De quem vem a fé?

Perguntado por: ramorim . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 8 votos

A palavra fé tem origem no Grego "pistia" que indica a noção de acreditar e no Latim "fides", que remete para uma atitude de fidelidade. No contexto religioso, a fé é uma virtude daqueles que aceitam como verdade absoluta os princípios difundidos por sua religião.

Nossas Regras de Fé começam da seguinte forma: “Cremos em Deus, o Pai Eterno, e em Seu Filho, Jesus Cristo, e no Espírito Santo” (versículo 1). Temos a crença na Trindade em comum com o restante da cristandade, mas seu significado para nós é diferente do partilhado pela maioria.

Ter é conseguir acreditar no improvável, ter esperança naquilo que não vemos e que não é palpável. Se “sem é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11:6 NVI), então precisamos pedir ao Senhor que aumente a nossa e a torne forte em todas as situações.

Para crescer na fé, é muito importante que você alimente sua vivência com os sacramentos. São eles que irão te fortalecer e colaborar para que você receba as graças necessárias para permanecer firme, em um caminho autenticamente cristão. Tenha o Catecismo sempre perto de você.

Paulo diz que somos justificados pela fé e não pelas obras: “Mas, ao que não trabalha, porém crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é atribuída como justiça” (Rm 4:5). “Não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou” (Tt 3:5).

Então, aprendemos que, viver pela fé é andar na direção do Senhor, ouvindo a Sua voz, obedecendo a Sua vontade e crendo que Ele vai nos abençoar. A fé nos leva a ouvir a voz do Senhor, a Palavra de Deus e obedecê-la. Quando exercitamos (praticamos) a fé em nossas vidas, agradamos ao nosso Deus.

Isaías 40:31. Assim como Davi, o profeta Isaías também destacou a importância de se manter firme na fé e esperar no Senhor, principalmente quando algo não vai bem: “mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.”

Abraão foi chamado pai da fé, porque dava glória a Deus.

A fé começa precisamente aonde acaba a razão.

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

A experiência se tornou parte de seu alicerce de fé. A adversidade não deve ser vista como um desfavor do Senhor ou como a anulação de Suas bênçãos. A oposição em todas as coisas é parte do fogo do ourives que nos prepara para um destino celestial eterno.

A fé é edificada quando colocamos à prova as promessas de Deus e, assim, vemos Suas bênçãos. Por exemplo, Deus prometeu que responderá nossas orações. Temos que orar primeiro, antes de vermos as bênçãos. O Livro de Mórmon compara a fé a uma semente.

  • natural. É inato ao homem ele já nasce acreditando em alguma coisa. ...
  • Salvadora. É que faz o homem se aproxima de Deus, pois para agradar-lhe é necessário acreditar que ele existe e é galardoador dos que o buscam (Hb 11.6).
  • Sobrenatural.

A fé nos dá certeza diante das incertezas do mundo. Ela é a certeza de que não estamos sozinhos com nossas angústias e preocupações, pois nos lembra de que Deus está presente em nossa caminhada e, muitas vezes, nos carrega em seus braços. A fé é a certeza de coisas que se esperam mesmo sem se ver.

A Fé Vem pelo Arrependimento
O arrependimento desempenha um papel determinante na edificação da fé em Cristo. O recebimento da palavra de Cristo gera a fé necessária para o arrependimento, e o arrependimento, por sua vez, nutre uma fé crescente.

Aprendê-la não se trata de esquecer todas as coisas ruins que já lhe aconteceram ou que você, porventura, já tenha feito. Mas é nutrir-se dos ensinamentos bons que esses episódios lhe trouxeram, por exemplo. É estar aberto a receber também o que é bom, e não só o que é mal. A espiritualidade mora dentro de nós mesmos.

Devemos obedecer à Igreja, seguir seus mandamentos, suas regras de vida e acreditar em tudo o que ela nos manda crer. Não podemos crer, ou seja, praticar atos de Fé, sem a graça de Deus. Por isso, devemos sempre pedir a graça santificante. No Batismo, o Divino Espírito Santo nos deu o dom da Fé.

Ele disse que a fé sem obras é morta (São Tiago 2: 26). E o que é a fé sem obras? Fé ("pistis" do grego e "fides" do latim), além de significar crer, quer dizer fiel, ter fidelidade. E a própria fé inabalável pode significar também fidelidade, pois quem crê mesmo em Deus e no Nazareno é fiel a Eles.

A fé é um dom, que ajuda as pessoas a passarem pelos momentos difíceis e pelas circunstâncias penosas, que sempre ocorrem na vida, quando menos se espera. Para superar essas dificuldades, para ter algum alento ou esperança, é preciso ter fé. Quanto maior a perda, mais necessária é a fé.

A partir do momento em que entregas a Deus de todo o coração, sem procurar isto nem aquilo para satisfazer tua vontade, mas repousando inteiramente nele, te encontras unificado e apaziguado, pois para ti nada terá sabor nem gosto fora do beneplácito da vontade de Deus.

Ser firme na fé significa que a nossa vida está profundamente enraizada no solo do evangelho, que guardamos os mandamentos, que servimos humildemente ao nosso próximo e que guardamos os nossos convênios.

Continuar lendo