Como usar a pomada Stomahesive?

Perguntado por: ecorte . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

A pasta deve ser empregada em quaisquer dobras ou superfícies irregulares da pele até que seja obtida uma superfície uniforme. - Umedecer as pontas dos dedos para moldar a pasta Stomahesive®. - Deve-se esperar um minuto até que a pasta seque.

Quando apresentar assadura ao redor do estoma ou na pele devido extravasamento de fezes pode-se utilizar uma pomada a base de óxido de zinco, observando para não interferir na área de colagem da bolsa coletora (placa).

Aplique a barreira de pele, certificando-se de que ela se ajuste ao local onde a pele e o estoma se encontram. Verifique que não haja pele visível entre a barreira de pele e o estoma. Aplique pó para estoma a toda eventual pele exposta antes de aplicar o novo sistema de bolsa.

A limpeza da pele ao redor do estoma deve ser feita com água e seu sabonete, sem esfregar, nem usar esponjas. Usar somente a espuma do sabonete. 3. Sempre que puder exponha a pele ao redor do estoma ao sol da manhã (até as 10h), por 15 a 20 minutos.

Não deve ser aplicada diretamente sobre uma ferida aberta ou úlceras de pele. 3. Uma leve sensação de ardência pode ser sentida quando aplicada sobre pele irritada ou ferida.

Jogue o coletor usado no lixo. Limpe delicadamente a pele ao redor do estoma, com água corrente e sabão neutro, sem esfregar. Seque bem ao redor do estoma, sem esfregar, faça isto depois de secar o corpo. Recorte o coletor/bolsa conforme o tamanho do estoma recortando somente nos casos de coletor/bolsa de 1 peça.

Ao menor sinal de coceira ou desconforto na pele periestoma, faça a limpeza da região e troque a bolsa/placa por uma nova; Antes de colar a nova placa, assegure-se de que a pele está limpa e seca e, então, aplique uma camada uniforme do Spray de Barreira Vuelo.

Prolapso do estoma
O prolapso acontece quando parte do intestino fica para o fora do abdome. Isso pode acontecer por causa de uma fixação inadequada do estoma à parede abdominal durante a cirurgia. Isso pode ser tratado por meio do uso de um aparelho para acomodar essa porção do intestino.

O ideal é que este procedimento seja realizado durante o banho, pois facilita a retirada da bolsa. seu sabonete e água. Seque bem ao redor do estoma sem esfregar. Faça isso depois de secar o corpo.

Verdade: Quando a pele ao redor do estoma está irritada o paciente pode sentir dor e ter infecção no local. Por isso, a prevenção é a chave para manter a pele periestomal saudável.

Manter a pele sempre limpa e seca é a melhor forma de prevenir as assaduras. Outro recurso muito eficaz é a hidratação do local com cremes a base de petrolato, óxido de zinco e lanolina. Porém, quando a dermatite já estiver instalada, deve-se manter a área afetada bem limpa, seca e ventilada.

O objetivo é desviar as secreções intestinais, evitando que elas passem pelo local onde há o vazamento e permitindo, assim, a cicatrização do intestino. Geralmente, o uso das bolsas é temporário e exige uma nova cirurgia para ser retirada, em um período de 4 a 6 semanas após a cicatrização do órgão.

Se você costumava dormir voltado para o lado em que está a bolsa, tudo Ok, pois o próprio colchão vai ajudar a sustentá-la. Se você se volta para o lado oposto ao do estoma, basta colocar um travesseiro embaixo dela, para que ela não o acorde à medida que for enchendo e ficando mais pesada.

Esvazie a bolsa no vaso sanitário
Uma boa dica para evitar que respingue a água do vaso sanitário, você pode colocar um pedaço de papel higiênico dentro sob a água. Se as fezes estiverem menos consistentes ou líquidas, o conteúdo saíra com mais facilidade da bolsa.