É errado falar Dia do Índio?

Perguntado por: orodrigues . Última atualização: 9 de janeiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

Por isso, o ideal é chamar a celebração de “Dia do Indígena', “Dia dos Povos Indígenas'' ou até mesmo de “Dia da Diversidade Indígena”. Isso porque o termo "índio" além de reforçar um estereótipo de que todos os povos indígenas são todos iguais, reforça uma ideia de que são seres do passado ou selvagens.

"Índio é um termo genérico, que não considera as especificidades que existem entre os povos indígenas, como as especificidades linguísticas, culturais e mesmo a especificidade de tempo de contato com a sociedade não indígena", explica.

O Dia dos Povos Indígenas, celebrado no Brasil em 19 de abril, foi criado pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto-lei 5.540 de 1943, então com o título de "Dia do Índio".

O termo "índio" não é considerado adequado para referir os povos que habitavam o continente americano antes da chegada dos europeus pelo fato de que eles foram assim chamados pelo equívoco dos exploradores, que pensaram ter chegado às Índias, e por isso chamaram os nativos de "índios".

O emprego do termo é criticado por trazer conotação pejorativa, associando a um suposto estágio “primitivo”. “A palavra tribo está inserida na compreensão de que somos pequenos grupos incapazes de viver sem a intervenção do estado. Ser tribo é estar sob o domínio de um senhor ao qual se deve reverenciar.

Por que 19 de abril é o Dia do Índio? O 19 de abril remete ao dia em que delegados indígenas, representantes de várias etnias de países como o Chile e o México, reuniram-se, em 1940, no Primeiro Congresso Indigenista Interamericano.

Muitos grupos indígenas não costumam se tocar para se cumprimentar, mas, em geral, o aperto de mão pode ser utilizado sem problemas. Caso não utilize, não será uma ofensa ou descortesia. Se preferir, você pode somente olhar, acenar com a mão ou cabeça e dar um sorriso.

Índio: A palavra índio deriva do engano de Colombo que julgara ter encontrado as Índias, o "outro mundo", como dizia, na sua viagem de 1492. Assim, a palavra foi utilizada para designar, sem distinção, uma infinidade de grupos indígenas; Gentio: O coletivo gentio foi utilizado pelos jesuítas.

Montevidéu - No Uruguai, país que se considera o único da América Latina sem população indígena, grupos de ativistas reivindicam que os povos originais nunca se extinguiram, e 5% da população se declara descendente dos primeiros habitantes do território.

“O uso recorrente do termo 'índio' representa um processo de não reconhecimento dos povos que existiam antes mesmo do que chamamos de 'Brasil'”. A declaração da ativista Valquíria Kyalonã, povo Xukuru (PE), simboliza o eco de discussões nem tão novas de uma população que não aceita mais o lugar folclórico.

NÃO EXISTE ÍNDIO NO BRASIL. O que existe são povos nativos originários ou povos indígenas. A palavra índio usada para se referir às pessoas de etnias indígenas é extremamente pejorativa e reafirma preconceitos, como por exemplo, a ideia de que os povos originários são selvagens e/ou seres do passado.

Origem e história do Dia do Índio
Assim, para celebrar este acontecimento, o dia 19 de abril foi a data foi escolhida durante o governo de Getúlio Vargas (1883-1954), através do Decreto-Lei n.º 5.540, de 1943.

Não use o Dia do Índio para mitificar a figura do indígena, com atividades que incluam vestir as crianças com cocares ou pintá-las.

BBC News Brasil - Você já disse que o Dia do Índio, comemorado hoje, 19 de abril, é "uma farsa". Munduruku - Quando a gente comemora o Dia do Índio, estamos comemorando uma ficção, uma ideia folclórica e preconceituosa. Por isso, quase sempre as comemorações desta data feitas nas escolas reproduzem o estereótipo.

O dia 19 de abril é uma excelente oportunidade de conscientização a respeito dos direitos dos povos indígenas e para conhecermos mais de sua trajetória. A comemoração do Dia do Índio faz homenagem a uma ampla diversidade de povos que tiveram papel fundamental na formação cultural e étnica da população brasileira.

"Índio" é qualquer membro de uma comunidade indígena, reconhecido por ela como tal. "Comunidade indígena" é toda comunidade fundada em relações de parentesco ou vizinhança entre seus membros, que mantém laços histórico-culturais com as organizações sociais indígenas pré-colombianas.

Isso porque o termo "índio" além de reforçar um estereótipo de que todos os povos indígenas são todos iguais, reforça uma ideia de que são seres do passado ou selvagens. Tratar como Indígena valoriza a diversidade de culturas que há em todos os povos originários da população das Américas.

É correto falar terra indígena ou aldeia. Para se referir ao grande grupo, utilize etnia ou povo.

O nome Tupã (o Deus do Trovão dos indígenas) é uma homenagem aos primitivos habitantes do local. O desenvolvimento do município teve a participação dos imigrantes letões, japoneses, portugueses, italianos e espanhóis.