É certo falar vai vir?

Perguntado por: lribeiro . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 3 votos

Outra construção pouco agradável de se ouvir é a locução construída com os verbos IR e VIR, como em “ele vai vir”. Prefira usar o tempo futuro de vir: “ele VIRÁ”. Também não diga “nós vamos vir”.

Isso vai depender da intenção de quem fala ou escreve. Portanto, se você pretende usar o verbo “vir” na primeira pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo, o certo é falar: “Eu vim”. Mas se o que você quer é usar esse verbo no infinitivo pessoal, o correto é escrever: “Por eu vir”.

Aplicando o raciocínio às locuções vou ir, vai ir, vão ir e vamos ir, compreendemos que as formas flexionadas (vou, vamos, vai) não têm sentido de movimento: elas apenas compõem o sentido de ação futura. Por último, um lembrete: a locução usada por Sanchez (e por tantos brasileiros) é extremamente estigmatizada.

Pode vir é a forma correta de escrita desta locução verbal. A locução verbal pode vim está errada.

Em nossa Língua Portuguesa, admitimos enquanto forma correta a expressão pode vir. Pode vim, apesar de coloquialmente muito popular e utilizada, é termo incorreto, não devendo fazer parte do vocabulário de um bom falante da língua.

7 aparecer, surgir, manifestar-se, mostrar-se, revelar-se. Exemplo: O amor pode vir de onde você menos espera. Estar quase a acontecer: 8 acontecer, dar-se, realizar-se, suceder, verificar-se, passar-se, desenrolar-se, calhar, sobrechegar, sobrevir.

As duas formas são aceitas, mas seus significados são distintos. Dá é a forma conjugada do verbo dar na terceira pessoa do singular do presente do indicativo ou segunda pessoa do singular do imperativo, enquanto dar é a forma do verbo no infinitivo. veja mais detalhes e exemplos de uso abaixo.

Conjugação do verbo: vir

  1. Presente. eu. venho. tu. vens. ele/ ela/ você ...
  2. Pretérito Imperfeito. eu. vinha. tu. vinhas. ele/ ela/ você ...
  3. Futuro. eu. virei. tu. virás. ele/ ela/ você ...
  4. Presente. que eu. venha. que tu. venhas. que ele/ ela/ você ...
  5. Futuro. se eu. vier. se tu. vieres. ...
  6. Pessoal. eu. vir. tu. vires. ...
  7. eu. viria. tu. virias. ele/ ela/ você

Assim, «vai vir» parece-me gramatical, porque não é uma expressão redundante.

O verbo vir, também precedido por “se” ou “quando”, é caracterizado pelo acréscimo da vogal “e”: quando eu vier, quando tu vieres, quando ele/ela vier, quando nós viermos, quando vós vierdes, quando eles/elas vierem.

Confusão entre vir e vier
Errado: Quando ela vir trataremos de tudo. Certo: Quando ela vier trataremos de tudo. Errado: Fazemos os brigadeiros quando seu pai vir.

Portal UFLA
A forma VEM (sem acento) é a 3ª pessoa do singular do verbo VIR (presente do indicativo). Veja o exemplo: “Ela já confirmou que VEM de metrô e vai chegar mais tarde.” Já a forma VÊM, com acento circunflexo, também é do verbo VIR, só que da 3ª pessoa do plural.

Significado de Vir
verbo transitivo indireto, intransitivo e pronominal Dirigir-se ou ser levado de um local para outro, normalmente para o lugar onde estamos ou para seus arredores: a minha mãe virá a Minas Gerais; o aparelho virá de barco; abatido, vinha-se para o sofá e dormia.

Futuro do Presente: virei, virás, virá, viremos, vireis, virão.

Pleonasmo (de pleos, em grego, que quer dizer abundante) é o emprego de palavras desnecessárias ao sentido da expressão tanto do ponto de vista sintático quanto do significado. Essa repetição só é bem aceita quando a expressão pleonástica tem a finalidade de reforçar, de dar expressividade à oração.

Então, para ficar bem claro, eu vou repetir: dizer eu vou sair, ele vai viajar, nós vamos estudar... tudo bem; em vez de eu vou ir, diga eu irei; em vez de eu vou vir, diga eu virei; e nunca mais diga “eu vou vim”.

A forma verbal que geralmente se usa é vou, embora a forma verbal irei seja mais lógica por ser futuro. A forma verbal vou, por ser presente, é mais decisiva.

Apenas deverá ser acentuada graficamente a forma no plural vêm. Está errada a escrita da palavra vém, com acento agudo.

As duas formas existem e estão corretas. Ver é a forma do verbo no infinitivo (pode ver, vai ver, quer ver). Vê é a forma conjugada do verbo ver na 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo (ele vê, ela vê, você vê) ou na 2.

Não há problemas gramaticais com “vou à” e “vou para”, mesmo porque o verbo “ir” pode ser regido tanto pela preposição “a” quanto pela preposição “para”.