Como usar o Riohex 2%?

Perguntado por: esampaio3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Posicione a válvula em direção a área afetada, mantendo uma distância de 5 a 10 cm do local ferido. Pressione 2 a 3 vezes, ou conforme a extensão do ferimento. Aplicar o produto de 3 a 4 vezes ao dia. Se necessário, pode-se cobrir a área afetada com gaze ou outros curativos.

Riohex 0,2 é uma solução aquosa de higienização diária da pele. Contendo ingredientes atuantes nas situações que exigem complementação do asseio corporal, confere suavidade na aplicação diária.

A clorexidina aquosa 0,2% riohex dermo suave é uma solução antisséptica tópica de higienização diária da pele íntegra. Contém ingredientes atuantes nas situações que exigem complementação da higiene corporal, confere sensação suave na pele em sua aplicação diária.

Não se deve usar clorexidina em feridas. A composição é agressiva ao leito da ferida! Para limpeza das feridas utilizamos apenas soro fisiológico e com cuidado para que o jato não seja feito com muita força e possa lesar os possíveis tecidos de granulação em formação.

Caso queira usar um antisséptico, aqueles à base de iodopovidona e a clorexidina são os mais recomendados, pois atuam contra múltiplos microrganismos e não interferem no processo de cicatrização.

Para realizar assepsia intra oral é recomendada a clorexidina 0,12% ou no máximo 0,2%. Valores acima desta recomendação representam risco de toxicidade. Clorexidina a 2% é recomendada para o uso extrabucal (por exemplo, para a higienização dos lábios e pele em procedimento cirúrgico)(1).

Massagear a pelagem para melhor penetração na pele. Deixar o produto agir de 5 a 10 minutos. Enxaguar corretamente o animal com água morna e limpa. Caso necessário, repetir a aplicação para uma melhor eficácia do produto.

O recomendado é que os pacientes façam bochechos duas vezes ao dia com 15 ml do produto de concentração 0,12% a 0,2%. O tempo ideal é de um minuto. Também é importante não fazê-los logo após a escovação, pois o creme dental pode diminuir a eficiência.

A Clorexidina com concentração de 0,12% pode ser indicada através de bochechos diários, duas vezes ao dia, por um minuto ou de acordo com cada caso. Contudo, evidências científicas mostram que o bochecho com a solução logo após a higiene oral pode não trazer resultados tão efetivos.

Pode ser utilizada para a desinfecção de feridas pequenas, leves e superficiais tanto em humanos como em cães. Contudo, o veterinário também pode prescrever clorexidina para problemas orais ou cutâneos.

Nesse caso, o ideal é optar por produtos de álcool com soluções hidratantes como glicerina, aloe vera ou vitamina E.

Realizar a anti-sepsia da pele com clorexidina alcóolica a 0,5%%, e/ou PVPI 10%.

Para que serve clorexidina gliconato 2%?
O Gliconato de Clorexidina solução a 2% é indicado para fazer a limpeza da pele do paciente, além das mãos do profissional antes de procedimentos invasivos como por exemplo: cirurgias.

Atua nas bactérias agredindo suas membranas citoplasmáticas, ocasionando o extravasamento do ácido nucleico e potássio, porém não apresenta eficácia contra os esporos, mas caso seja submetida a altas temperaturas pode apresentar efetividade (BAMBACE et al, 2003).

O especialista diz também que não se deve usar substâncias antissépticas, pois elas atrasam a cicatrização.

Lave a lesão com soro fisiológico 0,9% morno ou em temperatura ambiente ou com outro líquido específico para limpeza de feridas (como os com PHMB), aplicando-o em jatos. Faça também a limpeza manual da pele ao redor da ferida com gaze umedecida com soro fisiológico. Não seque o leito da ferida.

Os antissépticos são utilizados para evitar a proliferação e crescimento de microorganismos, como bactérias e fungos. Feridas e lesões ficam expostas, e é de suma importância mantê-las bem higienizadas e com um curativo bem feito.