É deselegante usar a mesma cor das madrinhas?

Perguntado por: vsantos . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 15 votos

Não existe regra alguma de que as madrinhas tenham que usar a mesma cor ou a mesma paleta. No entanto, fazer essa padronização da cor dos vestidos tem se tornado uma prática cada vez mais comum entre as noivas! Mas a verdade é que o tema ainda gera bastante polêmica!

As cores vibrantes já estão em alta e na moda festa não será diferente. Os vestido com cores vibrantes e alegres como: pink, laranja e azul royal, por exemplo, estarão bem presentes nos altares e nas festas, pode apostar sem medo em uma cor bem alegre que você vai arrasar.

Branco: a cor proibida
O branco é a cor das noivas. Como tal, mesmo que encontres um vestido de cerimónia curto cujo corte não se assemelhe em nada a um vestido nupcial, não deves nunca optar por esta cor.

O uso de uma mesma cor de vestido entre as madrinhas funcionava como uma espécie de truque para confundir os espíritos do mal que poderiam prejudicar a noiva - que, assim, ficaria livre de possíveis ameaças.

Use cores discretas
Tons pastéis são a melhor escolha, estampas pequenas e delicadas e nada de cores escuras e nem chamativas. rosa bebe, azul claro, cinza e bege são as melhores opções. Continue tendo o mesmo cuidado com cores também na hora de selecionar bijuterias e sapatos.

Algumas regrinhas devem ser seguidas na hora de escolher o modelito. É terminantemente proibido usar vestidos brancos, champagne, bege, off-white, nude ou de qualquer outro tom que possa se aproximar ao tom do vestido da noiva.

Madrinhas e mães dos noivos devem usar bolsa clutch? Não existe uma regra que impede o uso da bolsa clutch pelas madrinhas e mães dos noivos. Assim como as convidadas, elas podem optar pelo uso do acessório e, segundo Dany Couto, consultora de estilo da Estilo Rio, o ideal é que sejam pequenas e de mão.

Confira o que está em alta na paleta de cores para madrinhas.

  1. Tons de azul. Madrinhas de azul podem ser uma boa para quem está procurando uma cor bem democrática. ...
  2. Paleta verde. Verde é uma aposta de Mariana. ...
  3. Vestido para madrinha: cores pastéis. Essa ideia não é restrita a uma tonalidade. ...
  4. Cor lavanda. ...
  5. Marsala.

Apresentando tons quentes e terrosos, paletas de blocos de cores vibrantes, monocromático com toques de cores marcantes e combinações excêntricas estarão entre as tendências favoritas de decoração de casamento de 2022.

Cores para decoração de casamento 2022
“As cores em alta serão o verde e salmão em todas variações de tonalidades”, aponta. Já o decorador Rodrigo Figueiredo lembra que o Instituto Pantone divulgou em 2021 a paleta de cores Clarify, composta por vários tons neutros.

Sendo uma cor de sedução, conhecida como a cor da paixão, o vermelho é entendido como uma cor provocatória e associada à tentação, pelo que no contexto de casamento só pode ser usada pela irmã do noivo, pois será obviamente a única pessoa presente, exceptuando a mãe, que nunca o iria provocar.

Pode usar vermelho em casamentos? Sim! Roupas vermelhas carregam uma intensidade que pode até ser questionada em alguns ambientes mais clássicos, mas os vestidos de festa vermelhos podem ter diferentes tons e modelagens, e essa versatilidade garante que possam ser usados em casamentos.

Vestido preto para casamento: dicas e sugestões
As convidadas não precisam, obrigatoriamente, usar longo. Um vestido preto curto (mais ou menos na altura do joelho) é uma boa opção. Um pouco de cor deixa o look mais leve. Vale combinar o vestido preto a jóias e acessórios coloridos ou com brilho.

Os padrinhos são responsáveis pelas suas próprias roupas, incluindo sapatos, claro. Incluindo tudo, só pra deixar bem claro Eles devem alugar e pagar no local escolhido pelo noivo. Se tiver algum acessório personalizado, quem paga é o noivo.

Dinda é um substantivo feminino usado como diminutivo da palavra madrinha. De acordo com a etimologia a palavra madrinha tem as suas raízes na palavra mater, que significa mãe em latim. Por esse motivo, muitas vezes a madrinha é considerada uma segunda mãe.

O preto no altar causa estranheza por conta da tradição de se associar a cor ao luto. Antigamente também, as pessoas que não aprovavam o casamento iam de preto para demonstrar sua insatisfação. Por esses motivos, ter madrinhas de preto no altar não é algo ainda não comum.