Como voltar a ter cintura depois da gravidez?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

“Voltar ao que era muitas vezes é difícil, pois o corpo passa por uma transformação muito grande. Mas não é impossível”, garante ela, que sugere uma rotina com alimentação saudável, prática de atividade aeróbica e exercícios abdominais para se ter um bom resultado.

A melhor maneira de voltar seu peso de antes e perder sua barriga pós-parto é amamentar. Além de amamentar ajudar a queimar muitas calorias, ajudará também seu bebê a ter uma vida mais saudável.

4 dicas para recuperar a forma do corpo após a gravidez

  1. Drenagem linfatica. É bastante normal reter água durante a gravidez e após ela. ...
  2. Cuidar da alimentação. Essa dica é essencial para qualquer pessoa que precise perder peso, em qualquer momento da vida. ...
  3. Amamentar. ...
  4. Retomar (ou começar) os exercícios.

Esse processo é totalmente normal. Por causa dos hormônios, a gente menstrua, os seios aumentam, o quadril fica mais largo, a cintura mais estreita, o rosto ganha umas espinhas e o corpo uns pelinhos que não existiam antes.

Trata-se do processo normal e fisiológico de adaptação do organismo materno durante a gestação. O acúmulo de gordura em todo o organismo da mãe também faz parte do mesmo processo.

Um dos melhores tratamentos para a diástase, pós-parto ou não, é a prática de exercícios físicos. Eles são focados na região abdominal e ajudam no fortalecimento dos músculos que se “afastaram”, permitindo que eles voltem a ficar juntinhos.

Dieta pós-gravidez: 6 dicas para recuperar o corpo após a...

  1. Mantenha uma alimentação equilibrada. Opte por uma alimentação balanceada, rica em grãos, frutas, verduras e legumes. ...
  2. Coma a cada três horas. A regra é clara: não passe fome! ...
  3. Beba muita água. ...
  4. Volte a fazer exercícios aos poucos. ...
  5. Descanse. ...
  6. Tenha paciência.

Uma pele bem hidratada é mais resistente ao estiramento causado pelo crescimento do bebê, de modo que as fibras de colágeno e elastina serão mais bem preservadas. Por isso, além de beber muita água, é necessário aplicar cremes e óleos hidratantes duas vezes ao dia.

Ela ajuda a colocar os órgãos em seus devidos lugares, além de auxiliar no inchaço e melhorar a silhueta. A cinta pós-parto também ajuda a mulher a realizar os movimentos do dia a dia, como dirigir, se abaixar ou tossir, com uma maior segurança.

A impressão de manter a barriga de gestante mesmo após o parto se dá por uma movimentação e rearranjo de órgãos, explica Alexandre Pupo, ginecologista e obstetra do Hospital Sírio-Libanês e Hospital Albert Einstein. Durante a gestação, a barriga permanece volumosa devido ao crescimento do útero e seu conteúdo.

Uma ótima dica para levantar os seios e mantê-los em cima é passar um creme hidratante à base de ativos recomendados pelo seu médico especialista. No geral, estas substâncias promovem uma tensão na área onde são aplicados e favorecem a sustentação dos seios, além de estimular a produção de colágeno.

Como é a barriga de quem tem diástase? A diástase abdominal pode causar “barriga flácida”, especialmente durante o esforço físico. A largura da abertura pode variar e afetar a aparência da barriga, desde uma diástase discreta até um abaulamento significativo.

A ingestão de água ajuda a eliminar as toxinas do corpo e a evitar a retenção de líquidos, ao estimular a função renal. Uma alimentação balanceada também ajuda a reduzir o inchaço durante a gravidez.

Seja paciente, permitindo que os músculos, órgãos e células voltem ao seu estado normal. Uma alimentação saudável e exercícios físicos ajudam a acelerar a perda desses quilos a mais. Algumas mulheres demoram até 12 meses para recuperar sua forma, outras o fazem antes e outras nunca a recuperam.

O puerpério, também conhecido como pós-parto, é o período que se inicia após o nascimento do bebê e com a saída da placenta. Seu final não é muito bem definido, em média ocorre de 6 a 8 semanas após o parto, ou quando as modificações do organismo já voltaram ao normal.

Uma ótima forma de disfarçar o quadril largo é tentar chamar a atenção para a parte de cima do seu corpo. Assim, invista em decotes, blusas com brilhos, estampas e até em acessórios como colares e brincos.

A questão da flacidez pós-parto ocorre porque, durante a gestação, a barriga da futura mãe cresce, logo, a pele das regiões afetadas passam por um estiramento, que pode demorar para voltar ao normal após o nascimento do bebê.

Evite o sal e beba bastante água
Até lá, para minimizar o desconforto, você precisa evitar o sal; ingerir muita água, para que o líquido acumulado circule mais rapidamente; caminhar de acordo com as recomendações para o seu puerpério; e usar cinta elástica ou meia-calça de média compressão.

Mas não há motivos para preocupação: depois de uma semana, o corpo começa a voltar ao normal. Massagens, drenagens linfáticas e meias elásticas podem ajudar a desinchar.

Outras atividades físicas para a diástase abdominal

  • Pilates: O pilates é uma ótima maneira de fortalecer a musculatura das partes inferiores e centrais do corpo.
  • Caminhada: A caminhada traz diversos benefícios para a nossa saúde, especialmente para mulheres grávidas que levam um estilo de vida sedentário.