É bom ler antes de dormir?

Perguntado por: ncastro6 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

Antes de dormir, a leitura prepara o organismo para dormir, por meio da diminuição dos batimentos cardíacos e dos níveis de atividade cerebral. O resultado dessa combinação é uma sensação de bem-estar e relaxamento.

Você não precisa ler um livro de uma vez, especialmente se você não possui o hábito da leitura, mas comece com uma ou duas páginas. Logo, você verá o que a leitura pode fazer por você. Ela combaterá diretamente a insônia e a sua falta de disposição mental.

Os psicólogos também indicam o período da manhã para se dedicar aos estudos, pois, é no primeiro período do dia, que as pessoas tem maior atividade intelectual, apresentando, dessa forma, maior rendimento a absorção de conhecimento.

Previne doenças cerebrais degenerativas
Outro benefício da leitura muito importante é a prevenção de doenças degenerativas. Ler aumenta as conexões neurais e funciona como uma ginástica para o cérebro. Estudos mostram que hábitos de leitura pode reduzir em até 30% a incidência de doenças como mal de Alzheimer.

A leitura tem a capacidade de reduzir os níveis de estresse, de tal forma que relaxa os músculos melhorando o seu estado de espírito. A leitura frequente pode colaborar para que se tenha uma saúde melhor, facilitando a realização de atividades cotidianas.

Ler também acalma a mente e desvia o foco de quaisquer preocupações que possam mantê-lo acordado. “Para muitas [pessoas], ler pode ser relaxante e agradável, o que pode colocar sua mente e corpo na mentalidade ou humor adequados para ir dormir”, explica Dr.

3 – Salmos 127, 1-2
Se não é o Senhor que vigia a cidade, será inútil a sentinela montar guarda. Será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento. O Senhor concede o sono àqueles a quem ele ama”. Não podemos esquecer qual nosso propósito de trabalho e de vida.

Por outro lado, autores defendem que apenas 5 páginas de leitura por dia podem fazer diferença ao final de um ano. Para isso, torna-se necessário observar apenas duas regras: Regra 1: Nunca deixe de ler 5 páginas todo dia. Se, por algum motivo, não for possível cumprir a meta, esse número dobrará a cada dia não lido.

Na hora de ler, “o mais aconselhável é que a lâmpada de leitura esteja a uns 40/50 centímetros acima da cabeça do estudante”, recomenda Centurion. Para o oftalmologista, “a luz deve incidir pelo lado contra-lateral à mão que escreve.

Sua velocidade de leitura aumentará se você estiver lendo um livro que você está familiarizado do que um que você mal conhece. Então, em média, você pode ler de 40 a 50 páginas de um livro em uma hora.

Entre 10 e 12 horas, o cérebro está no auge do estado de vigília e a memória de curto prazo está mais apurada. É o momento ideal para criar, discutir projetos, estudar e se inspirar.

Ler em lugares mais escuros não faz mal para a saúde dos olhos de maneira definitiva e não é responsável por causar problemas como miopia ou astigmatismo, por exemplo. Apesar disso, é um hábito que aumenta o cansaço da visão, aumenta as dores de cabeça e também diminui a qualidade de leitura em geral.

  1. 1 - Aproveite o seu tempo livre. Procure otimizar o seu tempo e aproveitá-lo para colocar a leitura em dia. ...
  2. 2 - Faça uma lista de livros. É interessante fazer um plano de leitura para se organizar. ...
  3. 3 - Procure por um lugar silencioso. ...
  4. 4 - Frequente uma livraria sempre quando for possível.

Em algumas pesquisas recentes, indicam 30 minutos ou 20 páginas por dia, para que se possa "criar o hábito" da leitura. Isso varia muito de cada pessoa, pois se o livro estiver muito bom, pare de ler quando quiser, e também tem outros que pra finalizar um capítulo é um desafio.

Leitura diária: As regras também são diferentes para os jovens. Uma lista de diretrizes da Universidade de Albany recomendava que as crianças gastassem, ou melhor, investissem em média 15 a 20 minutos lendo todos os dias – e isso está muito além de qualquer leitura que possam estar fazendo na escola.

Separe uns 10 a 20 livros por mês e escolha alguns. Sempre reabasteça sua pilha e utilize sua biblioteca de acordo com a necessidade. Faça o possível para se manter no topo de sua leitura ao ler livros que mais cativam sua atenção. Ler livros traz experiências magníficas.

Quanto mais uma pessoa lê, mais a leitura se torna automática, liberando espaço cognitivo para análises intelectuais mais profundas. Isso quer dizer que nossa mente decodifica as letras e palavras com mais facilidade e rapidez quanto mais prática temos. Ler se torna mais fácil com o passar do tempo!

Estudos apontam que ler pode ser uma forma de proteger a mente contra o surgimento de doenças neurodegenerativas. Segundo a professora Aline, quando lemos melhoramos o funcionamento cerebral, o que ajuda a “atrasar” sintomas de doenças como demência e Alzheimer.