E bom tomar vinho antes de dormir?

Perguntado por: ocaldeira9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

A resposta curta é que uma dose já é suficiente para interferir na hora de dormir. Ainda que logo após o consumo a pessoa se sinta mais relaxada e consiga adormecer de forma mais rápida, graças ao efeito sedativo do álcool, o resto da noite vai ser prejudicado pelo caráter estimulante da substância.

Pesquisadores corroboram a opinião do Dr. Sebastião Ferro:uma taça de vinho se tomada antes de dormir pode auxiliar no sono mais tranquilo. Por isso, ficou constatado que o vinho pode te ajudar a dormir. Isso se deve aos efeitos sedativos do álcool.

Isso porque de acordo com um estudo de cientistas italianos da Universidade de Milão, existe uma grande quantidade de melatonina em grande parte de variedades de uvas viníferas. E, melatonina, como bem sabemos, nada mais é do que o hormônio responsável por nos fazer sentir sono.

A recomendação do consumo diário de vinho varia muito de acordo com as necessidades nutricionais de cada pessoa. Entretanto, de maneira geral, recomenda-se que – se for diário – não deve ultrapassar uma taça de 150mL para adultos saudáveis. Esse volume já é suficiente para oferecer os benefícios para a saúde.

Entre o vinho seco ou suave, o que faz bem a saúde vai depender dos benefícios de cada ingrediente, mas em geral, os vinhos secos possuem propriedades mais saudáveis do que os suaves.

Uma pesquisa realizada pela Universidade do Estado de Washington, nos Estados Unidos, revelou que beber vinho antes de dormir pode auxiliar na perda de peso durante o sono. Isso ocorre devido ao resveratrol (polifenol), presente principalmente na casca e semente da uva tinta.

Leia o rótulo e siga a temperatura indicada
Em geral, vinhos brancos são ingeridos frios e tintos, mais quentes. No entanto, é muito importante ler o rótulo do produto para seguir corretamente a temperatura indicada. Esse é um dos macetes que ajuda a realçar o sabor e deixar o gosto mais marcante no paladar.

O recomendado é segurar a taça pela haste ou pela base. Isso ajuda a manter a temperatura por mais tempo. Se você segurá-la pelo bojo, poderá elevar a temperatura do vinho mais rapidamente.

Os melhores vinhos para ir dormir relaxado

  • Graham's 10 Years Old Tawny (Graham's) Porto, Touriga Franca, Touriga Nacional, Tinta Barroca, Tinta Roriz e outras, Portugal. ...
  • Graham's LBV 2012 (Graham's) ...
  • Rainwater Medium Dry (Blandy's) ...
  • 5 Years Old Verdelho (Blandy's)

Vinho reduz ansiedade, é antidepressivo e não é pelo álcool
Essa substância, encontrada na pele e sementes das uvas mais escuras é capaz de inibir a enzima causadora de distúrbios emocionais. Como se vê, o álcool não é o que causa alívio, mas sim outros componentes que podem ser encontrados nas bebidas sem álcool.

Quais são os possíveis malefícios
Além disso, a ingestão excessiva de vinho também pode causar outros problemas, como cirrose hepática, problemas de memória, ansiedade, depressão, alcoolismo, pressão alta, diabetes, doenças cardiovasculares e obesidade.

O vinho tinto tem efeito antioxidante, anti-inflamatório e regulador de lipídios. Os antioxidantes reduzem o estresse oxidativo no corpo, fenômeno que tem ligações claras com muitas doenças, incluindo câncer e doenças cardíacas.

Estudos apontam que o consumo regular, tanto de vinho tinto como de vinho branco, reduz as chances de desenvolver Alzheimer e demência. Isso porque o vinho possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, agindo contra os radicais livres e prevenindo contra doenças neurológicas degenerativas.

Certamente, se você tomar vários drinques antes de ir dormir, irá para a cama com a frequência cardíaca elevada." Esse efeito de frequência cardíaca elevada não só ocorre após um único drinque, mas também dura até o fim do sono, de acordo com um estudo publicado por Colrain em 2020.

Mas então, qual é o mais saudável: cerveja ou vinho? De acordo com alguns especialistas, a cerveja é tão benéfica quanto o vinho, desde que consumida moderadamente: uma taça por dia para as mulheres e duas para os homens.

Atualmente muitos médicos recomendam a ingestão de uma taça de vinho diariamente. Tal indicação se dá através de inúmeros estudos e pesquisas científicas que comprovam muitos benefícios relacionados à adoção deste hábito.

O cardiologista Adelson Miranda, reforça que tomar vinho, moderadamente, pode prevenir doenças cardiovasculares. “O vinho tinto, preferencialmente, atua na redução das lipoproteínas de alta densidade (colesterol LDL), aumentando o colesterol de baixa densidade (colesterol HDL)”, explicou o médico.

Avalie visualmente a coloração, a limpidez. Um vinho excessivamente opaco não é bom sinal. Na sequência, a análise dos aromas é fundamental, pois um defeito no vinho já pode ser detectado no aroma. Se sentir cheiro de papelão molhado ou avinagrado, o vinho está estragado e deve ser feita a troca.