Como usar YEOU em espanhol?

Perguntado por: lteles8 . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

Em geral, usa-se a letra “y”. No entanto, devemos empregar a conjunção “e” no lugar de “y” quando a palavra seguinte começar por “i-” ou “hi-“. Atenção! A conjunção “e” não deve ser usada antes do ditongo “hie-“.

Perceba que só usamos “e” quando a palavra seguinte começa com “i” ou “hi”: hilo, hijo, interesante, etc. Seguem alguns exemplos de como utilizar estas combinações: Nunca uso aguja e hilo. Nunca uso agulha e linha.

Vamos para as 4 maneiras de pronunciar o “Y”, utilizando a palavrinha "PLAYA" como exemplo:

  1. com som de " i " - "plaia"
  2. com som de " dj " - "pladja"
  3. com som de " sh " - "plasha"
  4. com som de " j " - "plaja"

"eu sei!" em espanhol
¡ya lo sé!

tomar [tomando|tomado] {verbo transitivo}
Las autoridades deben tomar una decisión lo antes posible.

Saudações casuais e informais em espanhol
¡Hola, hola!

O a, como artigo, é uma palavra variável em género e número que, posta antes de um substantivo, o determina; como preposição, o a é uma palavra invariável que liga dois termos de uma frase e mostra a dependência existente entre ambos. Exemplo: a neta foi a casa do avô.

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral. Ufa, são muitas regras, não é mesmo?

A sequência em quanto, escrita de forma separada, interroga ou averigua, principalmente, a quantidade e o preço de alguma coisa:

  1. Em quanto tempo?
  2. Em quantos dias?
  3. Ficou em quanto?

“Tu” e “usted” são dois pronomes comuns no espanhol, mas você sabe quando usá-los? Confira esse texto para nunca mais esquecer a forma correta de usar. Ambos os termos são pronomes pessoais da segunda pessoa e significam você.

¡Estoy bien, gracias!

Hola, ¿qué tal?

Para pronunciar yo, existem quatro maneiras possíveis: /djô/, /iô/, /jô/ ou /xô/. Já o me, é um pronome pessoal átono, usado muitas vezes como complemento ou como parte de um verbo pronominal ou reflexivo. Em português, ele corresponde à mesma palavra: me.

Exceto no caso de regiões em que o “LL” é pronunciado com um som parecido com o nosso “LH” do português e que o “Y” não terá este som. Essas pessoas costumam pronunciar o “Y” de forma leve.

O fonema /v/ e /z/ não são pronunciados no espanhol. As letras w e k são mais comuns em palavras de língua estrangeira. A pronuncia de d e t só se apresentam com os fonemas /dj/ e /tj/ respetivamente.

São divididas em cinco tipos:

  • Conjunções aditivas.
  • Conjunções adversativas.
  • Conjunções alternativas.
  • Conjunções conclusivas.
  • Conjunções explicativas.

Conjunções causais introduzem orações que dão ideia de causa: que, porque, como, pois que, visto que, uma vez que, porquanto, já que, desde que. Exemplos de conjunções causais: Como fiquei doente, não pude ir à aula. Já que você não vai, também não vou.

As três conjugações do verbo em espanhol
Os verbos dividem-se em três grupos chamados de conjugações, que são identificadas mediante a terminação dos verbos em sua forma infinitiva, não conjugada. Cada uma das conjugações tem suas próprias flexões, mas, geralmente, a segunda e a terceira são bastante parecidas.

pensar [pensando|pensado] {verbo}
pensar [pensando|pensado] {v.} Detengámonos a pensar en los beneficios económicos de algo así.