É correto falar segundas-feiras?

Perguntado por: arosa3 . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

Levando isso em consideração, quando um substantivo composto é formado por palavras flexionáveis e variáveis (substantivos, adjetivos, numerais, pronomes), a regra para a formação do respectivo plural diz que todas as palavras serão flexionadas. Dessa forma, segunda-feira no plural é segundas-feiras.

Nos títulos, se necessário, recorra à abreviada: segunda, quarta. No plural, variam os dois elementos: segundas-feiras, terças-feiras, quartas-feiras, quintas-feiras, sextas-feiras.

Se o empresário pretende dar 'certeza' ao cliente ('Compareça, sempre, às terças-feiras, que temos feijoada'), deveria anunciar “Às terças-feiras, temos feijoada”, assim como usamos 'Todo domingo é dia de almoço na casa da vovó'.

Sempre que houver frequência, a expressão temporal será sinalizada com a preposição A, ou seja, "às segundas-feiras", "às quartas-feiras", "aos sábados" etc. Além disso, ocorreu crase porque a preposição fundiu-se ao artigo feminino.

Não ocorre a crase por um motivo muito simples: não há artigo definido antes de sexta-feira. Prova disso é que antes de segunda-feira, usamos somente a preposição “de”. Se houvesse um artigo para definir o dia da semana, deveríamos usar “da” (preposição “de” + artigo “a”).

Levando isso em consideração, quando um substantivo composto é formado por palavras flexionáveis e variáveis (substantivos, adjetivos, numerais, pronomes), a regra para a formação do respectivo plural diz que todas as palavras serão flexionadas. Dessa forma, segunda-feira no plural é segundas-feiras.

Sejam bem-vindos a uma nova semana repleta de novas oportunidades. Que a sua segunda-feira seja iluminada e linda, assim como o seu coração. Que Deus abençoe cada um de vocês nesta segunda-feira linda. Hoje é segunda-feira e eu venho te desejar muita força e motivação para esta nova semana!

Quantas segundas-feiras têm indo e vindo desde que você disse "eu vou começar na próxima semana"? Tome uma atitude e comece HOJE! Nenhum obstáculo é grande demais quando a vontade de vencê-lo é ainda maior.

Está correto? Sim, está correto. Havendo uma sequência pertencente a uma única ideia (-feira/-feira), não é necessária a sua repetição no enunciado.

Entradas similares: Domingos.

Variedade de banana de casca fina e lisa, com polpa esbranquiçada, doce e aromática, que, às vezes, apresenta pedras (partes endurecidas); banana-branca, banana-pedra. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES Pl : bananas-maçãs , bananas-maçã .

Inadequação gramatical: Não se deve usar o acento indicador de crase entre os dias da semana sem determinante. O adequado, então, é “de terça a sexta” ou “de terça-feira a sexta-feira”.

não ocorre crase porque não há a presença do artigo definido a. Havendo apenas a preposição de antes da palavra segunda, também há apenas a preposição a antes da palavra sexta, não havendo possibilidade de contração.

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

Na frase "fui à feira", por exemplo. "Substitua 'feira' por 'supermercado'. Se o 'a' virar 'ao', o 'a' em questão tem que receber o acento grave. Fernanda Bérgamo lembra que expressões adverbiais femininas também pedem crase.

Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

A crase será facultativa quando a presença do artigo definido feminino “a” ou a preposição “a” também for facultativa, podendo ou não estar presente na frase. Dessa forma, se o artigo e a preposição estiverem na frase, o uso da crase é obrigatório, pois há contração da preposição “a” com o artigo “a”.

Se temos, em segunda e terça-feira, uma forma reduzida (segunda) e outra completa (terça-feira), não há razão para pluralizar a palavra “feira”, já que ela não se refere à primeira, que já tem sentido completo. Fica justificada, então, a forma correta: segunda e terça-feira.

Eu gosto das segundas-feiras. Gosto da sensação de recomeço que ela traz. De olhar para a semana anterior vendo as coisas boas e os aprendizados, tendo no horizonte novos dias para melhorar o que falta, pôr em prática planos, tirar do papel teorias de felicidade e praticá-las de fato.

Era o segundo dia de feira, em latim litúrgico secunda feria, que se seguia ao primeiro dia de feira no qual os cristãos se uniam para fazer sua reunião de fé e de mercado e que hoje é o domingo. (Morfologia) De segundo + feira.

Usa-se o hífen nas palavras compostas que não apresentam elementos de ligação. Exemplos: guarda-chuva, arco-íris, boa-fé, segunda-feira, mesa-redonda, vaga-lume, joão-ninguém, porta-malas, porta-bandeira, pão-duro, bate-boca.