É correto dizer havia sido?

Perguntado por: amata . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 18 votos

O uso do auxiliar ”ter” é mais popular e frequente; haver é mais erudito: - Os documentos tinham sido entregues. = Os documentos haviam sido entregues. - Eles já tinham cantado quando chegamos ao teatro. = Eles já haviam cantado quando chegamos ao teatro.

O uso do auxiliar ”ter” é mais popular e frequente; haver é mais erudito: – Os documentos tinham sido entregues. = Os documentos haviam sido entregues. – Eles já tinham cantado quando chegamos ao teatro.

As formas verbais “tinha recebido” e “havia recebido”, são equivalentes em sentido e em tempo à forma verbal “recebera”.

Significado de Sido
substantivo deverbal Particípio passado do verbo ser, maioritariamente usado em construções que estão na voz passiva: o governo tem sido péssimo na gestão de recursos (voz passiva); grandes esforços têm sido feitos pelo governo para reduzir os impostos (voz passiva).

sidos | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Conjugações verbais: verbo Haver
Pretérito imperfeito: havia, havias, havia, havíamos, havíeis, haviam. Pretérito perfeito: houve, houveste, houve, houvemos, houvestes, houveram.

Esse verbo, no sentido de “ocorrer” ou “existir”, é impessoal. Isso significa que permanece na terceira pessoa do singular, pois não tem sujeito. Portanto, é errônea a flexão do verbo no plural.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Usar o gerúndio em uma redação possui bastante flexibilidade quanto à sua disposição de frases. Ele pode ser usado antes da oração principal, depois ou ao lado do verbo. O fato é que usar o gerúndio corretamente é para expressar ações que estão acontecendo. Portanto, o que influencia é a sua intenção de comunicação.

Alternativa d: faz, havia, existem. O verbo fazer impessoal (que indica tempo) sempre é conjugado na 3.ª pessoa do singular: Faz anos. O mesmo acontece com o verbo haver impessoal (que indica tempo ou que tem o sentido de "existir"): Havia (existia) neste local árvores e flores.

Ou seja, só possui uma forma no particípio, que é “comprado”. Assim, não é correto dizer “eu tinha compro um carro”, pois “compro” não é particípio de “comprar”. O correto é: “Eu tinha comprado um carro”.

1 visto, tido, conhecido, julgado, apontado, olhado, encarado, reputado, classificado, marcado.

Que teve utilidade ou proveito: 2 aproveitado, usufruído, fruído, servido, desfrutado, valido, disposto, contado, recorrido, beneficiado, logrado, gasto, consumido.

A diferença entre tem e têm é simples: o primeiro se usa no singular e o segundo no plural. Dessa forma: Use tem, sem acento, na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Use têm, com acento circunflexo, na terceira pessoa do plural do presente do indicativo.

Embora as formas verbais haja e hajam existam e estejam corretas, como o verbo haver é predominantemente utilizado como verbo impessoal, a forma hajam, no plural, tem uma utilização muito reduzida, sendo maioritariamente utilizada a forma no singular haja.

By é uma preposição da língua inglesa que em português significa por, perto de, ao lado.

Por que o verbo “havia” foi empregado no singular nesse trecho? Porque o verbo “haver”, quando sinônimo de “existir” (como é o caso dessa oração) ou “acontecer” é impessoal, isto é, não tem sujeito e, por isso, sempre se flexiona no singular.

Bem simples e vital: o “ter” só deve representar POSSE; já o “haver”, enquanto verbo principal, representa EXISTIR, ACONTECER, OCORRER.

Ter a ver é uma expressão que significa “estar relacionado com; dizer respeito a”. Ter a haver quer dizer “ter a receber”. – Uma coisa não tem nada a ver com a outra. – A alimentação que fazemos tem tudo a ver com a saúde que temos.

“Fazia tempo” ou “havia tempo”? Qual das expressões é a correta para referir-se ao passado? Quando se quer indicar tempo transcorrido apenas no passado, é correto usar ambos os termos, “fazia” e “havia”.

Quando apresenta significado de existir, o verbo haver é um verbo impessoal, sendo conjugado sempre na 3. ª pessoa do singular, independentemente da restante frase estar no singular ou no plural. Assim, haverá é a forma correta.