Como usar senhor e senhora?

Perguntado por: onobrega3 . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Senhor é utilizado quando o tratamento se dirige a homens, senhora é utilizado quando o tratamento se dirige a mulheres casadas e senhorita é utilizado quando o tratamento se dirige a mulheres solteiras.

O uso dos pronomes de tratamento

  1. Os pronomes de tratamento costumam levar em conta os títulos ou qualidades das pessoas a quem nos dirigimos ou sobre quem falamos, como idade, cargo ocupado etc.,
  2. Na maioria dos pronomes de tratamento, utiliza-se a flexão no feminino, como em Vossa Alteza, Vossa Mercê, Vossa Eminência.

Vossa Senhoria ou Sua Senhoria? Emprega-se Vossa Senhoria quando se fala com a pessoa e Sua Senhoria quando se fala sobre a pessoa.

Vossa Excelência é o tratamento utilizado para as seguintes autoridades:

  1. Do Poder Executivo. Presidente da República. Vice-Presidente da República. ...
  2. Do Poder Legislativo. Presidente, Vice-Presidente e membros da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. ...
  3. Do Poder Judiciário. Presidente e membros do Supremo Tribunal Federal.

1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural).

Se por alguma razão for importante mencionar os dois gêneros, a forma clássica de fazê-lo é com parênteses: “Senhores(as) alunos(as)”.

Você: é utilizado em situações informais. Exemplo: “Você esqueceu de comprar pão para o lanche”. Senhor(a): geralmente é uma forma respeitosa de se referir a pessoas mais velhas ou então a alguém com quem não se tem muita intimidade.

Etimologia (origem da palavra senhora). Feminino de senhor.

Formas de tratamento: senhor, dona, dom. Deve-se usar as formas senhor e senhora apenas na reprodução de textos ou falas. Quando acompanhadas de nomes, essas formas devem ser abreviadas: sr. e sra.

Mediante o que nos ensina a gramática, quando a intenção do emissor fizer referência à segunda pessoa do singular, deve-se usar os pronomes “teu, tua, teus, tuas”. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Os pronomes “seu, sua, seus e suas” referem-se à terceira pessoa do singular, portanto “ele/ela”.

O que é Vossa senhoria:
Vossa senhoria é um pronome de tratamento formal utilizado na língua portuguesa para se referir às autoridades em geral. Normalmente, “vossa senhoria” costuma ser usado em comunicações formais, direcionado principalmente às autoridades ou em correspondências comerciais e oficiais.

1. Para as destinatárias ou destinatários arrolados nesta tabela cujo cargo deve ser colocado em destaque, o vocativo será composto por: Senhora ou Senhor + cargo.

Pronome de tratamento para Vereador
ª ou V.Sa. Abreviatura no plural: V.S.as ou V. Sas.

O decreto determina “ o único pronome de tratamento utilizado na comunicação com agentes públicos federais é “senhor” /”senhora”, independentemente do nível hierárquico, da natureza do cargo ou da função ou da ocasião.

O que é Ilmo.? Ilmo. é uma abreviação do pronome de tratamento "Ilustríssimo" utilizado em comunicações oficiais. Após o ano de 1991, foi dispensado o seu uso considerando-se suficiente à forma de tratamento "Senhor".

Para as militares do segmento feminino, devem ser usadas as seguintes regras: - manter a atual designação dos postos e das graduações, não variando o gênero, seja substantivo comum (capitão, major etc.) ou composto (terceiro-sargento, primeiro-sargento etc.) - a segundo-tenente Patrícia etc.

A expressão ambos os três está errada. Como a palavra ambos indica os dois, é incoerente o seu uso para outra quantidade que não dois: ambos os livros = os dois livros.