Como usar bicarbonato na gengiva?

Perguntado por: aapolinario . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 17 votos

Para usar o bicarbonato de sódio, basta fazer uma pasta diluindo o pó em água. Em seguida aplique nas gengivas utilizando os dedos e, na sequência, lave cuidadosamente a boca e os dentes.

Para isso, é fundamental contar com a orientação de um profissional e realizar bochechos com a substância misturada em água. A ação deve acontecer rapidamente, cerca de duas vezes no dia. É importante que seja rápido para evitar que a abrasividade da mistura prejudique a saúde bucal.

Compressas frias ou quentes para reduzir a inflamação. Enxaguante bucal: pode ser feito com água e sal várias vezes ao dia. Mudanças alimentares: evitar alimentos duros que podem ferir a gengiva como biscoitos, cereais ou qualquer alimento duro ou com textura áspera.

Enxágue a boca com água salgada. O sal ajuda a reduzir o inchaço das gengivas e também alivia a dor. Experimente remédios anti-inflamatórios. Medicamentos de venda livre, como o ibuprofeno, podem ajudar a reduzir o inchaço e aliviar a dor.

Os resultados de um estudo mostraram que o uso de água e sal pode ser muito benéfico para inflamações na gengiva, como é o caso da gengivite. O sal é um antisséptico natural que pode ser dissolvido na água.

O bicabornato também pode atuar como um agente neutralizante, pois o seu pH é muito próximo a 7, que é o mais neutro. Ao entrar em contato com o dente, o bicabornato reduz a alcalinidade e a acidez, além de limpar resíduos dos dentes, auxiliando no hálito e em tratamentos como o de tártaro.

Ao usar o bicarbonato para limpar os dentes, por exemplo, é possível reduzir a alcalinidade e a acidez da cavidade bucal, o que contribui para remoção de resíduos indesejados dos dentes e tratamentos, como o de tártaro.

Caso aconteça um corte na gengiva, a odontologista indica como primeiro cuidado tentar estancar o sangramento. Evite também tocar na área machucada e não fazer bochecho. “Coloque uma gaze estéril sobre o corte e realize uma compressão por 5 minutos para conter o sangramento”, orienta ela.

ibuprofeno ou nimesulide, entre muitos outros), para ajudar a desinflamar ou “desinchar” a gengiva, permitindo também aliviar a dor.

O bicarbonato de sódio pode ser outra opção pouco comum, mas também pode ajudar muito a amenizar a dor de dente. A dica é simples: basta fazer bochechos com uma mistura de água e bicarbonato para diminuir — mesmo que um pouco — a intensidade da dor.

Molhe a escova de dentes, coloque bicarbonato de sódio nas cerdas e use-a para escovar os dentes. Deixe-o descansar por 10 a 15 minutos antes de enxaguar a boca. Escovar os dentes diariamente com bicarbonato de sódio ajudará a remover o tártaro e a clarear os dentes.

Depois de preparar o chá, deixe-o esfriar e com apenas três colheres deste chá faça bochechos e gargarejos duas vezes ao dia; A camomila é capaz de amenizar as dores, além de melhorar a circulação sanguínea nas regiões afetadas, amenizando assim a gengivite.

Para infecções dentárias, os dentistas muitas vezes prescrevem penicilina ou amoxicilina, segundo o Merck Manuals. E se você tem alergia à penicilina, a alternativa é a clindamicina.

Chá de camomila
Indicado para combater febre, dores de dente e ainda inflamações na gengiva, o chá de camomila é mais uma opção. Para fazer, inicialmente é importante ferver um pouco de água.

A maioria dos casos exige medicamentos como antibióticos para a infecção bacteriana, analgésico para o controle das dores, anticéptico bucal antifúngico e bactericida, e limpeza feita no consultório. “O tempo para tratar varia de acordo com o caso e se o paciente segue os cuidados corretamente.