É melhor tomar antibiótico antes ou depois de comer?

Perguntado por: abittencourt . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 11 votos

2. Todo remédio deve ser ingerido após as refeições? Não. Antibióticos como penicilina, ampicilina e cefaclor, por exemplo, são administrados longe das refeições, pois o alimento pode prejudicar seus efeitos.

De fato, tomar remédios com o estômago vazio (pelo menos uma hora antes das refeições ou duas horas após ingerir alimentos) pode garantir absorção mais rápida e completa da medicação.

Probióticos e prebióticos
Quando alimentadas – antes e depois da medicação -, o intestino ganha mais equilíbrio. Entre os alimentos que podem ajudar estão: cebola, alho, banana, chicória, alcachofra, iogurte, cereais e pão.

O antibiótico precisa sim ser tomado mesmo horário como determinado pelo médico. Dr. Rodrigo esclarece que cada medicamento tem o tempo de ação no organismo calculado, e ao tomá-lo conforme orientado, o paciente fica protegido da ação de bactérias durante esse período até a próxima ingestão do remédio.

Antiácidos podem diminuir o efeito dos antibióticos, pois reduzem a absorção do princípio ativo, que, geralmente, tem pH ácido. Por isso, é indicado tomar o antiácido no mínimo uma hora depois da ingestão do antibiótico.

Ao usar antibióticos, certifique-se de tomá-los com um copo de água, pois os laticínios, como o leite e os derivados, contêm minerais como cálcio e magnésio, que dificultam sua absorção e reduzem sua eficácia.

Alguns alimentos ricos em fibras são: alcachofra, banana, feijão, brócolis, lentilha, nozes, ervilha e grãos integrais. O que evitar? Os alimentos que interferem na eficácia dos antibióticos devem ser evitados, como a toranja, que interfere na quebra e absorção do medicamento.

Alguns antibióticos precisam ser tomados de 6 em 6 horas. Ou seja, durante um dia, você tomará quatro doses do medicamento. A melhor hora para tomar o remédio nesse caso é às 6h, pois, partir daí, as próximas doses serão ao meio-dia, às 18h e às 24h.

A amoxicilina pode ser tomada junto com a comida ou com o estômago vazio.

Segundo o especialista, há muito se sabe que os antibióticos têm efeito na flora intestinal. O que o estudo recém-publicado mostra é que essas alterações duram muito mais tempo do que se pensava. "Além de causar um desequilíbrio passageiro, o remédio também seleciona bactérias resistentes.

Em relação às bebidas, farmacêuticos recomendam que medicamentos como antibióticos sejam misturados na água e não devem ser ingeridos com leite, pois o alimento reduz o seu efeito.

Em geral, o medicamento que atua inibindo a proliferação bacteriana começa a atuar no organismo cerca de 30 minutos após a sua ingestão. Porém uma regressão significativa dos sintomas é notada pelos pacientes apenas 48 horas após o início do tratamento.

Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.

Entre ser ingerido e começar a inibir a ação das bactérias no organismo, o medicamento antibiótico leva cerca de 30 minutos.