É mais barato ser vegano ou carnívoro?

Perguntado por: rbittencourt . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Como vegano, você investirá em tecidos sem crueldade animal, e consequentemente mais baratos.

Estudo mostrou que carnívoros e vegetarianos correm risco de vida maior em relação aos que seguem uma dieta que exclui todo produto de origem animal. Carnívoros e até mesmo vegetarianos correm risco de vida maior em relação aos que seguem uma dieta vegana – a qual exclui todo produto de origem animal.

Aliás, muitas vezes, o que justifica o preço mais alto de um produto vegano é justamente a demanda, que é muito inferior à de produtos não-veganos. “Mas aí você tem duas opções: comprar ou aprender a fazer”, afirma Raquel, que completou um ano de veganismo em setembro de 2021.

Muita gente pensa que, para ter uma dieta vegana, é preciso esbanjar dinheiro. Mas a criadora do grupo "Veganos Pobres Brasil" no Facebook nega essa ideia. Ainda que a premissa do veganismo de proteger a vida dos animais seja admirável, não é todo mundo que adere a esse estilo de vida.

Israel tem a maior porcentagem de veganos em todo o mundo, com cerca de 5 a 8 por cento de toda a população sendo vegana. Grande parte desses veganos é habitante da capital do país, Tel Aviv.

As sementes (de linhaça, girassol, gergelim…) são versáteis e fontes baratas de gorduras boas. “É muito mais acessível consumir ômega-3 pela linhaça do que pelo peixe”, pontua Alessandra. Comer grande variedade de frutas e legumes também é fundamental.

Rua Augusta e arredores, a região mais Vegan Friendly de São Paulo.

O estudo também indicou um aumento médio de 3,6 anos na expectativa de vida de pessoas que seguem uma dieta vegetariana há mais de 17 anos em relação a vegetarianos recentes. Nunca é tarde para começar. Comece a salvar a vida de milhares de animais e também a sua.

A dieta vegana e seus benefícios
Essa mudança na alimentação é associada a riscos reduzidos de condições crônicas de saúde, como diabetes tipo 2, alguns tipos de câncer, obesidade e doenças cardíacas.

Não é moda ou algo passageiro. É impossível hoje em dia ser absolutamente vegano, e a maioria dos veganos sabe disso, pois não vivemos numa bolha que não sabe como os animais são usados e abusados por nós humanos. Além disso, o veganismo não é sobre superioridade ou algo do tipo.

Por que o figo pode não ser considerado vegano? Algumas pessoas da comunidade vegana acreditam que essa relação entre os figos e as vespas, embora mútua, resulta na morte de animais.

Se, literalmente, todo o mundo deixasse de comer carne e seus derivados e aumentasse a ingestão de frutas e vegetais, cerca de oito milhões de mortes anuais seriam evitadas, sem contar um detalhe: dois terços da poluição atmosférica atual não existiria.

Vantagens: eliminação do consumo de colesterol da dieta e combate à exploração de animais para a produção de alimentos. Desvantagens: perdas do leite como fonte de cálcio na alimentação, de fontes de vitaminas do complexo B e de fontes de proteínas de alta qualidade.

As motivações por trás dessa ideologia incluem a compaixão com a vida animal, o impacto ambiental de atividades agropecuárias e também o cuidado com o próprio corpo e saúde. E assim instituímos o veganismo entre outras esferas da vida, como por exemplo a vestuário: moda vegana.

Como é o curso de Gastronomia Vegetariana e Vegana na Estácio? O curso de gastronomia vegetariana e vegana tem se tornado cada vez mais popular entre os amantes da culinária que desejam explorar uma alimentação mais saudável e sustentável.

Donald Watson foi o primeiro a criticar os vegetarianos que consumiam os derivados, por acreditar que se tratava de uma crueldade. Foi Watson quem criou o termo “veganismo” e criou a Sociedade Vegana em 1962, em Londres.

Então, vamos a elas.

  • – Natalie Portman. Atriz estrelada de Hollywood, Natalie Portman iniciou o veganismo em 2011. ...
  • – Mike Tyson. Campeão do boxe, Mike Tyson é vegano desde 2009. ...
  • – Woody Harrelson. ...
  • – Xuxa Meneghel. ...
  • – Venus Williams. ...
  • – Kate Winslet. ...
  • – Brad Pitt. ...
  • – Leonardo DiCaprio.

Perfil do público vegano
São pessoas que fizeram uma escolha empática e querem acabar com o sofrimento animal. Pensa só: você, hipoteticamente, não comeria carne de cachorro. Em outros países, porém, isso é normal. Temos que lembrar que o ato de comer carne é algo cultural.