Como vencer a insônia naturalmente?

Perguntado por: uduarte . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Veja alguns truques que podem te ajudar a tratar a falta de sono de forma natural.

  1. 1 – Monte o ambiente perfeito. ...
  2. 2 – Experimente exercícios de respiração. ...
  3. 3 – Faça um chá ...
  4. 4 – Use a alimentação como aliada contra a insônia. ...
  5. 5 – Se acordar no meio da noite, não fique na cama.

Tome um chá de camomila
Uma pesquisa mostrou que a bebida realmente tem efeito calmante, assim como os chás de maracujá e magnólia. Além disso, tomar uma bebida quente antes de ir para a cama tem o mesmo efeito de mudança de temperatura corporal que o banho quente, indicando para o cérebro que é hora de dormir.

Para tratar a insônia:

  • Deite-se de costas com os joelhos dobrados para poder alcançar os pés com as mãos.
  • Pegue um pé na mão e enrole os dedos dos pés.
  • Sinta a curva na planta do pé.
  • Aplique pressão firme e massageie este ponto por alguns minutos usando movimentos circulares ou para cima e para baixo.

E há uma grande variedade de remédios caseiros que prometem nos ajudar a pegar no sono sem recorrer a produtos farmacêuticos. Raiz de alcaçuz ou de valeriana; flor de camomila, de aveia ou de tília; folhas de tulsi, de alface ou de salsinha; casca de maçã ou aroma de lavanda...

6 passos para pegar no sono

  1. Diminua a luz do ambiente. Para começar, sente-se na beirada da cama e desligue o celular -a única luz que pode estar acesa nesse momento é a do abajur.
  2. Relaxe a face. ...
  3. Relaxe os ombros e braços. ...
  4. Relaxe as pernas. ...
  5. Esvazie a mente. ...
  6. Crie um cenário sereno.

Condições médicas - Transtornos primários do sono (apneia do sono e mioclonia noturna), dor, intoxicação ou abstinência de álcool e de drogas, tireotoxicose, dispneia, doenças neurológicas (Parkinson e Alzheimer), enfermidades médicas agudas ou crônicas (artrite, doença cardiovascular ou gastrintestinal, asma e doença ...

Bananas

Bananas. A fruta é rica em potássio, um mineral que é essencial para ter uma noite profunda de sono. Bananas também contêm triptofano e magnésio, fazendo com que essa fruta funcione como um sedativo natural.

A dificuldade em conseguir dormir pode ter causas psicológicas além de causas físicas. A ansiedade, o estresse e a falta de equilíbrio interno, de modo geral, podem ser raízes da insônia.

Existem alguns relaxantes musculares que podem causar sonolência diurna. Dentre eles, podemos citar: Ciclobenzaprina (Miosan®, Musculare®, etc.); Carisoprodol (Mionevrix®, Mioflex®);

Bebidas que podem ajudá-lo a dormir (e outras que pioram o sono)

  • Chá de camomila. Será que é hora de uma xícara de chá de camomila? ...
  • Chá de ashwagandha. ...
  • Chá de valeriana. ...
  • Leite morno e chá com leite dourado. ...
  • Chá com leite dourado. ...
  • Chá de erva-cidreira. ...
  • Chá de passiflora. ...
  • Outras bebidas para uma noite nas nuvens.

Em Provérbios, capítulo 3, verso 25, lemos: “Quando te deitares, não temerás; deitar-te-ás, e o teu sono será suave”. Quando uma pessoa dorme e tem pesadelos, sonhos tumultuados, acorda mais cansada do que estava antes de dormir.

camomila

Chá de camomila
Provavelmente a mais popular entre os apaixonados por chá, a camomila é um dos principais calmantes utilizados para dormir. E sua fama não é à toa: ela age no sistema nervoso, reduzindo a ansiedade e os níveis de cortisol, hormônio do estresse.

Zinco: Usar a suplementação de zinco quando este está abaixo do ideal ajuda a melhorar a qualidade do sono. Em combinação com o astaxantina (um ceto-carotenoide) ocorre ainda, a melhora na latência do início do sono². Vitamina B12: Esta vitamina contribui para a secreção da melatonina³.

Começando no leite e terminando no peixe, conheça sete deles aqui.

  1. Leite e derivados. Afinal, parece que é mesmo verdade: beber um copo de leite antes de se deitar pode ajudá-lo a dormir melhor. ...
  2. Ovos. ...
  3. Espinafres. ...
  4. Peru. ...
  5. Banana. ...
  6. Frutos secos. ...
  7. Peixe.

E quem conta isso é a nutricionista Marilia Zagato. "Adicionar folhas verdes escuras como espinafre e couve ao jantar pode ser uma grande vantagem, pois elas contêm magnésio e potássio. Esses nutrientes que podem contribuir positivamente com o sono", explica a especialista.

Quando esses sentimentos tomam dimensões desproporcionais e a mente não se desliga ao dormir, apresenta-se o quadro de ansiedade noturna. O estresse acumulado durante o dia, assim como as preocupações constantes, são fatores que interferem diretamente na qualidade do sono, causando esse transtorno.

Alguns hábitos também podem contribuir para causar ou piorar o problema com o sono. O consumo de álcool, cigarro e café, horários irregulares de dormir, ambiente desconfortável para dormir e com muito ruído, medicamentos estimulantes e a prática de exercícios físicos antes de dormir são exemplos.

O sedativo mais utilizado nessa classe é o Zolpidem, mas seu uso deve ser de curto prazo para evitar problemas com dependência e/ou tolerância ao medicamento. Um outro queridinho, que ganhou ainda mais força após a aprovação da Anvisa recentemente, é a Melatonina.

1. Nozes. As nozes têm grandes quantidades de melatonina.

Não há ensaios clínicos que evidenciem o uso do dimenidrinato para tratamento de insônia crônica, portanto, não se sabe a eficácia do medicamento para essa condição.

Senhor, ao redor de mim tudo já é silêncio e calma. Envia o anjo da paz a esta casa. Relaxa meus nervos, sossega o meu espírito, solta as minhas tensões, inunda meu ser de silêncio e de serenidade. Vela por mim, Pai querido, enquanto eu me entrego confiante ao sono como uma criança que dorme feliz em teus braços.