É melhor quitar o financiamento imobiliário ou aplicar o dinheiro?

Perguntado por: ivilela4 . Última atualização: 3 de junho de 2023
4.6 / 5 16 votos

Tudo depende do porcentual cobrado pelo financiamento, explica Andressa Bergamo, planejadora financeira e sócia-fundadora da AVG Capital. “Um exemplo: se o financiamento tem juros de 11%, e o investimento rende 13%, vale mais a pena amortizar. Se o financiamento tem juros de 4% ou 5%, é melhor investir.”

Quando já tiver quitado o financiamento imobiliário, você precisará registrar o termo de quitação da dívida no Cartório de Registros de Imóveis no qual o seu apartamento ou a sua casa está registrado. O documento é emitido pela instituição financeira e é a sua garantia de que seus deveres de pagamento foram cumpridos.

3 formas de quitar financiamento imobiliário

  1. Redução do saldo devedor. A primeira opção é fazer a amortização de financiamento com o objetivo de reduzir o saldo devedor total. ...
  2. Diminuição do valor das parcelas mensais. ...
  3. Quitar financiamento imobiliário.

que a Caixa tem um índice de atualização tem atualiza pela TR e o fato dela atualizar pela TR faz com que o saldo devedor aumente ao invés de diminuir e daí qual que é outra opção que ela tem para isso vamos.

Portanto, se o objetivo é quitar a dívida mais rápido, a melhor estratégia é optar pela amortização do saldo devedor, seja com recursos próprios do FGTS.

Geralmente, especialistas orientam que a melhor opção é diminuir o prazo do financiamento imobiliário. Porque os juros são cobrados sempre sobre o saldo devedor, portanto quanto mais tempo pagando pelo financiamento, maior será o valor total.

A amortização é constante: todos os meses, você abate o mesmo valor da dívida total. A diferença no valor das parcelas se dá pela queda de juros. Como o gasto com juros é menor, essa modalidade tende a ser mais vantajosa para o longo prazo.

Isso acontece porque os valores das parcelas de financiamento são corrigidas mensalmente de acordo com índices relacionados à inflação e consumo. Os índices utilizados para a correção monetária podem variar, inclusive, de acordo com o tipo de compra de imóvel que você está realizando.

Para quitar seu financiamento antes do prazo, o primeiro passo é procurar a instituição financeira que concedeu o crédito e informar o seu desejo. Peça e anote todas as informações sobre descontos e faça um novo cálculo das parcelas a vencer considerando esse desconto.

O melhor dia seria no exato dia do vencimento, porém se tentar fazer isso há uma enorme chance de você receber o aviso abaixo, dizendo que a opção está indisponível para contrato com parcelas em aberto. Isso acontece porque o sistema ainda não acusou o pagamento, mesmo quando está em débito automático.

A opção recomendada por especialistas é a amortização por prazo, já que assim o cliente deixa de pagar boa parte dos juros porque o banco vai “emprestar” aquele dinheiro por menos tempo do que os anos planejados inicialmente.

Caixa dá desconto de 90% para quitar dívidas e permite usar FGTS no crédito habitacional.

Amortizar um financiamento nada mais é do que reduzir uma dívida por meio de pagamentos que diminuam o valor total da transação. A amortização funciona como uma espécie de adiantamento, mas que possibilita a redução tanto dos juros quanto do tempo que levaria para quitar o valor devido.

Você pode realizar a operação quantas vezes desejar. Você também pode amortizar o saldo devedor do seu contrato usando o seu FGTS pelo App Habitação CAIXA ou por telefone no 4004 0104 (Capitais) ou 0800 104 0104 (Demais cidades). O atendimento de segunda a sexta-feira das 08h às 20h.