Como usar naftalina para espantar gatos?

Perguntado por: rcorte2 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Não jogue fora velhas bolas de naftalina. Espalhe-os pelos jardins e canteiros de flores para manter gatos, cães e roedores longe. Os animais odeiam o cheiro!

Não use naftalina para afastar os gatos porque é um produto muito tóxico, não só para eles, mas também para as pessoas (sobretudo se você tem filhos pequenos).

Coloque, no máximo, uma bolinha de naftalina em cada cômodo da casa. Se forem cômodos muito próximos uns dos outros e pequenos, não coloque em todos. Confira na embalagem do produto as recomendações sobre a quantidade segura a usar em cada local da casa.

Sintomas e consequências da intoxicação com naftalina: - Irritação nos olhos, na pele e no aparelho respiratório. - Fortes dores de cabeça, confusão mental e lesões no fígado e nos rins. - A exposição prolongada ao produto pode aumentar o risco de cataratas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) concluiu que a existência de naftalina nos espaços fechados pode ter efeitos na saúde humana, podendo mesmo causar cancro, aconselhando que se bana esta substância poluente de casas e locais de trabalho.

Cascas de frutas
Os bichanos, entretanto, não são fãs dessas delícias. Os cheiros cítricos costumam afastar os bichanos, por isso, cascas de laranja, limão ou tangerina no acesso ao quintal podem ajudar a mantê-lo longe.

Entre as mais eficientes, podemos destacar o alecrim, a alfazema e o capim-limão, Outros repelentes: há outros itens naturais que também têm o poder de espantar gatos! O melhor é que eles são facilmente encontrados em qualquer casa. Vinagre, borra de café e tabaco são exemplos de repelentes naturais.

O ideal, neste caso, é usar o vinagre de vinho branco ou de álcool, que não possuem corantes e aromas, podendo também ser usados em tecidos. No caso de superfícies lisas, misture meia xícara de vinagre com meia de álcool e espalhe sobre o local, deixando agir por 5 minutos.

Caso um gato entre em contato ou ingira naftalina ele pode sofrer alterações no sistema nervoso e no fígado. Também pode causar irritação da pele e dos olhos do ronrom. Para evitar esses problemas não utilize naftalina e sim sachês naturais de plantas aromáticas e cravos, por exemplo.

A naftalina e os venenos podem aguçar a curiosidade do animal, que pode acabar ingerindo esses produtos e sofrer dores estomacais, podendo até vir a óbito. Sejam as tintas para parede, pintura em tela e até guache, é preciso ter atenção e manter os felinos longe.

Em geral, os gatos gostam da maioria das flores e outras plantas. Entretanto, algumas delas têm aromas que eles detestam, como lavanda, tomilho, alecrim e gerânio. Aliás, plantas como antúrio, violeta e lírios são tóxicas para esses felinos e, por isso, devem ser mantidas longe deles.

Além do uso para conservação de roupas, ao espantar traças, baratas e outros insetos, é possível usar como um desinfetante caseiro. Isso mesmo! É uma mistura de água, naftalina, vinagre de álcool, álcool 46%, bicarbonato de sódio e detergente.

Em chuvas fortes, a naftalina pode facilmente se misturar à água e contaminar as águas, prejudicando os animais aquáticos e nós mesmos. Mesmo que você deixe a naftalina na sua horta que nem você, nem crianças e nem animais vão, você ainda poderá ter problemas.

- Dissolva o Bicarbonato de sódio e o vinagre na água; - Coloque a solução no frasco; - Mergulhe as bolinhas de naftalina na solução e observe. Ao redor das bolinhas de naftalina forma-se uma camada de pequenas bolhas.

Sua duração é aproximadamente 30 dias. É muito utilizada como repelente a traças e outros insetos rasteiros em armários, estantes, gavetas, guarda-roupas, malas, etc…

Para combater traças e baratas, era comum colocar algumas bolinhas de naftalina no guarda-roupa. Com o passar do tempo, essas bolinhas diminuíam de tamanho. Esse fenômeno é uma mudança de estado físico chamada de: Solidificação.

A naftalina só funciona devido aos gases liberados no ar, que são capazes de combater as pragas mas que também fazem mal aos seres humanos. Quando abrimos as embalagens e largamos as bolinhas de naftalina no armário, elas ficam em seu estado mais perigoso pois liberam muitos gases, que podem afetar a saúde das pessoas.