É melhor amortizar ou quitar?

Perguntado por: amaia . Última atualização: 3 de junho de 2023
4.4 / 5 3 votos

Em suma, amortizar um financiamento será vantajoso em muitas situações, principalmente quando consideramos o longo tempo para o pagamento total da dívida. Ao quitar parte do valor, você estará se protegendo de possíveis dificuldades futuras que podem causar inadimplência.

A antecipação do empréstimo funciona de forma semelhante à amortização. O que muda é que, nesse caso, é possível antecipar todas as parcelas a ponto de quitar o saldo devedor. Em ambos os casos há a possibilidade de conseguir desconto nos juros cobrados, fazendo com que o Custo Efetivo Total (CET) fique mais baixo.

Uma das estratégias mais eficazes para quitar um financiamento rapidamente é aumentar seus pagamentos mensais. Ao fazer pagamentos maiores, você reduzirá o saldo principal da dívida mais rapidamente e, consequentemente, diminuirá o montante de juros acumulados ao longo do tempo.

Portanto, se o objetivo é quitar a dívida mais rápido, a melhor estratégia é optar pela amortização do saldo devedor, seja com recursos próprios do FGTS.

Amortizar o financiamento é o segredo para não pagar juros. Enquanto na parcela convencional se paga o valor do imóvel mais a taxa de juros, ao amortizar você está pagando diretamente o valor bruto do imóvel, sem a incidência da taxa de juros.

5. Quantas vezes posso amortizar o saldo devedor Caixa? O saldo devedor de um financiamento imobiliário pode ser amortizado quantas vezes você desejar até que a dívida esteja quitada. Contudo, é preciso estar atento a algumas condições determinadas pelo banco, que podem variar de uma linha de crédito para outra.

A amortização é constante: todos os meses, você abate o mesmo valor da dívida total. A diferença no valor das parcelas se dá pela queda de juros. Como o gasto com juros é menor, essa modalidade tende a ser mais vantajosa para o longo prazo.

O melhor dia seria no exato dia do vencimento, porém se tentar fazer isso há uma enorme chance de você receber o aviso abaixo, dizendo que a opção está indisponível para contrato com parcelas em aberto. Isso acontece porque o sistema ainda não acusou o pagamento, mesmo quando está em débito automático.

Diferença entre amortização e quitação
Na amortização, há uma diminuição do saldo devedor pelo pagamento antecipado das parcelas de um financiamento. Já na quitação, como o próprio nome já diz, existe a liquidação antecipada de uma dívida que tinha sido financiada no passado.

que a Caixa tem um índice de atualização tem atualiza pela TR e o fato dela atualizar pela TR faz com que o saldo devedor aumente ao invés de diminuir e daí qual que é outra opção que ela tem para isso vamos.

A opção recomendada por especialistas é a amortização por prazo, já que assim o cliente deixa de pagar boa parte dos juros porque o banco vai “emprestar” aquele dinheiro por menos tempo do que os anos planejados inicialmente.

Ao quitar financiamento, o Código de Defesa do Consumidor também garante ao cliente o direito de receber um desconto sobre os juros incidentes proporcional ao tempo de adiantamento. Então, calcula-se esse desconto com base no tempo restante para o término do financiamento: quanto menor o tempo, maior o desconto.

Caixa dá desconto de 90% para quitar dívidas e permite usar FGTS no crédito habitacional.

Essa opção é garantida e regulamentada por lei, e possui inúmeros benefícios a quem optar por utilizá-la, como: redução da dívida, redução dos juros incidentes, mais liquidez ao imóvel, etc. Com isso, é possível redirecionar o seu dinheiro para outro fim que irá proporcionar mais aproveitamento e rendimentos.

Redução do saldo devedor
A primeira opção é fazer a amortização de financiamento com o objetivo de reduzir o saldo devedor total. Na prática isso consiste em, além de pagar a parcela vigente do mês, adiantar o pagamento das últimas parcelas. Tudo vai depender do valor que você dispõe para amortizar.