É bom correr todos os dias?

Perguntado por: ddias . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Segundo especialistas, expor o corpo ao mesmo tipo de exercício por vários dias seguidos e sem um período adequado de descanso não está entre as recomendações para um programa de treinamento saudável. Por isso, correr todos os dias, sem intercalar com outras atividades, pode, a médio ou longo prazo, provocar lesões.

Correr por pelo menos 30 minutos em três dias (alternados) por semana é suficiente para estimular as adaptações fisiológicas necessárias para, em termos de energia, tornar-se um corredor mais forte e eficiente. No entanto, há exceções para praticamente todas as regras quando se trata de correr - cada corpo é diferente.

Pode correr todos os dias? Depende. Atletas avançados podem tirar benefícios de treinar todos os dias, mas esses são casos muito específicos. Corredores amadores precisam de ao menos um dia de descanso completo na semana e isso vai depender do nível da cada pessoa.

Com o tempo, a corrida diária pode acarretar lesões nos músculos ou articulações, principalmente inflamações (algo bem característico do excesso de treinos).

Correr ajuda a emagrecer sim, mas isso não significa que você deve negligenciar a sua dieta. Para perder peso mais rápido, o ideal é que você produza um déficit calórico. Mesmo que sinta fome após o treino, vai precisar ingerir menos calorias do que de costume e queimar mais com os exercícios.

É comum associar a corrida apenas à perda de gordura e emagrecimento por se tratar de um exercício aeróbio. Entretanto, a modalidade pode ser uma ótima aliada de atletas e corredores que buscam o desenvolvimento de massa muscular.

5 km todo dia não é um volume exagerado então Teoricamente não vai te machucar mas isso pode ser. melhorado né o seu treino pode tá bom mas ele não pode estar melhor eu acredito que ele vai ficar muito melhor se você parar de treinar correr 5 km todos os dias e começar a incluir fortalecimento.

Fortalece a musculatura
Por isso, correr com regularidade pode fortalecer a musculatura dos membros inferiores e também o core, conjunto que é considerado o centro de gravidade do nosso corpo. O core é uma região integrada de 29 pares de músculos que suportam e estabilizam a bacia, a pélvis e o abdome.

A corrida é um exercício completo, pois ativa todos os músculos do nosso corpo e acelera o metabolismo. Isso facilita a queima de gordura e a perda de calorias, ações que podem durar até horas depois do fim do exercício. A caminhada é uma atividade leve, segura e extremamente eficaz.

Quem quer perder barriga correndo deve praticar a atividade pelo tempo estimado de 30 a 45 minutos por sessão, podendo correr de 3 a 4 vezes por semana. Vale lembrar que ultrapassar esse limite requer um grande desempenho físico, geralmente realizado por atletas de alto rendimento, como maratonistas profissionais.

35 minutos

Como muitas provas de corrida abrangem essa distância, este número passa a ser o primeiro desafio dos iniciantes. Alcançar o objetivo de 5 km significa desenvolver, principalmente, resistência aeróbia para correr por 35 minutos em média, em ritmo moderado.

Toda vez que a gente faz um trabalho muscular intenso, de acordo com a literatura, o ideal é que você dê 48 horas de descanso para essa regeneração muscular”, explica Carina. Esse descanso vale para qualquer esporte. “Mas, infelizmente, atletas de alto rendimento praticamente não têm esse descanso de 48 horas.

Correr aumenta sua expectativa de vida
E a solução é tão simples quanto correr por apenas 30 minutos diariamente. Correr, mesmo que seja por 30 minutos por dia, pode diminuir o risco de morte por qualquer causa.

Além de nos ajudar a relaxar, correr também melhora a circulação sanguínea em todo o corpo, por isso seus efeitos positivos impactam o organismo como um todo. Fazer exercícios é excelente para a nossa saúde, isso ninguém pode negar, mas correr 1 hora por dia pode melhorar e prolongar nossa vida.

Começar com distâncias curtas, como 2 a 3 km, e a cada bloco de 15 dias subir a distância. Algo entre 500 metros a 1 km funciona bem e é uma estratégia bem interessante para iniciantes. Desta maneira o corpo se adapta bem, o corredor pode ir ajustando o ritmo e seguir evoluindo.

Exagerar nos treinos pode levar à perda de massa magra, contrariando o que se espera da atividade física. Além disso, o desconforto e a dor causados pelo overtraining farão o atleta ter uma queda no desempenho.

Os músculos inferiores dão o impacto e a força necessários para cada movimento durante a corrida, entre eles, estão os mais conhecidos, como o glúteo, quadríceps, a musculatura posterior da coxa e as panturrilhas. Mas você sabia que os braços e os ombros também são fundamentais para a prática?

Os corredores às vezes engordam porque mudam suas dietas junto com a quilometragem. Ainda por outros fatores, como questões hormonais. E, ocasionalmente, os quilos extras são realmente um sinal de que as coisas estão indo bem.