É crime namorar pela internet?

Perguntado por: asoares . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

Os relacionamentos virtuais, com trocas de fotos, vídeos e palavras carinhosas entre desconhecidos, tornaram-se um perigo para a segurança. A advertência é da delegada Débora Mafra, da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM). Ela fala com base nos casos que estão batendo à porta da delegacia.

Passar a mão no corpo, tocar ou encostar partes íntimas para satisfação, “roubar” ou beijar alguém à força. Ações sem consentimento, o “não é não!”, são consideradas crime de importunação sexual pelo Código Penal Brasileiro, reforçado pela Lei nº 13.718/2018, com pena de um a cinco anos de prisão.

Um namoro à distância pode sim dar certo, e, com foco nos pontos positivos deste tipo de relação, tudo fica ainda mais fácil. Faça planos: quando estiverem juntos, aproveitem para planejar os lugares que querem visitar ou a data da próxima visita.

Webnamoro nada mais é do que o nome dado para o relacionamento amoroso à distância na era da internet. Graças às diferentes formas de interagir online – por texto, voz e vídeo – as pessoas podem manter um contato próximo mesmo estando em cidades e países diferentes.

Estranhe se a pessoa desmarca encontros com frequência ou de última hora. Veja se a altura informada ou outros detalhes correspondem com o que se vê nas fotos. Desconfie de pessoas que somem com frequência. Cheque para saber se há informações conflitantes com as de outras redes sociais, como Facebook e LinkedIn.

Então, se for menor de 14 anos, não pode em hipótese nenhuma! Se for entre 14 anos e 18 anos, pode com a devida autorização dos responsáveis. E se for maior de 18 anos, aí pode namorar! Artigo 217-A do Código Penal, Artigo 1.634 e 5° do Código Civil é Súmula 593 do Superior Tribunal de Justiça.

Embora o namoro seja considerado pelos psicólogos uma prática saudável para os adolescentes, a maioria das escolas – tanto públicas quanto particulares – não permite o mínimo contato físico: nem beijos selinhos, nem andar de mãos dadas.

O aliciamento de menores de idade pela internet ou qualquer outro meio de comunicação é crime. A pena prevista vai de três a oito anos de prisão.

Mostrar o dedo do meio é má educação, mas "não é crime", considera juiz.

Pode ser direta ou imediata, quando dirigida contra o ofendido, ou indireta ou mediata, se voltada contra pessoa ou coisa ligada à vítima por laços de parentesco ou afeto. O beijo lascivo ingressa no rol dos atos libidinosos e, se obtido mediante violência ou grave ameaça, importa na configuração do crime de estupro.

A resposta é SIM, ele pode ser considerado o crime de estupro ou de importunação sexual. O tipo penal está previsto no art. 213 do Decreto Lei nº 2.848.

Uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos das Relações de Longa Distância, dos Estados Unidos, aponta inclusive, que as chances para um relacionamento à distância dar certo é de 73%, considerando o tempo de duração com mais de 6 meses.

6 dicas para manter um relacionamento a distância enquanto você estuda no exterior

  • Entender as mudanças. A primeira coisa a se fazer é entender que tudo irá mudar para quem parte e tudo continuará o mesmo para quem fica. ...
  • Comunicação. ...
  • Horários fixos para ligações. ...
  • Conversa com vídeo. ...
  • Mantenham uma rotina. ...
  • Fidelidade e ciúmes.

Um tempo pode durar uns dias, algumas semanas ou até mais de mês. Se acaba durando muito, já pode ser oficializado o término. Alguns também adotam esse tempo como uma relação aberta e chegam até a se envolver com outras pessoas. O importante é dar um tempo sempre, sem ser um “tempo” oficial.

Veja dicas de como namorar virtualmente durante a pandemia

  1. Chamadas de vídeo. A videochamada sempre foi uma grande aliada dos casais que namoram a distância, e nesse momento, se torna um serviço ainda mais útil e necessário até para os relacionamentos mais casuais. ...
  2. Netflix Party. ...
  3. Jogos. ...
  4. Música. ...
  5. Puxe o assunto.

Dicas para manter um namoro à distância

  1. Trabalhe a confiança na outra pessoa. ...
  2. Entenda o seu lugar na vida do outro. ...
  3. Evite jogos de culpa. ...
  4. Use a tecnologia. ...
  5. Faça planos para o relacionamento. ...
  6. Estabeleça termos para o namoro à distância. ...
  7. Compartilhem mimos e presentes.

Encontrar um namorado web por um aplicativo pode ser facilmente feito pelo Tinder. Disponível para Android e IOS é um aplicativo de “Como webnamorar” muito utilizado no mundo. É gratuito, mas tem opção de pagar para liberar mais funções. O Brasil possui o terceiro maior número de usuários do Tinder.

Hoje é configurado traição virtual quando você tem um compromisso assumidamente monogâmico e passa trocar mensagens carinhosas e amorosas via aplicativos de mensagens, enviar imagens (com ou sem cunho sexual) pelo computador ou celular e a manter um relacionamento sentimental com uma terceira pessoa.

Muitas são as causas que motivam os relacionamentos virtuais. Uns navegam na Internet para atender a uma necessidade natural de conhecer pessoas, para brincar, para fazer descobertas, repetindo o que acontecia antigamente nos relacionamentos por carta , que iniciavam por uma amizade sem compromisso.

Como funciona o namoro virtual? A dinâmica desse relacionamento está atrelada ao distanciamento entre essas duas pessoas. Sendo assim, é na internet que essas pessoas se conhecem melhor, conversam, passam tempo juntas e curtem o relacionamento.

Evitem conversar o tempo todo
Alguns casais tentam compensar a distância se mantendo conectado o tempo todo através de aplicativos ou da internet. Esse tipo de comportamento pode acabar piorando a relação e fazer ela se desgastar muito mais rápido do que se vocês estivessem próximos.