De quem é a responsabilidade de informar ao Conselho Regional de química CRQ quando o RT deixa a empresa?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

Quem deve informar ao CRQ XXI quando o Responsável Técnico deixa a empresa? É obrigação do profissional comunicar ao CRQ sua saída ou a eventual troca de cargo ou função que o impeça de continuar respondendo tecnicamente pela empresa.

As fiscalizações são feitas pelos conselhos regionais e tem como principal objetivo evitar que a sociedade seja prejudicada pela produção de produtos e execução de serviços na área da química por empresas clandestinas ou pessoas sem conhecimentos científicos.

A Responsabilidade Técnica é o dever de responder pelos atos profissionais quanto à aplicação técnica da ciência da Administração, em conformidade com os princípios éticos e com a legislação vigente.

Ao responsável técnico cabe a fiscalização técnica e ética da instituição pública ou privada pela qual é responsável, devendo orientá-la, por escrito, inclusive sobre as técnicas de propaganda utilizadas. §1º. É dever do responsável técnico primar pela fiel aplicação deste Código na pessoa jurídica em que trabalha.

O responsável técnico é a pessoa física legalmente habilitada para a adequada cobertura das diversas espécies de processos de produção e na prestação de serviços nas empresas. No caso de drogarias e farmácias, é um profissional devidamente registrado no Conselho Regional de Farmácia da Região.

Estabelecimentos, empresas, instituições, entidades, propriedades rurais e microempreendedores individuais que exerçam atividades relacionadas à Medicina Veterinária ou à Zootecnia necessitam de registro no CRMV-SP e devem possuir como RT, obrigatoriamente, um médico-veterinário ou um zootecnista.

A responsabilidade técnica somente poderá ser assumida por pessoa física, profissional legalmente habilitado pelo Crea, e com atribuições técnicas compatíveis com as atividades da empresa.

Responsável técnico é o Químico de nível superior que exerce direção técnica, chefia ou supervisão da fabricação ou serviços técnicos de natureza Química, nos termos da RN nº 12/59, ficando garantida aos profissionais de nível médio da área da química a possibilidade do exercício da função, a critério dos Conselhos ...

O Registro Definitivo é concedido ao portador de diploma devidamente registrado nos Órgãos da Educação e tem validade por tempo indeterminado. Se você é recém-formado e ainda não possui o diploma, deverá requerer o registro provisório. Para solicitá-lo, clique aqui.

Consulta de Registros - CRQ. Disponível em <https://crqsp.org.br/consulta_publica/>.

O termo “assinar” não é nem um pouco bem visto pelo CRQ-XI. Ninguém pode simplesmente “assinar” por uma empresa; mas sim exercer de fato a função, o que significa acompanhar todas as atividades químicas que estão sob sua responsabilidade.

O (A) Enfermeiro(a) Responsável Técnico é o responsável pelo planejamento, organização, direção, coordenação, execução e avaliação dos Serviços de Enfermagem da empresa / instituição onde estes são executados (Resolução Cofen nº 509/2016).

O pagamento dessa taxa é responsabilidade do profissional contratado, quando autônomo. Caso ele tenha algum vínculo empregatício, a responsabilidade passar para a pessoa jurídica empregadora. Dessa forma, é importante que o custo do documento seja previsto durante a formulação do orçamento.

1- COMO SOLICITAR: Imprimir o Termo de Responsabilidade Técnica pelo Serviço que deverá ser completamente preenchido e assinado pelo Diretor Técnico do estabelecimento e pelo Responsável Técnico pelo Serviço/ Setor/ Especialidade.

Hoje quem trabalha como Responsável Técnico ganha em média um salário de R$ 3.326,00.

O que é ART? Instituída pela Lei nº 6.496/77, a ART – Anotação de Responsabilidade Técnica é o instrumento que define, para os efeitos legais, os responsáveis técnicos pela execução de obras ou prestação de serviços relativos às profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea.