Como vai estar o aquecimento global em 2050?

Perguntado por: omenezes . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Hoje o mundo libera aproximadamente 36 bilhões de toneladas de CO2 por ano. Caso o número se mantenha nos próximos 35 anos, é possível, diz os cientistas, que o oceano Ártico enfrente um verão totalmente sem gelo em 2050. Essa seria a 1ª vez em 125.000 anos, quando aconteceu o último período glacial.

Os cientistas descobriram ainda que no cenário de aquecimento mais provável de 3°C até 2100, as regiões tropicais e subtropicais experimentariam dias perigosamente quentes por um quarto a metade de cada ano até 2050 e na maior parte de cada ano até o final do século.

Para que o aquecimento do planeta não ultrapasse a marca de 1,5°C, as emissões globais devem chegar ao pico antes de 2025. Nos cinco próximos anos, até 2030, elas precisariam cair 43%.

O mundo será amplamente reflorestado, com cidades verdes, inteligentes e mais descentradas. Ecovilas autossustentáveis e integradas serão lar para mais de 50% da população mundial, com o restante das pessoas vivendo em smart & cibercities integradas e sustentáveis.

Em 2050, o Brasil será a 5ª maior economia do mundo na medição do PIB por Paridade do Poder de Compra. Em dólares constantes de 2016, o PIB per capita do Brasil sairá de US$ 3.135 para US$ 7.540 em 2050. O Vietnã será o país com maior crescimento até 2050.

Mudanças climáticas são a maior ameaça à saúde humana, afirma OMS. Eventos climáticos extremos ceifaram milhares de vidas nos últimos anos.

Nível do mar pode subir até 30 centímetros até 2050, segundo relatório interagências.

1800-1870- Nível de gás carbônico (CO 2 ) na atmosfera, como mais tarde medido nos núcleos de gelo antigo, é de cerca de 290 ppm (partes por milhão). Temperatura média mundial (1850-1870) era de cerca de 13,6° C.

Mundo tem até 2025 para reduzir as emissões de CO2 e impedir efeitos irreversíveis do aquecimento global, alerta relatório da ONU. A humanidade tem apenas três anos para frear as emissões de poluentes do efeito estufa e impedir consequências irreversíveis ao planeta desencadeadas pelo aquecimento global.

Manter o aquecimento global abaixo de 1,5 °C exige que as emissões parem de crescer até 2025, segundo os pesquisadores, e sejam reduzidas em 43% até o final da década. A forma mais eficaz de alcançar esse objetivo é gerar energia de fontes sustentáveis, como eólica e solar.

Entre 70% e 90% dos recifes de coral do mundo devem diminuir com um aquecimento global limitado a 1,5ºC. Para além disso, eles sofrerão "perdas mais extensas". Confrontados com o aumento das temperaturas, muitas plantas e animais irão se afastar em centenas de quilômetros de seus habitats naturais até o fim do século.

O Brasil vai se tornar a quarta maior economia do mundo até 2030, segundo projeção da consultoria britânica EIU (Economist Intelligence Unit). Atualmente, o país ocupa a sétima posição no ranking global, considerando o PIB (Produto Interno Bruto) medido em dólares.

O inverno de 2022 terá frio frequente, mas só 2 ou 3 massas polares vão efetivamente gerar situações de onda de frio no país. A tendência de neutralidade no centro e leste do Pacifico Equatorial, mas com características frias, vai facilitar a passagem de outras massas de ar frio sobre o Brasil ao longo do inverno.

Se os países cumprirem suas promessas mais recentes de reduzir as emissões até 2030, o planeta aquecerá em pelo menos 2,7ºC neste século, concluiu um relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

2022: Profissões 100% digitais passarão a existir
A robótica, a automação, a inteligência artificial substituirão completamente o ser humano em profissões técnicas e práticas, enquanto trabalhos criativos, que exijam pensamento crítico e relação com pessoas serão valorizados.

Chegando ao fim deste super-bizarro ano de 2020, aos poucos as coisas vão voltando ao normal. O retorno à rotina será mais lento em função dos estragos pós-pandemia. Por isso, o momento é de religar o otimismo e esperar anos melhores pela frente.

Popularização do carro autônomo, que não precisa de motorista; órgãos artificiais, que poderiam acabar com as filas dos transplantes; energias alternativas; viagens supersônicas.... Hoje, já temos vários avanços tecnológicos que estão sendo aprimorados.

A expectativa de vida em 2060 chegará a 81,2 anos (81 anos e dois meses), sendo 78 anos para os homens e 84,42 (84 anos e cinco meses) para as mulheres. Em 2008, a projeção divulgada pelo IBGE era mais otimista e calculava que em 2050 a expectativa de vida do brasileiro chegaria a 81,3 anos (81 anos e três meses).

Smartphones poderão ser implantados no corpo
Não pense nos smartphones implantáveis como um celular enorme acoplado ao seu braço, mas sim como pequenos chips capazes de se integrarem com facilidade a outros dispositivos.

Há milhares de anos o homem vem degradando a natureza, passo a passo, através de agressões como: as queimadas, as derrubadas de florestas, o desenvolvimento industrial que se tornou o principal responsável pela degradação da natureza e do meio ambiente.