É bom comer maçã depois do almoço?

Perguntado por: ipereira . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.8 / 5 18 votos

A maçã, por sua vez, contém ácidos como o tartárico e o málico, que ajudam a digerir melhor as gorduras que consumimos. Por isso é aconselhável comer essa fruta como sobremesa, logo após uma refeição pesada, seja no meio do dia ou à noite.

Conheça 7 benefícios de consumir uma maçã por dia

  1. Reduz os riscos de diabetes. ...
  2. Previne o envelhecimento precoce. ...
  3. Ajuda a saúde bucal. ...
  4. Favorece o emagrecimento. ...
  5. Cérebro saudável. ...
  6. Previne complicações respiratórias. ...
  7. Protege a garganta e a voz.

Melhor horário: café da manhã
A pectina, presente na casca da maçã, colabora para uma digestão mais lenta e reduz a absorção de açúcar pelo organismo. Rica em fibras, ela também promove o bom funcionamento do intestino.

Quais os benefícios da maçã? Graças às fibras solúveis, a maçã ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue. Além disso, os polifenóis em sua composição têm efeito antioxidante, ajudando a diminuir a pressão arterial. As fibras também ajudam a prevenir problemas como prisão de ventre.

A ciência afirma: maçã ajuda a emagrecer
As fibras preenchem o estômago e dão maior sensação de saciedade, diminuindo a vontade de comer doces. Já a pectina atua na digestão, deixando o processo mais lento, o que também ajuda a não sentir fome, problema recorrente para quem quer perder peso.

Uma fruta consumida logo após a refeição pode não ser digerida adequadamente e os nutrientes podem não ser absorvidos corretamente. Deve esperar pelo menos 30 minutos entre uma refeição e comer fruta.

Faz mal para a saúde comer frutas depois das refeições? Mito. De acordo com a nutricionista, comer frutas após as refeições não prejudica o organismo em termos de saúde já que elas são ricas em nutrientes, vitaminas, minerais e fibras.

Maçã, pera e goiaba são algumas delas. As castanhas, sementes em barra e os pacotinhos com frutas secas e desidratadas também são boas pedidas. “Sanduíches com vegetais crus, como cenoura, rabanete, tomatinhos cereja e pepino também podem fazer parte desse lanche”, completa.

Auxilia no tratamento de gastrite e úlceras
As fibras da maçã, especialmente a pectina, ajudam a formar um gel que protege a mucosa do estômago, neutralizando os danos causados pelo excesso de ácido do estômago, auxiliando no tratamento da gastrite e úlceras gástricas.

Para obter esses benefícios é preciso consumir com regularidade a laranja, ao menos 1 laranja crua por dia ou 150ml do suco natural. Outras frutas muito boas para a saúde do fígado são a tangerina, kiwi, acerola, abacaxi e limão.

Ao comer uma maçã normalmente (do jeito errado!), você desperdiça até 30% da fruta. O correto, segundo o canal, é começar a morder a fruta não dos lados, mas de baixo para cima.

Comer duas maçãs por dia melhora saúde cardiovascular, diz estudo - 16/12/2019 - UOL VivaBem.

2. Maçã com casca. Solta o intestino. A casca da maçã é rica em celulose e pectinas, tipos de fibras que são bem aproveitadas pelo organismo.

Segundo os nutrólogos, jogar fora a casca da maçã é, definitivamente, um crime contra a sua saúde. É nessa parte da fruta, por exemplo, que se concentram grande parte das vitaminas, antioxidantes e substâncias anticâncer.

A maçã também é uma das melhores frutas para comer à noite, segundo a indicação da Dra. Maria Vitoria Curban. Isso porque essa fruta é rica em fibras e tem baixo índice glicêmico, o que faz prolongar a saciedade e diminuir a vontade de comer, além de desintoxicar o nosso aparelho digestivo.

Comer uma maçã por dia é uma boa fonte de fibras, e comer 2 ou 3 maçãs por dia pode aumentar ainda mais sua ingestão de fibras.

Além de promover benefícios para a saúde do coração, comer uma maçã por dia é um hábito que traz outros efeitos positivos para o corpo. Isso porque ela é uma fruta que oferece uma dose alta de prebióticos, fibras que melhoram a saúde gastrointestinal e aumentam a absorção de cálcio.