, mas ainda assim, possuem resíduo visual. Entretanto, muitas vezes precisam do suporte da bengala e do cão-guia para se locomover e também do apoio de tecnologias assistivas para terem independência e autonomia plena.

Há diversos problemas que podem ocasionar a perda total ou parcial da visão, entre eles, pode-se destacar a catarata, o glaucoma, a retinopatia diabética ou congênita. De modo geral, as pessoas com deficiência visual lidam com uma variedade enorme de obstáculos para alcançar seus objetivos.

a baixa visão, por assim dizer, é uma condição intermediária entre a cegueira e a possibilidade de enxergar completamente. A baixa visão se apresenta de maneiras muito diferentes. As pessoas com essa condição não enxergam com a mesma intensidade nem têm a mesma percepção.

A pessoa com visão monocular pode solicitar a aposentadoria da pessoa com deficiência, que é um benefício concedido pelo INSS para os segurados da Previdência Social. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a visão monocular é considerada quando a pessoa tem igual ou inferior a 20% da sua visão comprometida.

A visão 20/20 é considerada como a visão normal. Essa fração significa que, a uma distância de 20 pés, o paciente consegue enxergar a linha 20 ou até menores.

Assim, de acordo com a OMS a baixa visão é classificada da seguinte forma: 20/30 a 20/60: leve perda de visão ou próximo da visão normal. 20/70 a 20/160: baixa visão moderada.

Na verdade, pessoas cegas não enxergam nada (claro, se falarmos daquelas que possuem perda total da visão). É comum pessoas não cegas acharem que cegos enxergam “tudo preto”. Mas a verdade é que “ver” a cor preta só é possível por conta de um estímulo visual e pessoas cegas não possuem estímulo visual algum.

Os tipos mais comuns de baixa visão são:

  • Perda de visão central (não ser capaz de ver as coisas no centro de sua visão)
  • Perda de visão periférica (não ser capaz de ver as coisas com o canto dos olhos)
  • Cegueira noturna (não ser capaz de ver com pouca luz)
  • Visão embaçada ou turva.

Cego: É considerado cego aquele que apresenta ausência total da visão. A visão é nula, e não é possível identificar obstáculos, movimentos, ou iluminação através de seu campo de visão.

e-Cidadania
ATUALMENTE, PESSOAS COM VISÃO SUBNORMAL, ACUIDADE VISUAL ENTRE 20/70 E 20/200 NÃO PODEM DIRIGIR (TIRAR CNH)NO BRASIL.

Baixa visão, também denominada visão subnormal, é uma perda de visão que não pode ser corrigida por óculos convencionais, lentes de contato, medicação ou cirurgia. Também pode ser descrita como qualquer grau de enfraquecimento visual que cause incapacidade funcional e diminua o desempenho visual.

CID H54: o que significa? O CID H54 indica que o paciente apresenta algum tipo de deficiência visual, em um ou nos dois olhos, com particularidades determinadas de acordo com a subcategoria.

Como há pouco conhecimento sobre a deficiência e o que ela envolve de fato, muitos profissionais ainda se surpreendem com a possibilidade de pessoas cegas e com baixa visão serem capazes de exercer suas funções na empresa como qualquer outra pessoa.

Se você tem 20 graus de miopia, mas consegue enxergar 100% com os óculos ou lente de contato, você não é deficiente visual. No entanto, se você tem cegueira monocular, ou seja, é cego de um olho, você é considerado deficiente no Brasil.

Uma pessoa com visão 20/40 tem 85% de acuidade visual e precisa de seis metros de distância para enxergar o que uma pessoa de visão normal enxergaria a 12 metros.