É correto falar a gente fomos?

Perguntado por: lmagalhaes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

(A expressão “a gente” é um substantivo singular com ideia de plural, por isso, no período seguinte, a forma verbal “fomos” está no plural. Essa construção, no entanto, é inadmissível na linguagem escrita).

"A gente" é uma locução pronominal com o mesmo valor do pronome pessoal "nós". Embora tenha um sentido plural, é um sujeito que está no singular.

  1. Sintetizando:
  2. A gente: locução empregada coloquialmente em substituição ao pronome nós.
  3. Agente: Substantivo que nomeia aquele que age ou exerce alguma ação.
  4. gente: Substituição à expressão existem pessoas.

Devemos escrever a letra A (artigo definido feminino singular) separada da palavra GENTE (substantivo) quando estivermos nos referindo, de uma maneira informal, à primeira pessoa do plural, o NÓS. Assim, se queremos dizer que nós fomos à festa ontem, devemos escrever que “A GENTE (separado) foi à festa ontem”.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss.

Há gente: Há gente = tem gente, ou seja, “existem pessoas”. Portanto, a expressão deve ser empregada somente nesse contexto.

A gente: significado
Já o termo a gente é uma expressão coloquial muito utilizada verbalmente, principalmente em diálogos informais. Equivale ao pronome pessoal da 1ª pessoa do plural, nós.

Significado de Gente
substantivo feminino Quantidade não determinada de pessoas; povo, multidão, população: as ruas estavam cheias de gente.

Por isso, a conjugação de verbos com a expressão “a gente” deve ser feita na terceira pessoa do singular, enquanto a conjugação com o pronome “nós” deve ser feita na primeira pessoa do plural. Por exemplo: Nós vamos viajar. A gente vai viajar.

A forma foi-nospode ser [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de ir] ou [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de ser] .

A palavra gente teve origem no substantivo feminino latino gens gentis, no qual era utilizado para representar o coletivo. Na atualidade, o termo gente, antecedido de artigo definido feminino a, é utilizado como pronome variante da primeira pessoa do plural.

A expressão há gente é formada pelo verbo 'haver' no presente do indicativo e o substantivo 'gente'. A expressão há gente é a mesma que 'tem gente' ou 'existem pessoas' e deve ser empregada somente nesse contexto.

Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras. Outra diferença perceptível é a letra a em apenas um dos termos. Aonde é formado pela preposição a e o advérbio onde. Ou seja: a + onde = aonde.

Diferença de “mais” e “mas”
Entretanto, possuem significados completamente diferentes, não podendo ser utilizadas uma no lugar da outra. Neste caso, “mas” é usado com um sentido de “porém”, “contudo”, “todavia”, indicando oposição. E “mais” traz a ideia de adição, aumento.

“A gente” é formado pelo artigo definido feminino singular a somado ao substantivo gente, formando uma locução pronominal. Mas, ao contrário de “nós”, “a gente” deve ser conjugado na terceira pessoa do singular. Então fique atento na hora da conjugação. A gente gosta muito de cachoeiras.

Portanto, se dissermos “bom dia, a todos e todas”, isso equivale a dizer “bom dia a todos e todas e a todas”, pois, no pronome indefinido “todos”, a audiência feminina já está incluída. Ao contrário, “todas” é um pronome indefinido excludente, isto é, que suprime a audiência masculina.

Observar a ortografia; Verificar se a pontuação está correta; Observar se a ordem das palavras está correta. Vale lembrar que a correção gramatical é importante para garantir a clareza e a precisão na comunicação escrita, mas também é importante considerar outros aspectos, como a coesão e a coerência textual.