Como usar o alho como anticoagulante?

Perguntado por: ireal2 . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

Ingerir alho cru ou em cápsulas, potencializa o efeito anticoagulante do sangue, contribuindo para a sua fluidez – algo que é extremamente benéfico, mas também pode ter um efeito prejudicial na saúde de quem o consome.

Comer alho cru todos os dias faz mal? De acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, uma pessoa saudável pode consumir até quatro dentes de alho a cada dia, sendo que o ideal é que a soma do peso dos 4 dentes de alho não ultrapasse 4 gramas.

O alho pode ser usado para reforçar o sistema imunológico, mas o ideal é ter a orientação do médico ou do farmacêutico. O excesso também é contraindicado para quem já toma anticoagulantes.

O alho é conhecido como antibacteriano, adstringente e estimulante. Ajuda o sistema imunológico e, combinado ao mel e ao limão, combate os sintomas da gripe. Você também pode misturar o alho amassado com o mel para limpar as artérias, consumindo uma colher de sopa por dia ou três colheres de chá três vezes ao dia.

O alho promove a boa circulação, tornando o sangue mais fluido, e evita obstruções nas paredes das veias e artérias, uma das principais causas de infartos e derrames cerebrais.

O tratamento da trombose venosa profunda geralmente envolve medicamentos anticoagulantes como a heparina ou varfarina e, nos casos mais graves, cirurgia, devendo ser iniciado assim que possível para evitar complicações como a embolia pulmonar.

2 - Água de alho
O ideal é consumir esta água em jejum para ajudar a limpar o intestino e reduzir o colesterol.

Estudos recentes indicam ainda que, ao consumir quatro dentes de alho por dia, podemos evitar várias doenças.

Não existem evidências científicas de que o alho possa prejudicar o funcionamento dos rins.

O alho é um dos mais poderosos remédios naturais. Ele tem ação antibiótica, anti-inflamatória, antimicrobiana, antiasmática, antioxidante, anticancerígena, entre outras, além de ser protetor cardiovascular. Ainda não acabou. Estudos comprovam a sua eficácia em câncer da mama e da próstata.

Especialistas indicam se é melhor consumir em jejum, se o ideal é tomar morna ou gelada e dão a receita de como melhorar o sabor. A água com alho é uma boa opção para quem deseja aproveitar os benefícios do alho, que ajuda a combater infecções e controlar colesterol e pressão alta, entre outras propriedades.

Não há nenhuma recomendação de restrição de ovos durante o tratamento com Varfarina. Como nenhum alimento deve ser recomendado ou proibido sem que seja feita uma análise individualizada do seu quadro completo, procure um nutricionista antes de fazer qualquer dieta ou restrição.

Assim, apesar de haver relatos de leve efeito anticoagulante pelo limão, isso não interfere com a ação dos anticoagulantes, portanto a ingestão de suco de limão é liberada.

As soluções caseiras são:

  • Chá de cavalinha. Um bom remédio caseiro para aterosclerose é a infusão de cavalinha pois ela ajuda a remover as placas de gordura e melhorar a circulação sanguínea. ...
  • Água de berinjela com limão. ...
  • Chá de ervas.

Além disso, alguns tratamentos naturais podem ajudar limpar as artérias. Este remédio depurativo à base de alho, limão e gengibre é recomendado não só para prevenir problemas de saúde, mas também para limpar as artérias uma vez por ano.

Como utilizar o alho para proteger o coração
Para proteger o coração, deve-se dar preferência à utilização de alho fresco, que pode ser adicionado como tempero de preparações culinárias, colocado na água ou tomado na forma de chá.

Os resultados confirmaram que a vitamina K2 MenaQ7 não só inibiu o enrijecimento relacionado com a idade das paredes da artéria, mas também melhorou significativamente e estatisticamente sem precedentes a elasticidade vascular.

A alicina apresenta diversas propriedades funcionais, como prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares, arterosclerose, melhoras no perfil lipídico, trombose, diabetes e hipertensão, além propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas, podendo ser uma boa aliada contra gripes e infecções por fungos, ...

Ovo não está contra-indicado em quem tem trombose venosa profunda e está realizando tratamento com Xarelto.

Um ótimo remédio caseiro para trombose é o chá de ginkgo pois esta planta medicinal possui propriedades estimulantes da circulação sanguínea e anti-trombóticas. Esse tratamento caseiro não substitui o tratamento medicamentoso quando for prescrito pelo médico.